Estudo das Cadeias Produtivas do Agronegócio

2024/1 - Turma 1313

Ementa

Estudo conceitual e aplicado de cadeia produtiva, suas definições correntes e transformações estruturais, demandas tecnológicas, de mercado e segmentação estabelecendo relações entre a Cadeia Produtiva e a Desenvolvimento Rural e a Questão Agrária.

Competências

Compreender e elaborar argumentos críticos e lógicos sobre o Agronegócio brasileiro;
Conhecer as principais cadeias produtivas do agronegócio;
Analisar as cadeias agroindustriais potenciais para a região do MATOPIBA;
Identificar os principais fatores que influenciam os resultados da atividade;
Identificar as necessidades e expectativas nos diferentes segmentos e agentes das cadeias produtivas;
Vincular o desenvolvimento econômico com práticas sustentáveis;
Reconhecer a importância do profissional das agrárias para a produção de alimentos;

Objetivos

Compreender a importância sistêmica das cadeias produtivas do agronegócio no âmbito nacional e global, visando a seguridade e soberania alimentar.

Programa

• Cadeias produtivas: histórico e evolução;
• Conceitos relativos às cadeias produtivas e processamento agroindustrial;
• O agronegócio nas cadeias produtivas de interesse dos técnicos das agrárias;
• MATOPIBA: fronteira agrícola em desenvolvimento;
• Introdução e histórico da Extensão Rural no Brasil;
• Assistência técnica e extensão rural no agronegócio;
• Da difusão para inovação um caminho para o agronegócio;
• Aplicação de metodologias participativas e ferramentas no meio rural;
• Agronegócio cooperativo;
• Desafios da logística no agronegócio;
• Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS;
• Práticas sustentáveis no agronegócio;
• Desenvolvimento do projeto “Diagnóstico da Cadeia Produtiva do Agronegócio: Estudo de Caso”.

Metodologia

A disciplina ESTUDO DAS CADEIAS PRODUTIVAS DO AGRONEGÓCIO faz parte do Programa de Extensão Interdisciplinares do ULBRA Palmas.
As estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, portfólios/webfólios, visitas técnicas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, perguntas pedagógicas, simulação da atuação profissional, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias, dentre outras.

A presente disciplina faz parte do Programa de Extensão Interdisciplinar, predominantemente teórica, o qual está constituído por mais duas disciplinas (Vigilância e Saúde Ambiental e Gestão e Planejamento de Ambientes de Produção) estruturadas em semestres distintos e que permitem a identificação de problemáticas em contextos reais à identificação de soluções, através de um processo de pesquisa-ação.

A proposta pedagógica visa o desenvolvimento de ações investigativas com uso de tecnologias educacionais para a pesquisa e obtenção de dados, identificação de pontos críticos, proposições de soluções estratégicas para atender as demandas identificadas sobre as principais cadeias produtivas do agronegócio, ampliando os conhecimentos específicos da área.

Cada encontro presencial será formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efetivo (TDE).
O ATC será composto por: aulas expositivas dialogadas realizadas a partir da interação professora-aluno; reflexão sobre os elementos que integram a inspeção e a tecnologia de carnes e pescados; prática de concentração e definição de linhas coerentes de raciocínio; realização de exercícios de forma contínua (ou seja, a cada apresentação de conceito).
O TDE se dará por meio de apresentação de problemas a serem interpretados e solucionados com o uso de casos reais e/ou simulados. Nessas atividades, individuais ou em grupo, os alunos deverão se aprofundar no assunto com o apoio do material indicado, seguindo as instruções passadas pela professora, e compartilhar o conhecimento obtido.
Além disso, o aluno terá acesso a Web Aulas na plataforma Conecta: 03 aulas online serão disponibilizadas em um sistema web, compostas por recursos didáticos - como textos, áudios, livros e vídeos - e atividades individuais, seguindo as determinações da Portaria MEC no 2.117, de 06 de dezembro de 2019.
Os conteúdos discutidos nas Web Aulas serão cobrados nas avaliações de G1 e G2, e as Web Aulas também contarão para a frequência, conforme indicado a seguir.
Prazo limite para responder as Web Aulas:
1ª Web Aula – 8 Horas.
2ª Web Aula – 8 Horas.
3ª Web Aula – 6 Horas.

Avaliação

Avaliação de Grau 1 - correspondente ao primeiro bimestre e a pontuação será dividida da seguinte forma: 4,0 pontos de avaliação teórica; e 6,0 pontos de trabalhos desenvolvidos, em classe e/ou via sistema, ao longo do bimestre, totalizando assim 10,0 pontos.

Avaliação de Grau 2 - correspondente ao segundo bimestre e a pontuação será dividida da seguinte forma: 4,0 pontos de avaliação teórica; e 6,0 pontos de trabalhos desenvolvidos ao longo do bimestre, totalizando assim 10,0 pontos.

A Média Ponderada (MP) se dará da seguinte forma: G1 + (2 x G2) ÷ 3.

POR FAZER PARTE DE UM PROGRAMA DE EXTENSÃO, ESSA DISCIPLINA NÃO TEM EXAME FINAL (EF).

Para ser aprovado o discente deve ter MP maio ou igual a 6,0 pontos e no mínimo 75% de presença.

OBS.: em caso de ausência nos dias de avaliações e trabalhos avaliativos, favor avisar a professora (via e-mail e WhatsApp) com antecedência quando for possível para analisar possíveis soluções; e quando não for possível, o discente terá até três dias úteis para justificar sua ausência (via e-mail e WhatsApp) mediante atestados e documentação seguindo o regimento da Instituição de Ensino Superior (IES). Esses procedimentos não anula o regimento de solicitações via protocolos para a coordenação.

Bibliografia

Básica

ANDRIGUETTO, J. M. et al. Nutrição animal: as bases e os fundamentos da nutrição animal - os alimentos. v. 1. 4.ed. São Paulo: Nobel,1990.
BERCHIELLI, T. T.; PIRES, A. V.; OLIVEIRA, S. G. Nutrição de ruminantes. 2. ed. Jaboticabal: Funep, 2011.
CASTRO, F. S.; VASCONCELOS, P. R. Zootecnia e produção de ruminantes e não ruminantes. Porto Alegre: SAGAH, 2019. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595029293/. Acesso em: 02 fev 2023
CONGIO, G. F. DE S. et al. Forragicultura [recurso eletrônico]. Porto Alegre : SAGAH,2019.https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595029279/pageid/0. Acesso02 fev 2023.
CREPALDI, S. A. Contabilidade rural: uma abordagem decisorial. 9. ed. – São Paulo: Atlas, 2019. https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788597021639/epubcfi/6/10[%3Bvnd.vst.idref%3Dcopyright]!/4/34/10/1:59[tul%2Co.] Acesso 02 fev 2023.
FAILS, A. D.; MAGEE, C. Frandson: anatomia e fi siologia dos animais de produção. 8. ed. - Rio de Janeiro : Guanabara Koogan,2019.Disponívelem:https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788527735919/epubcfi /6/10[%3Bvnd.vst.idref%3Dcopyright]!/4/20/1:4[.%20e%2C02 fev 2023.
HILL, R. W.; WYSE, G. A.; ANDERSON, M. Fisiologia animal. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em:https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books /9788536326832. Acesso em: 02 fev 2023.
MALINSK, A. Cadeias produtivas do agronegócio I – Propriedade
agrícola e produção [recurso eletrônico]. Porto Alegre: SAGAH, 2018. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595024694/pageid/1. Acesso 02 fev 2023.
MALINSK, A. Cadeias produtivas do agronegócio III [recurso eletrônico]. Porto Alegre : SAGAH, 2018. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595029309/pageid/1. Acesso 02 fev 2023.
RAMALHO, M. A. P.; SANTOS, J. B.;PINTO, C. A. B. P.; SOUZA, E. A.; GONÇALVES, M. A.;SOUZA, J. C. Genética na Agropecuária. UFLA. 5ª ed.2012. 565p.
STEIN, R. T. et al. Cadeias produtivas do agronegócio II [recurso eletrônico]. Porto Alegre : SAGAH, 2019. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786581492748/pageid/1. Acesso 02 fev 2023.

Complementar

ALBINO, L. F. T. et al. Galinhas poedeiras: criação e alimentação. Viçosa: Aprenda Fácil, 2014.
BROOM, D. M.; FRASER. A. F. Comportamento e bem estar de animais domésticos. Tradução de Carla Forte Maiolino Molento. 4. ed. Barueri: Manole. 2010. E-book. Disponível em: https://bv4.digitalpages.com.br/?term=Comportamento%2520e%2520bem%2520estar%2520de%2520animais%2520dom%25C3%25A9sticos&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=-&section=0#/legacy/130230. Acesso em: 30 Jan 2023.
CHAPAVAL, L. et al. Manual do produtor de cabras leiteiras. 2. ed. Viçosa: Aprenda Fácil Editora, 2017.
DA SILVA, V.; DE MELLO, N. T. C. Agronegócio: desenvolvimento, meio ambiente e sociedade. São Paulo : Instituto de Economia Agrícola, 2009. 228 p.
ELOY, A. M. X. et al. Criação de caprinos e ovinos. Brasília, DF: EMBRAPA [Editora], 2007. E-book. Disponívelem:https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/533478/criacao-de-caprinos-e-ovinos . Acesso em: 02 fev 2023.
FERREIRA, R. A. Suinocultura: manual prático de criação. 2. ed. atual. Viçosa: Aprenda Fácil, 2017.HILL, R. W.; WYSE, G. A.; ANDERSON, M. Fisiologia animal. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books /9788536326832. Acesso em: 02 fev 2023.
KINGHORN, B. et al. Melhoramento animal : uso de novas tecnologias. Piracicaba : FEALQ,2016. 366 p.
LAZZARINI, S. Manejo de pastagens na pecuária de corte. 3 ed. Viçosa, MG : Aprenda Fácil,2017. 161 p.
MARION, J. C. Contabilidade da pecuária. 9 ed. São Paulo : Atlas, 2010. 154 p.
MARION, J. C. Contabilidade rural: agrícola, pecuária e imposto de renda. 15. ed. ? São Paulo: Atlas, 2020. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788597024210/epubcfi/6/10[%3Bvnd.vst.idref%3Dcopyright]!/4/18/6/1:59[tul%2Co.] Acesso 02 fev 2023.
MENDES, J.T. G.; PADILHA JUNIOR, J. B. Agronegócio: uma abordagem econômica. São Paulo: Pearson, 2007. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/414/pdf/0. Acesso em: 30 jan 2023.
OLIVEIRA, Ivanoel Marques de. Ferramentas de gestão para agropecuária. São Paulo: Érica, 2015. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788536521565. Acesso em: 02 fev. 2023.
PIRES, A. V. Bovinocultura de corte. v. 1. Fealq, 2010.
QUADROS, D. G.; CRUZ, J. F. Produção de ovinos e caprinos de corte. Salvador: EdUneb, 2017.
REECE, W. O. (ed.). Dukes, fisiologia dos animais domésticos. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
RODRIGUES, Ruben Cassel. Métodos de análises bromatológicas de alimentos: métodos físicos, químicos e bromatológicos. Pelotas:Embrapa Clima Temperado, 2010. PDF. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/884390/metodos-de-analises-bromatologicas-de-alimentos-metodos-fi sicos-quimicos-e-bromatologicos. Acesso em: 30 jan. 2023.
ROLIM, A. F. M. Produção animal: bases da reprodução, manejo e saúde. São Paulo: Érica, 2014. 136p.
ROSTAGNO, H. S. (ed.). Tabelas brasileiras para aves e suínos: composição de alimentos e exigências de aves e suínos. 4. ed. Viçosa: UFV,2017
SILVA, J. C. P. M. da; VELOSO, C. M.; FRANCO, M. de O; OLIVEIRA, A. S. de (ed.). Manejo e administração na bovinocultura leiteira. 2.ed.,ampl. e atual. Viçosa, MG: [S. n.], 2014.
SILVA, S. Plantas forrageiras de A a Z. Viçosa : Aprenda Fácil, 2014. 312 p.
SILVA, Rui Corrêa da. Extensão rural. São Paulo: Érica, 2014. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788536521541. Acesso em: 02 fev. 2023.
VALADARES FILHO, S. C. et al. Tabelas brasileiras de composição de alimentos para ruminantes. Viçosa : UFV, 2015.
ZUIN, L. F. S.; QUEIROZ, T. R. Agronegócio : gestão, inovação e sustentabilidade. São Paulo : Saraiva, 2015. 312 p.

Material Digital

- Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia
http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edspub&AN=edp102144&lang=pt-br&site=eds-live&authtype=ip,cookie,uid

- Ciência Rural
http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edspub&AN=edp102167&lang=pt-br&site=eds-live&authtype=ip,cookie,uid

- Ciência Animal Brasileira
http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edspub&AN=edp651622&lang=pt-br&site=eds-live&authtype=ip,cookie,uid

Informações da Turma
Curso
Medicina Veterinária
Período: 2
Carga Horária: 76h
Horário: 6M
Sala: 328