Farmácia Clínica e Hospitalar

2024/1 - Turma 1910

Ementa

Competências

Competências da disciplina: Capacitar para a prática da administração e gestão da farmácia hospitalar, preparado para integrar uma equipe de saúde multiprofissional, desenvolvendo assistência farmacêutica e atenção farmacêutica nas diversas áreas do seu âmbito profissional, com a finalidade de conduzir ao uso seguro dos medicamentos e seus correlatos.



Objetivos

Objetivo Geral:
Capacitar o aluno para a prática de farmácia clínica e hospitalar. Desenvolver habilidades que permitam sua autonomia em serviços de farmácia de hospitais, bem como, capacitá-los para o exercício de gestão e assistência ao paciente e equipes da saúde (farmácia clínica).

Objetivos Específicos: "
Descrever os aspectos logísticos da farmácia hospitalar, contemplando os processos de seleção, aquisição, controle, armazenamento, distribuição e dispensação de medicamentos e materiais;
Determinar a função do farmacêutico nas comissões hospitalares;
Conhecer a atuação do farmacêutico na área de farmácia clínica;                                                                                         
Reconhecer a importância da farmacovigilância na área hospitalar;                                                                                       
Estabelecer o perfil do farmacêutico hospitalar;"


Programa

Abordagens Temáticas:
1- Organização Hospitalar
2- Legislações voltadas a serviços hospitalares
3- Gestão da Assistência Farmacêutica no âmbito hospitalar
4- Dispensação e distribuição de medicamentos e materiais médico-hospitalares
5- Rastreabilidade de medicamentos e automação na farmácia hospitalar
6- Gestão de órteses e próteses na farmácia hospitalar
7- Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar
8- Nutrição Parenteral
9-  Farmacoterapia antineoplásica e manipulação de Quimioterápicos
10- Farmacovigilância no âmbito hospitalar
11- Medicamentos administrados via sonda nasogástrica, orogástrica e ostomia
12- Comissões hospitalares
13- Segurança do paciente
14- Medicina Baseada em Evidências
15- Reconciliação Medicamentosa
16 - Problemas Relacionados aos Medicamentos

Metodologia

No semestre 2024.1, haverá 21 encontros, dos quais 18 (dezoito) serão presenciais (3h – 54h) e 3 (três) semipresenciais (Web Atividades) (4h – 24h). No 21º encontro será realizado o exame Final (AF).
"A disciplina será desenvolvida através da utilização de diferentes estratégias de aprendizagem ativa, de maneira a contribuir ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação. O aluno atuante como protagonista do processo, e o objetivo do conhecimento é o desenvolvimento das competências, habilidades e atitudes. A proposição metodológica busca o alinhamento com as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação (DCNs) com vistas à qualificação da formação acadêmico-profissional.
Para didática ativa, métodos, técnicas e estratégias de ensino-aprendizagem que envolvem atividades cooperativas, trabalho em grupo serão utilizadas.  As aulas serão expositivas, para aplicação dos conceitos trabalhados e serão propostos estudos de caso e aprendizagem baseada em problemas em que sejam necessários conhecimentos prévios para a proposição de soluções."
"A ULBRA, ao fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um processo de reflexão e de diálogo entre os envolvidos, assumindo um caráter interativo no qual as relações interpessoais e os projetos coletivos demarcam espaços de aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem, portanto, consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um autogestor, partícipe do seu processo de construção do conhecimento.
As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competências e estão estratificadas em três Blocos de Estudos (Bloco de Desenvolvimento 1, Bloco de Desenvolvimento 2 e Bloco de Sistematização), distribuídos ao longo do período (semestre), a partir de dois modelos de estrutura de avaliação de acordo com a categorização das unidades curriculares (disciplinas), conforme previsto na Resolução de CONSUN nº 50, de dezembro de 2016.

A organização metodológica da disciplina conta com:
- Aulas expositivas e dialogadas
- "Games" pedagógicas
- Análise de Estudo de Casos.
- Construção de mapa conceitual ou mental
- seminários
- estudos de textos e ensaios
- grupos de aprendizagem
- Projeto de trabalho
Esta disciplina fará relação com o PEI de Semiologia.
As estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos definidos anteriormente, estando divididas em três etapas a saber: Etapa 1.  Conceitualização e contextualização teórica, Etapa 2. Problematização, Etapa 3. Investigação e Intervenção.

Etapa 1 (Encontro 1 ao 9) – Conceitualização e contextualização teórica
Inicialmente será apresentada e entregue pelo professor a proposta do projeto de trabalho (etapa inicial) com orientação para modelo proposto pelo PEI, bem como orientação para construção de ferramentas de gestão hospitalar ( matriz SIPOC, Diagrama de Ishigawa e 5W2H) e criação dos grupos de trabalho, utilizando dinâmica de integração virtual.
No encontro seguinte, a partir da contextualização teórica para introdução de conceitos afetos aos temas referidos no conteúdo programático, utilizando a ferramenta tempestade mental ou chuva de ideias (Brainstorming), o aluno irá eleger um tema afeto ao Programa da disciplina para ser estudado no seu projeto de trabalho.
Nos próximos encontros, os estudos de textos realizados através dos grupos de aprendizagem, serão debatidos na ótica dos alunos e proporcionarão subsídios para a  construção de ferramentas de gestão hospitalar ( matriz SIPOC, Diagrama de Ishigawa e 5W2H)que após corrigidas e apresentadas em sala será postado no instagram do curso.
Nos dois últimos encontros, a ferramenta de gestão de cada grupo será socializado, através de apresentação dialogada, com a participação de todos os alunos da disciplina.
Etapa 2 (Encontro 10 ao 16) - Problematização
Inicialmente, nesse encontro a partir do entendimento da aplicabilidade da Assistência Farmacêutica hospitalar, os alunos irão elaborar as perguntas que se propõem a responder em relação ao tema escolhido, bem como irão delimitar em função do que se pretende explorar.
Após a seleção e delimitação, o aluno irá elaborar textualmente o tema escolhido junto com referências científicas que dê suporte a hipótese dos processos de Farmácia Clinica e hospitalar.
Outro encontro será utilizado para determinar os objetivos e a metodologia que será desenvolvida pelos alunos em grupo, focando no tema de seu projeto de trabalho, para essa tarefa o professor fará as orientações.
Nesse momento, a escolha do local pra coleta de dados, será determinada pelo aluno podendo ser através dos convênios disponibilizados pela Ulbra com secretarias municipais e estaduais de saúde, bem como unidades de saúde privada, com quem o Ceulp/Ulbra mantem parceria. Contudo, ficará condicionada a escolha da metodologia, à conveniência dos locais e representantes.
Através de exposição dialogada cada grupo apresentará a contextualização do problema, objetivo e metodologia.

Etapa 3 (Encontro 17 ao 21) - Investigação
Nessa etapa procederão a coleta de dados ou mesmo o levantamento de revisão sistemática de literatura. Após compilar e analisar, propõem as formas de intervenção e elaboram material para concretizar a proposta da informação ativa, com entrega de um produto, que será o objeto de devolutiva à comunidade.
Os encontros se realizarão por grupos, organizado o cronograma pelo professor, para que recebam as orientações mediante a apresentação do relatório da investigação realizada e do material elaborado para propor a intervenção ou orientação.
Essa etapa será concluída com a entrega textual por cada aluno e apresentação oral dos dados obtidos e das propostas que poderão ser desenvolvidas junto as UBS, departamento de Assistência Farmacêutica dos municípios e do estado, hospitais públicos e privados, ou drogarias e farmácias.
As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competências e estão estratificadas em três Blocos de Estudos (Bloco de Desenvolvimento 1, Bloco de Desenvolvimento 2 e Bloco de Sistematização), distribuídos ao longo do período (semestre), a partir de dois modelos de estrutura de avaliação de acordo com a categorização das unidades curriculares (disciplinas), conforme previsto na Resolução CONSEPE nº 788, de 9 de dezembro de 2020 que dispõe sobre o sistema de avaliação da aprendizagem.



Avaliação

Conforme Resolução nº 891de 25 de outtubro de 2023, parágrafo 1º - Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos.
Parágrafo 2º - Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.
Parágrafo 3º - A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: MP =G1 + (G2x2)3.
Parágrafo 4º - Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.
Art. 3º - Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre
Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: MF =MP + (EFx2)3.
O momento de G1 e G2: Prova Individual com questões objetivas; questões discursivas; ou mista com questões objetivas e discursivas;
A outra parte da pontuação: Relatórios (ou instrumento com aderência pedagógica) baseados em atividades diversas.
Avaliação de Grau 1 (G1) e Avaliação de Grau (G2) será de 10 (pontos),

8,0 (oito) pontos de prova cumulativa individual (obrigatória), até 2,0 (quatro) pontos de atividades, individuais ou em grupo, realizadas por meio de instrumentos com aderência pedagógica.

Bibliografia

Básica

GOMES, M.J.V.M; REIS, A.M.M. Ciências Farmacêuticas uma abordagem em farmácia hospitalar. São Paulo: Atheneu, 2003.
"BISSON, Marcelo Polacow. Farmácia clínica e atenção farmacêutica. 3. ed. São Paulo: Manole, 2016.
CAVALLINI, M.E. Farmácia hospitalar: um enfoque em sistemas de saúde. 2. Ed. São Paulo; Barueri: Manole, 2010.
STORPIRTIS, S. Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.
"



Complementar

"BRUNTON, L. L.; CHABNER, B. A.; KNOLLMANN, B. C. As bases Farmacológicas da terapêutica de Goodman & Gilman. 12 ed. Rio de Janeiro: Mc Graw Hill, 2012.
FERRACINI, F. T.; BORGES Fº, W.M.. Farmácia Clínica e Segurança na prática Hospitalar. São Paulo: Editora Atheneu, 2011.

Material Digital

www.sbrafh.org.br
www.CFF.org.br

Informações da Turma
Curso
Farmácia
Período: 6
Carga Horária: 76h
Horário: 5N
Sala: 324