Farmacognosia E Fitoquímica

2024/1 - Turma 1911

Ementa

Competências

Conhecer as técnicas de obtenção e análises dos produtos naturais das plantas medicinais, assim como as características químicas, farmacológicas e toxicológicas dos fitoterápicos

Objetivos

Conhecer os princípios fundamentais da fitoterapia, farmacognosia e fitoquímica dos produtos naturais de interesse farmacêutico

- Conhecer princípios básicos da farmacognosia, métodos de extração e cromatográficos
- Estudar características químicas e biológicas das principais classes de metabólitos secundários das plantas medicinais e seus medicamentos fitoterápicos
- Realizar e interpretar técnicas de identificação dos metabólitos secundários
- Conhecer a fitoquímica, toxicologia das plantas medicinais e dos principais medicamentos fitoterápicos empregadas na saúde
- Reconhecer a interação entre as plantas medicinais e medicamentos e a interação entre plantas medicinais
- Identificar as formas farmacêuticas utilizadas na fitoterapia

Programa

Farmacognosia e Fitoterapia - História e importância
Biossíntese de Metabólitos Secundários e Quimiotaxonomia
Extração, Isolamento e Purificação de metabólitos secundários
Testes Analíticos e Identificação de Metabólitos secundários
Formas Farmacêuticas da Fitoterapia
Plantas Medicinais e Legislação
Etnobotânica e Etnofarmacologia
Cultivo, manejo, pós colheita e registros
Farmácia Viva e Legislação
Toxicologia Vegetal e Fitovigilância
Droga vegetal, Preparação Oficinal e Medicamento Fitoterápico

Metodologia

As aulas são teóricas e expositivas, com o desenvolvimento paralelo de exercícios, dramatizações, mapas conceituais e problematizações relacionados ao conteúdo trabalho, através de metodologias ativas. Os recursos utilizados nas aulas teóricas incluem quadro e Datashow, slides, trilhas de conhecimento, simuladores.
As aulas práticas são de caráter exploratório, possibilitando formulações de hipóteses para explicação do fenômeno observado e ocorrem com caderno próprio para o laboratório. Elas são desenvolvidas no complexo laboratorial, Horto Medicinal e Laboratório de Sementes
As web atividades constarão de exercícios que contemplem casos reais, revisões, ENADE e CONCURSOS, aplicados ao conteúdo

Avaliação

A avaliação da disciplina ocorre da seguinte forma:
- Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos.
- Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.

A G1 segue data estabelecida no calendário acadêmico e terá o valor de 6,0 (oito) pontos de prova individual cumulativa, sobre o conteúdo e saberes referentes ao primeiro bimestre. Será uma avaliação escrita, mista (com perguntas objetivas e dissertativas).
Problematizações, perguntas e respostas, gamificação e dramatização, que são avaliações formativas feitas durante o TDE das aulas, além do caderno de laboratório e atividade específica, terá pontuação de até 4,0 (dois) pontos de atividades. Podem ser avaliadas individualmente ou em grupo.

A G2 segue data estabelecida no calendário acadêmico e terá o valor de 6,0 (seis) pontos de prova individual cumulativa, sobre o conteúdo e saberes referentes ao semestre. Será uma avaliação escrita, mista (com perguntas objetivas e dissertativas).
Problematizações, perguntas e respostas, gamificação e dramatização, que são avaliações formativas feitas durante o TDE das aulas, além do caderno de laboratório, além de atividade específica, terá pontuação de até 4,0 (quatro) pontos de atividades. Podem ser avaliadas individualmente ou em grupo.

- A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: MP =G1 + (G2x2)3.
- Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP e 75% de presença na disciplina

Os alunos que não obtiverem MP = 6,0 mas atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre a MP e o EF, desta forma:

- Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: MF =MP + (EFx2)3.

O Exame final é uma prova escrita mista aplicada em dia definido pelo calendário acadêmico, cumulativa do semestre e individual, com valor de 0,0 a 10 pontos

O aluno que atingir MF = 6,0 está aprovado na disciplina

Bibliografia

Básica

COSTA, A. F. Farmacognosia. 6 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002. v.1.

COSTA, A. F. Farmacognosia. 5 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002. v.2.

COSTA, A. F. Farmacognosia. 3 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. v.3.

SIMÕES, C. M. O.; SCHENKEL, E. P.; GOSMAN, G.; PALAZZO DE MELO, J. C.; MENTZ, L.A.; PETROVICK, P. R. Farmacognosia: da planta ao medicamento. 5 ed. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

Complementar

BRUNETON, J. Farmacognosia: fitoquímica, plantas medicinales. 2 ed. Zaragoza: Acribia, 2001.

LORENZI, H.; MATOS, F. J. A. Plantas medicinais no Brasil : nativas e exóticas. 2 ed. Nova Odessa :
Instituto Plantarum, 2008.

OLIVEIRA, F.; AKISUE, G. M.; AKISUE. M. K. Farmacognosia. São Paulo: Atheneu, 1998.

SKOOG, Douglas A. [et al.] Fundamentos de química analítica. São Paulo : Cengage Learning, 2010.

THOMAS, G. Química medicinal : uma introdução. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2012.

Material Digital

FARMACOPEIA BRASILEIRA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Farmacopeia Brasileira. v. 1, 6ª edição, Brasília, 2019. 874 p. Disponível em:
http://portal.anvisa.gov.br/documents/33832/259143/Volume+I+Pronto.pdf/4ff0dfe8-8a1d-46b9-84f7-7fa9673e1ee1

FARMACOPEIA BRASILEIRA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Farmacopeia Brasileira. v. 2 (Plantas Medicinais), 6ª edição, Brasília, 2019. 739 p. Disponível em:
http://portal.anvisa.gov.br/documents/33832/259143/Plantas+medicinais+Pronto.pdf/1b7220eb-a371-4ad4-932c-365732a9c1b8

FARMACOPEIA BRASILEIRA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Memento Fitoterápico. Brasília, 2016. 1ª edição. 115 p. Disponível em:
http://portal.anvisa.gov.br/documents/33832/2909630/Memento+Fitoterapico/a80ec477-bb36-4ae0-b1d2-e2461217e06b

FARMACOPEIA BRASILEIRA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Formulário de Fitoterápicos. Brasília, 2018. 1ª edição. 1° suplemento. 160 p. Disponível em:
http://portal.anvisa.gov.br/documents/33832/259456/Suplemento+FFFB.pdf/478d1f83-7a0d-48aa-9815-37dbc6b29f9a

Informações da Turma
Curso
Farmácia
Período: 5
Carga Horária: 76h
Horário: 2T
Sala: 306