Estética Facial I

2024/2 - Turma 4808

Ementa

Realizar anamnese e avaliar a pele da face, pescoço e colo identificando as alterações estéticas. Aplicar, fármacos, cosméticos, recursos eletrotermofototerápicos e manuais em estética facial, pescoço, colo e mãos. Organizar a rotina de estética facial. Aplicar procedimentos em alterações estéticas faciais.

Competências

Seguindo preceitos da Lei 13.643, de 03 de abril de 2018, que regulamenta a profissão do Esteticista e Cosmetólogo, o aluno deve obter conhecimentos para:
1. Realizar a elaboração do programa de atendimento, com base no quadro do cliente, estabelecendo as técnicas a serem empregadas e a quantidade de aplicações necessárias;
2. Desenvolver conhecimentos necessários para possibilitar a elaboração de informes, pareceres técnico-científicos, estudos, trabalhos e pesquisas mercadológicas ou experimentais relativos à Estética e à Cosmetologia na área de estética facial;
3. Desenvolver saberes com vistas no conhecimento em auditoria, consultoria e assessoria sobre cosméticos e equipamentos específicos de estética com registro na Anvisa.

Objetivos

Objetivo geral: Desenvolver conhecimentos sobre avaliação em saúde estética facial, possibilitando o desenvolvimento de um plano de tratamento ao paciente.

Objetivos específicos:
• Compreender o método de avaliação facial por avaliação clínica e anamnese;
• Selecionar e aplicar eletrotermofototerapias em disfunções em estética facial;
• Selecionar e aplicar terapias manuais para o controle de disfunções faciais;
• Desenvolver métodos para a busca de referências para atualização dos conhecimentos na área estudada.

Programa

1.Módulo 1: Princípios em anatomia facial:
1.1. Regiões da face;
1.2. Morfometria e proporções da face;
1.3. Músculos da expressão facial;
1.4. A pele e seus elementos;

2.Módulo 2: Conceitos e elementos em anamnese facial;

3.Módulo 3: Eletrotermofototerapia aplicada à estética facial:
3.1 Iontoforese;
3.2 Radiofrequência;
3.3 Alta frequência;
3.4 LED;
3.5 Microagulhamento;

4.Módulo 4: Hidratação e nutrição cutânea (homecare e cuidado em consultório estético);

5.Módulo 5: Aspectos e técnicas em limpeza de pele;

6.Módulo 6: Aspectos e técnicas em peelings.

Metodologia

Sistema misto de aulas: parte inicial (módulos 1 e 2) com demonstração expositiva pelo professor, cuja função é explicar de modo sistematizado quando o assunto é desconhecido ou quando as ideias que os alunos trazem são insuficientes ou imprecisas. Associa-se este recurso a retroprojetor para auxílio da explanação de tópicos e imagens sobre o tema.

Para os módulos 2 e 3, propõe-se o método de trabalho independente que consistirá de tarefas dirigidas e orientadas pelo professor, para que os alunos as resolvam de modo relativamente independente e criador. Este método será aplicado a partir da investigação e solução de problemas que consiste dos seguintes elementos:
colocação do problema; coleta de dados e informações para torná-lo bem caracterizado; identificação de possíveis soluções; e escolha de soluções viáveis em face das condições existentes (conhecimentos e tecnologia disponíveis, possibilidades concretas de atuação sobre o problema).
Desta forma, os alunos serão instigados por meio do sistema Problem Based Learning (PBL), onde, com os resultados de suas pesquisas, os alunos deverão criar mapas mentais ou resenhas que expliquem os temas desenvolvidos. Estes documentos serão anexados em portfólio da disciplina e servirão como parte do conceito avaliativo de Grau 2 (G2).

Os módulos 4, 5 e 6 serão de aplicação técnica laboratorial com práticas executadas entre grupos formados entre os alunos.

Concomitantemente a estes processos, tem-se as Web Aulas na plataforma Novo Aula (que funciona por meio da tecnologia Canvas): 03 aulas online serão disponibilizadas em um sistema web, compostas por recursos didáticos - como textos, apresentações e vídeos - e atividades individuais ou em grupo, seguindo as determinações da Portaria MEC nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019.

Avaliação

A Ulbra Palmas, ao fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um processo de reflexão e de diálogo entre os envolvidos, assumindo um caráter interativo, no qual as relações interpessoais e os projetos coletivos demarcam espaços de aprendizagem.

A avaliação da aprendizagem, portanto, consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um auto gestor, partícipe do seu processo de construção do conhecimento.

Neste sentido, o Sistema de Avaliação da Aprendizagem, aprovado por meio da Resolução Nº 891, de 25 de outubro de 2023, possuiu um processo contínuo, sistemático e cumulativo de avaliações numericamente classificadas em uma escala de zero a dez pontos, objetivos por meio de duas avaliações:
Avaliação de Grau Um (G1): relaciona-se aos saberes do primeiro bimestre letivo;
Avaliação de Grau Dois (G2): relaciona-se à totalidade de saberes desenvolvidos no semestre;
A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com grau um, de G2, com grau dois, conforme a seguinte fórmula:

MP = [G1 + (2*G2)] / 3

Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos em MP. Todavia, os alunos que não atingirem a média e possuírem, no mínimo, 75% de presença, poderão fazer a prova de Exame Final (EF). Nestes casos, a Média Final na disciplina será a média ponderada entre a MP, de peso um, e o resultado de EF, com peso dois, de acordo com a seguinte fórmula:

MF = [MP + (2*EF)] / 3

Salienta-se que qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF para aumentar a sua média, independente de aprovação.

Destaca-se, ainda, que as disciplinas de curricularização da extensão não possuem EF. Para estes casos, as pontuações máximas de G1 e G2 será de 10 pontos, compostas por 4,0 (quatro) pontos de prova cumulativa individual (obrigatória), complementada por 6,0 (seis) pontos de atividades, individuais ou em grupo, realizadas por meio de instrumentos com aderência pedagógica.

Para as disciplinas que não se enquadram como componentes da curricularização da extensão, as pontuações máximas de G1 e G2 será de 10 (pontos). No caso de Estética Facial I, as notas serão compostas da seguinte forma:

• Para a composição da nota de G1, tem-se 8,0 pontos atribuídos à avaliação teórica e 2,0 pontos à realização do estudo anatômico facial em atlas para colorir.
• Para a composição da nota de G2, tem-se 6,0 pontos atribuídos à avaliação teórica de 4,0 pontos associados ao portfólio de procedimentos elaborado ao longo do semestre vigente.

Bibliografia

Básica

BORGES, F. S. Modalidades Terapêuticas nas Disfunções Estéticas. 1ºed. São Paulo: Phorte, 2010.

GUIRRO, E.; GUIRRO,R. Fisioterapia dermato-funcional: fundamentos, recursos, patologias. 3 ed. São Paulo: Manole, 2010.

KEDE, Maria Paulina Villarejo; SABATOVICH, Oleg. Dermatologia Estética. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2015. 1320 p. ISBN-10 ‏ : ‎ 8538806157.

Complementar

AZULAY, R.D.; AZULAY, D.R.; AZULAY-ABULAFIA, L. Dermatologia 5. ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2008. 983 p., il.

DAL GOBBO, P. Estética facial essencial: orientação para o profissional de estética. São Paulo: Atheneu, 2010.

DRAELOS, Zoe Diana. Cosméticos em Dermatologia. 2ª edição. Rio de Janeiro: Revinter,1999. 329 p.

Junqueira, Luiz Carlos Uchôa. Histologia básica. 12. ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017. 538 p., il.

MAUAD, Raul. Estética e Cirurgia Plástica: tratamento no pré e pós-operatório. 4. ed. São Paulo: Senac. 2012.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética
Período: 3
Carga Horária: 76h
Horário: 5N
Sala: 216