Estágio: Farmácia Hospitalar

2024/1 - Turma 1908

Ementa

Vivência e a aplicação dos conhecimentos adquiridos e demonstração de capacidades, habilidades e atitudes esperadas para a atuação na área hospitalar.

Competências

Compreender a atuação profissional nos campos de Farmácia Hospitalar

Objetivos

Compreender os princípios da Farmácia Clínica;
- Aplicar as noções de administração e gerenciamento de estabelecimentos farmacêuticos públicos;
- Identificar, selecionar e qualificar fornecedores e produtos farmacêuticos alopáticos;
- Dominar as boas práticas e legislação de dispensação em âmbito hospitalar e em farmácia básica municipal;
- Diferenciar os sinais e sintomas do paciente frente ao medicamento e a doença.
- Realizar orientações sobre o uso racional de medicamentos durante a dispensação

Programa

Farmácia Hospitalar:
Noções em logística.
Organização do CAF.
Dispensação de medicamentos e materiais em dose individualizada nas farmácias satélites;
Montagem, dispensação e recebimento de "kits" cirúrgicos.
Padrão Mínimo para UTI, PS adulto e pediátrico.
Controle de psicotrópicos.
Farmácia Oncológica

Metodologia


O estágio será realizado em hospital público conveniado com instituição no qual o aluno vivenciará as rotinas das farmácias hospitalares sob supervisão  de farmacêutico local e acadêmico, conforme manual de estágio do curso.

Avaliação

A avaliação será realizada conforme manual de estágio do curso. Os alunos serão avaliados por meio das atividades disponibilizadas no Conecta, as quais simulam a realidade nos ambientes hospitalares. Outros aspectos a serem avaliados serão comportamento, assiduidade, iniciativa e responsabilidade.
Parágrafo 1º - Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos.
Parágrafo 2º - Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.
Parágrafo 3º - A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: MP =G1 + (G2x2)3.
Parágrafo 4º - Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.
Art. 3º - Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre
Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: MF =MP + (EFx2)3.
Parágrafo 3º - Os instrumentos que comporão as avaliações G1 e G2 podem ter a seguinte estruturação, de acordo com as especificidades e objetivos pedagógicos da disciplina:

O momento de G1 e G2: Prova Individual com questões objetivas; questões discursivas; ou mista com questões objetivas e discursivas;

As demais pontuações: Relatórios (ou instrumento com aderência pedagógica) baseados em atividades diversas, a exemplo de:

Parágrafo 3º - Os instrumentos que comporão as avaliações G1 e G2 podem ter a seguinte estruturação, de acordo com as especificidades e objetivos pedagógicos da disciplina:

O momento de G1 e G2: Prova Individual com questões objetivas; questões discursivas; ou mista com questões objetivas e discursivas;

As demais pontuações: Relatórios (ou instrumento com aderência pedagógica) baseados em atividades diversas, a exemplo de:



§ 4º Os instrumentos para a realização da Avaliação Semestral (AS) das disciplinas Laboratoriais, Projetos Tecnológicos, Estágios, Trabalhos de Conclusão e Disciplinas de Curricularização devem ter a seguinte estruturação: Monografias, ou; Artigos, ou; Pôsteres, ou; Portfólios/Webfólios, ou; Maker Space, ou; Seminários Integradores, ou; Painel Integrado, ou; Relatórios Finais de: a. Práticas em pacientes, ou; b. Consultorias, ou; c. Pesquisas de Campo, ou; d. Pesquisa Etnográfica, ou; e. Estudos de casos.

Para ser aprovado nas disciplinas de estágio, o acadêmico deverá atingir nota igual ou superior a 7,0 (sete) e freqüência igual ou superior a 75% da carga horária total;

Por suas características, não haverá Avaliação Final (AF) para as disciplinas de estágio.

- Casos omissos neste regulamento serão analisados pelo Conselho do Curso de Farmácia.

Bibliografia

Básica

Básica
BRUNTON, L.L.; CHABNER, B.; KNOLLMAN, B.; Goodman & Gilman: as bases farmacológicas da terapêutica. 10. ed. Rio de janeiro: Mc Graw Hill, 2003. 1647 p.

CAVALLINI, M. E.; BISSON, M. P. Farmácia hospitalar: um enfoque em sistemas de saúde. Barueri: Manole, 2002. 218 p.

FUCHS, F.D.; WANNMACHER, L.; Farmacologia clínica. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. 1261 p.

GOLDMANN, L.; CECIL, A. D. Tratado de Medicina Interna. 22 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005 . 2V

SILVA, PENILDON. Farmacologia. 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012 . 1325 p.

Complementar

GOMES, M.J.V.M.; REIS, A.M.M.; Ciências farmacêuticas: Uma abordagem em farmácia hospitalar. São Paulo: Atheneu, 2003.
558 p.
KATZUNG, B. G.; Farmacologia Básica e Clínica. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 991 p.

GENNARO, A. R. Remington: a ciência e a prática da farmácia. 20. ed. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2004. 2208 p.

Material Digital

www.sbrafh.org.br

Informações da Turma
Curso
Farmácia
Período: 8
Carga Horária: 76h
Horário: EST
Sala: