Estética Corporal I
2024/2 - Turma 4807
Ementa
Compreensão dos processos em anamnese e avaliação corporal. Estudo dos recursos manuais, eletrotermofototerápicos e de produtos cosméticos aplicados em procedimentos estéticos corporais.
Competências
Seguindo preceitos da Lei 13.643, de 03 de abril de 2018, que regulamenta a profissão do Esteticista e Cosmetólogo, o aluno deve obter conhecimentos para:
1. Realizar a elaboração do programa de atendimento, com base no quadro do cliente, estabelecendo as técnicas a serem empregadas e a quantidade de aplicações necessárias;
2. Desenvolver conhecimentos necessários para possibilitar a elaboração de informes, pareceres técnico-científicos, estudos, trabalhos e pesquisas mercadológicas ou experimentais relativos à Estética e à Cosmetologia na área de estética corporal;
3. Desenvolver saberes com vistas no conhecimento em auditoria, consultoria e assessoria sobre cosméticos e equipamentos específicos de estética com registro na Anvisa.
Objetivos
Objetivo geral: Desenvolver conhecimentos sobre avaliação em saúde estética corporal, possibilitando o desenvolvimento de um plano de tratamento ao paciente.
Objetivos específicos:
• Compreender o método de avaliação facial por avaliação clínica e anamnese;
• Selecionar e aplicar eletrotermofototerapias em disfunções em estética corporais;
• Selecionar e aplicar terapias manuais para o controle de disfunções corporais;
• Desenvolver métodos para a busca de referências para atualização dos conhecimentos na área estudada.
Programa
Introdução a Estética Corporal, apresentação de suas práticas e vivências
Revisão do Sistema Tegumentar
Princípios de Estética Corporal – Apresentação do Laboratório
FEG - fisiopatologia/ avaliação/ tratamentos
Síndrome da desarmonia corporal - Lipodistrofia e flacidez Cutânea e muscular
Estrias - fisiopatologia/ avaliação/ tratamentos
Anamnese em Estética Corporal
Alterações fisiológicas na Gestação e Tratamentos Estéticos Corporais
Eletroestética Corporal
Terapia Manual em Estética Corporal
Cirurgias plásticas corporais
Procedimentos injetáveis em estética corpora
Estética Íntima
Metodologia
Demonstração expositiva pelo professor, com o auxílio de recursos como o datashow, quadro branco, para auxílio da explanação de tópicos e imagens sobre o tema.
Realização de tarefas dirigidas e orientadas pelo professor, para que os alunos as resolvam de modo relativamente independente e criador.
Aplicação técnica laboratorial com práticas executadas entre grupos/duplas formadas entre os alunos.
Tem-se as Web Aulas na plataforma Novo Aula (que funciona por meio da tecnologia Canvas): 03 aulas online serão disponibilizadas em um sistema web, compostas por recursos didáticos - como textos, apresentações e vídeos e atividades individuais ou em grupo, seguindo as determinações da Portaria MEC nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019.
Avaliação
A Ulbra Palmas, ao fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um processo de reflexão e de diálogo entre os envolvidos, assumindo um caráter interativo, no qual as relações interpessoais e os projetos coletivos demarcam espaços de aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem, portanto, consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um auto gestor, partícipe do seu processo de construção do conhecimento.
Neste sentido, o Sistema de Avaliação da Aprendizagem, aprovado por meio da Resolução Nº 891, de 25 de outubro de 2023, possuiu um processo contínuo, sistemático e cumulativo de avaliações numericamente classificadas em uma escala de zero a dez pontos, objetivos por meio de duas avaliações:
Avaliação de Grau Um (G1): relaciona-se aos saberes do primeiro bimestre letivo;
Avaliação de Grau Dois (G2): relaciona-se à totalidade de saberes desenvolvidos no semestre;
A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com grau um, de G2, com grau dois, conforme a seguinte fórmula:
MP = [G1 + (2*G2)] / 3
Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos em MP. Todavia, os alunos que não atingirem a média e possuírem, no mínimo, 75% de presença, poderão fazer a prova de Exame Final (EF). Nestes casos, a Média Final na disciplina será a média ponderada entre a MP, de peso um, e o resultado de EF, com peso dois, de acordo com a seguinte fórmula:
MF = [MP + (2*EF)] / 3
Salienta-se que qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF para aumentar a sua média, independente de aprovação.
Nesse sentido, para Estética Corporal I, as notas serão compostas da seguinte forma:
• Para a composição da nota de G1, tem-se 10,0 pontos atribuídos à avaliação teórica
• Para a composição da nota de G2, tem-se 6,0 pontos atribuídos à avaliação teórica de 4,0 pontos associados ao portfólio de procedimentos elaborado ao longo do semestre vigente.
Bibliografia
Básica
BORGES, F. S. Modalidades Terapêuticas nas Disfunções Estéticas. 1ºed. São Paulo: Phorte, 2010.
GUIRRO, E.; GUIRRO,R. Fisioterapia dermato-funcional: fundamentos, recursos, patologias. 3 ed. São Paulo: Manole, 2010.
KEDE, Maria Paulina Villarejo; SABATOVICH, Oleg. Dermatologia Estética. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2015. 1320 p. ISBN-10 : 8538806157.
Complementar
CASSAR, Mano-Paul. Manual de Massagem Terapêutica. São Paulo: Manole, 2001.
DRAELOS, Zoe Diana.Cosméticos em Dermatologia. 2ª edição. Rio de Janeiro: Revinter,1999. 329 p.
Bienfait, Marcel. As bases da fisiologia da terapia manual. São Paulo: Summus, 2000. 207 p.
GYTON, A.; HALL, J. Tratado de Fisiologia Médica, 10º Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
LEDUC, A; LEDUC, O. Drenagem Linfática: Teoria e Prática. 3 ed. São Paulo: Manole, 2007.