Expressão Gráfica I

2024/2 - Turma 1002

Ementa

Desenho livre de observação, com referencial baseado em proporcionalidade e representatividade de cores e texturas, incluindo representação em perspectiva cônica e paralela. Aplicação de sombra nas projeções ortogonais e perspectivadas de objetos tridimensionais, juntamente com técnicas de composição.

Competências

Domínio de conceitos com especial incidência naqueles que são de aprofundamento da sintaxe da linguagem visual e de representação gráfica - forma, espaço e volume, e a sua correta aplicação. Domínio do vocabulário específicos da área do desenho. Conhecimento das condicionantes da percepção e da representação gráfica.

Objetivos

GERAL
Proporcionar um processo de alfabetização visual e de experimentação criativa, teórico e prático que contribua para o desenvolvimento da habilidade de representação gráfica.
ESPECÍFICOS
- Desenvolver a capacidade de observação, a habilidade para o desenho;
- Conhecer os métodos de desenho de observação e de criação;
- Possibilitar a experimentação de diversos materiais e técnicas para obtenção de domínio da representação gráfica;
- Desenvolver a capacidade de representar graficamente, à mão livre, uma ideia, uma solução de um projeto ou levantar questões pertinentes ao desenvolvimento de projetos.

Programa

1- Contextualização prática sobre expressão gráfica: conceitos - expressão gráfica, meios de expressão, desenho e representação gráfica. Transmissão de ideias e sentimentos por meio da expressão gráfica
2- Fundamentos Visuais: Ponto, Linha, e Forma/ Estudo dos elementos básicos: ponto, linha, forma/plano, volume, direção e movimento.
3- Exploração da Cor e Tom/ Análise das propriedades da cor, tom e suas interações na composição visual.
4- Textura e Dimensão na Expressão Gráfica/ Conceitos de textura e dimensão em diferentes superfícies e como utilizá-los no design
5- Perspectiva e Volume/ Princípios de perspectiva linear e aérea e a criação de volume no desenho
6- Movimento e Escala/ Estudo do movimento e escala em representações visuais e sua importância na percepção.
7- Mensagem Visual: Representação, Abstração, e Simbolismo/ Como a representação, abstração e elementos simbólicos comunicam ideias e conceitos.
8- Princípios de Gestalt no Design/ Introdução à Gestalt: Unidade, Segregação, Fechamento, Continuidade, Proximidade, Semelhança, Pregnância de Forma, e Unificação.
9- Cor e Comunicação Visual/ A influência das cores na identidade visual, embalagem e direção de arte
10- Harmonia, Desarmonia, e Contraste/ Exploração dos conceitos de harmonia, desarmonia e contraste em projetos visuais.
11- Equilíbrio e Desequilíbrio Visual/ Como o equilíbrio e o desequilíbrio são usados para criar composições dinâmicas e estáveis.
12- Ritmo, Movimento e Sequencialidade/ Estudo de ritmo, movimento, e sequencialidade como ferramentas de composição visual.
13- Fragmentação e Sobreposição/ Técnicas de fragmentação e sobreposição como meios de criar complexidade visual.
14- Análise Biônica e Aplicações Práticas/ Como formas biônicas inspiradas na natureza podem ser aplicadas em projetos arquitetônicos e de design.

Metodologia

A metodologia adotada consistirá em uma abordagem prática e participativa, combinando diferentes estratégias de ensino para promover uma aprendizagem eficaz. Inicialmente, serão realizadas aulas expositivas para introdução de conceitos teóricos, acompanhadas de exemplos visuais e análises de obras de arte relevantes. Em seguida, os alunos participarão de práticas de desenho à mão livre, com orientações individuais para desenvolvimento técnico e expressivo, e também serão incentivados a construir maquetes físicas para explorar a representação tridimensional dos objetos estudados. Serão realizadas atividades práticas de aplicação de sombra em desenhos, com foco na criação de profundidade e volume, seguidas por discussões em grupo para análise e interpretação de composições visuais, aplicando os princípios aprendidos. Além disso, serão realizados exercícios de análise biônica e estímulo da percepção estética, com base em observação de elementos da natureza e obras de arte

Avaliação

G1: Prova teórica valendo 4 pontos e trabalhos distribuídos ao longo do 1° bimestre valendo 6 pontos;
G2: Prova teórica valendo 4 pontos e trabalhos distribuídos ao longo do 2° bimestre valendo 6 pontos;
A Média Parcial (MP) do semestre nessas disciplinas regulares resulta da média ponderada entre as avaliações G1, com peso um, e G2 com peso dois. Calculada da seguinte forma.
MP=G1 + (G2x2) / 3
A aprovação do aluno ocorrerá mediante frequência mínima de 75% e Média Parcial (MP) mínima de 6 pontos.

OBS. Não haverá Exame Final nesta disciplina, portanto os alunos que não alcançarem a Média Parcial mínima serão reprovados

Bibliografia

Básica

GOMES FILHO, J. Gestalt Do Objeto. [s.l.] Escrituras, 2000.
OLIVEIRA, J; Garcez, L. Explicando a Arte. [s.l.] Ediouro Publicações de Lazer e Cultura Ltda, 2004.
TAI, H. Desenho e Organização Bi e Tridimensional da Forma. [s.l.] Editora da PUG Goiás, 2010.
.

Complementar

DONDIS, D. A.; CAMARGO, J. L. Sintaxe da linguagem visual. 3. ed . São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ELAM, Kimberly. Geometria do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
HSUAN-AN, T. Sementes do cerrado e design contempora^neo. Goia^nia, GO: Editora da UCG, 2002.
WONG, W. Princípios de forma e desenho. São Paulo (SP): Martins Fontes, 2010

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Arquitetura e Urbanismo
Período: 1
Carga Horária: 76h
Horário: 6N
Sala: 805