Estágio: Vivências Farmacêuticas
2024/2 - Turma 1906
Ementa
Competências
Possibilitar que o aluno através da contextualização da assistência Farmacêutica, adquira noções do Uso Racional de Medicamentos, que compreenda o âmbito de atuação do profissional farmacêutico através da observação, de atividades e das relações interpessoais, em empresas farmacêuticas, de forma a manter contato prévio com os serviços farmacêuticos aliando teoria à prática.
Objetivos
Compreender a organização da assistência farmacêutica.
Compreender os desafios das relações interpessoais na assistência farmacêutica e os principais aspectos estruturais e da gestão.
Entender a aplicabilidade prática do estudo do uso do medicamento.
Iniciar a prática da interdisciplinariedade.
Programa
- Noção sobre a estruturação dos estágios
Noções de Farmácia Hospitalar, de Análises Clínicas, de Farmácia magistral, do uso Racional de Medicamentos, de ética e do código de ética da profissão.
- Comportamento humano, observação de ambientes físicos e sociais e relações interpessoais a partir de atividades práticas, sobretudo a conduta Ética diante das adversidades da profissão.
Visitas técnicas à diversos locais que prestam Assistência Farmacêutica em Palmas, Farmácia básica do SUS, laboratório escola, farmacia magistral conveniada, Farmácia hospitalar , entre outras áreas da profissão.
Metodologia
Para as visitas técnicas a turma é dividida em grupos para que iniciem o rodízio de visitação a: Farmácia de manipulação, laboratório de Análises de Clínicas, Farmácia Hospitalar e Farmácia de dispensação. Eles se dirigem as visitas devidamente orientados, inclusive para os parâmetros que devem ser observados, por eles com maior atenção para posteriormente elaborar relatório, bem como, proceder avaliação teórica. Esclarecendo sempre tratar-se de visita técnica portanto , não necessariamente irão realizar alguma atividade prática, ficando a critério de cada supervisor local a prática da atividade ou não
Avaliação
A avaliação será feita em processo contínuo, levando em consideração a participação do aluno na discussão gerada na socialização dos temas abordados, atividades diversas serão aplicadas e avaliadas: estudo de artigos e monografias, simulação realística, dramatização, relatórios/portfolio, sendo a nota composta da média de 10,0 pontos para as atividades diversas + a média dos pontos de relatório com apresentação oral, portfólio ou construção de mapa conceitual e conceito.
Por se tratar de estágio não há exame final, nem web atividades.
Bibliografia
Básica
ANSEL, H. C.; POPOVICH, N. G., ALLEN, L. V. Farmacotécnica: formas farmacêuticas & sistemas de liberação de fármacos. . 6. ed. São Paulo : Premier, 2000. 568 p.
Conselho Federal de Fármácia Código de ética da profissão farmacêutica: resoluções do CFF - Nº417, 418/2004 e 431/2005 2005.
Davis, M.; Eshelman, E.R.; McKay, M. Manual de relaxamento e redução do stress. São Paulo: Summus, 1996.
Del Prette, Almir Psicologia das relações interpessoais : vivências para o trabalho em grupo 3. ed. 2004.
Complementar
Conselho Federal de Farmácia, A Organização jurídica da profissão farmaceutica, 3. ed., rev e atual Brasília : K&R, 2001. 1516 p.
Gennaro, Alfonso R. , Remington : a ciência e a prática da farmácia . 20. ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2012. 2210 p.
Gomes, Maria José Vasconcelos de Magalhães, Adriano Max Moreira ReisCiências farmacêuticas : uma abordagem em farmácia hospitalar / Atheneu (São Paulo), 2011. 558 p.
MARIN N. (org). Assistência farmacêutica para gerentes municipais. Rio de Janeiro:OPAS, 2003. 334 p.
Storpirtis, Sílvia Storpirtis, Sílvia Farmácia clínica e atenção farmacêutica, [et al.]. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2012. 489 p.
Material Digital
www.sbrafh.org.br
www.anvisa.gov.br