Expressão Gráfica I

2024/1 - Turma 1012

Ementa

Desenho livre de observação, com referencial baseado em proporcionalidade e representatividade de cores e texturas, incluindo representação em perspectiva cônica e paralela. Aplicação de sombra nas projeções ortogonais e perspectivadas de objetos tridimensionais, juntamente com técnicas de composição.

Competências

Domínio de conceitos com especial incidência naqueles que são de aprofundamento da sintaxe da linguagem visual e de representação gráfica - forma, espaço e volume, e a sua correta aplicação. Domínio do vocabulário específicos da área do desenho. Conhecimento das condicionantes da percepção e da representação gráfica.

Objetivos

GERAL
Proporcionar um processo de alfabetização visual e de experimentação criativa, teórico e prático que contribua para o desenvolvimento da habilidade de representação gráfica.
ESPECÍFICOS
- Desenvolver a capacidade de observação, a habilidade para o desenho;
- Conhecer os métodos de desenho de observação e de criação;
- Possibilitar a experimentação de diversos materiais e técnicas para obtenção de domínio da representação gráfica;
- Desenvolver a capacidade de representar graficamente, à mão livre, uma ideia, uma solução de um projeto ou levantar questões pertinentes ao desenvolvimento de projetos.

Programa

1- Contextualização prática sobre expressão gráfica: conceitos - expressão gráfica, meios de expressão, desenho e representação gráfica. Transmissão de ideias e sentimentos por meio da expressão gráfica
2- Introdução ao desenho à mão livre/ ferramentas de desenhos/ Técnicas de desenho/ ilustração básica de formas
3- Estudo das Perspectivas/ Definição/ Sistemas de projeção/ Perspectivas cilíndricas e cônicas/ Perspectivas Isométricas/ Perspectiva com 1, 2 e 3 pontos de fugas
4- Alfabetismo visual (signo, marca, sinal, ponto, linha, proporção, superfície e textura, cores, luz, sombra, volume, espaço, perspectiva, composição)
5- Composição e seus fatores determinantes/ Organização da figura e dos elementos visuais, fatores determinantes na composição, agrupamento espacial, tensão espacial, relações espaciais diretas, semelhança, equilíbrio, repouso, tensão, nivelamento e aguçamento da tensão, equilíbrio visual e equilíbrio físico, equilíbrio dinâmico, ritmo, unidade e variedade, proporção
6- Categorias conceituais e técnicas visuais aplicadas/ Intenções e sensações
7- Conceituação da forma/ propriedades, organização e princípios das formas e dos espaços
8- Composição com elementos e estruturas lineares
9- Composição com superfícies planas e não planas
10- Teoria da Gestalt- Sistema de leitura visual da forma (Unidade, segregação, unificação, fechamento, continuidade, proximidade, semelhança, pregnância da forma)
11- Análise biônica e estímulo da percepção estética

Metodologia

A metodologia adotada consistirá em uma abordagem prática e participativa, combinando diferentes estratégias de ensino para promover uma aprendizagem eficaz. Inicialmente, serão realizadas aulas expositivas para introdução de conceitos teóricos, acompanhadas de exemplos visuais e análises de obras de arte relevantes. Em seguida, os alunos participarão de práticas de desenho à mão livre, com orientações individuais para desenvolvimento técnico e expressivo, e também serão incentivados a construir maquetes físicas para explorar a representação tridimensional dos objetos estudados. Serão realizadas atividades práticas de aplicação de sombra em desenhos, com foco na criação de profundidade e volume, seguidas por discussões em grupo para análise e interpretação de composições visuais, aplicando os princípios aprendidos. Além disso, serão realizados exercícios de análise biônica e estímulo da percepção estética, com base em observação de elementos da natureza e obras de arte

Avaliação

G1: Prova teórica valendo 4 pontos e trabalhos distribuídos ao longo do 1° bimestre valendo 6 pontos;
G2: Prova teórica valendo 4 pontos e trabalhos distribuídos ao longo do 2° bimestre valendo 6 pontos;
A Média Parcial (MP) do semestre nessas disciplinas regulares resulta da média ponderada entre as avaliações G1, com peso um, e G2 com peso dois. Calculada da seguinte forma.
MP=G1 + (G2x2) / 3
A aprovação do aluno ocorrerá mediante frequência mínima de 75% e Média Parcial (MP) mínima de 6 pontos.

OBS. Não haverá Exame Final nesta disciplina, portanto os alunos que não alcançarem a Média Parcial mínima serão reprovados

Bibliografia

Básica

GOMES FILHO, J. Gestalt Do Objeto. [s.l.] Escrituras, 2000.
OLIVEIRA, J; Garcez, L. Explicando a Arte. [s.l.] Ediouro Publicações de Lazer e Cultura Ltda, 2004.
TAI, H. Desenho e Organização Bi e Tridimensional da Forma. [s.l.] Editora da PUG Goiás, 2010.
.

Complementar

DONDIS, D. A.; CAMARGO, J. L. Sintaxe da linguagem visual. 3. ed . São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ELAM, Kimberly. Geometria do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
HSUAN-AN, T. Sementes do cerrado e design contempora^neo. Goia^nia, GO: Editora da UCG, 2002.
WONG, W. Princípios de forma e desenho. São Paulo (SP): Martins Fontes, 2010

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Arquitetura e Urbanismo
Período: 1
Carga Horária: 76h
Horário: 5N
Sala: 807