Farmacoterapêutica
2024/2 - Turma 1915
Ementa
Competências
Ementa
Fornece subsídios para o desenvolvimento da Farmácia clínica e Atenção Farmacêutica a pacientes, bem como integração à equipe multidisciplinar, promovendo os Cuidados farmacêuticos.
Exercer a Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica integrada à equipe multidisciplinar, promovendo o uso racional de medicamentos e a segurança do paciente.
Objetivos
• Identificar os PRMs e os resultados negativos relacionados ao uso de medicamento por pacientes;
• Discutir práticas de promoção de saúde, prevenção de doenças, intervenção e reabilitação da saúde das pessoas.
• Desenvolver estudos sobre Interação medicamentosa.
• Tomar decisões com base nas evidências científicas
Programa
- Conceito, Aplicabilidade, perspectivas da Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica;
- Interações Medicamentosas;
- Estudo e discussão a cerca da terapêutica de paciente com: (Etiologia, sinais e sintomas, Tratamento farmacológico e não farmacológico, interação medicamentosa)
*Infecções;
*Hipertensão arterial sistêmica;
* Diabetes Mellitus
* Asma
*tosse
* Insuficiência Renal Aguda e Crônica
* queimaduras
*modulação intestinal
* Obesidade
Metodologia
• O conteúdo da disciplina é ministrado de forma interativa abordando os aspectos da Atenção Farmacêutica e Farmácia clínica.
• Os assuntos propostos serão apresentados em sala através de aula expositiva, discussão de textos, exercícios e estudos de casos clínicos em grupo.
• Desenvolve-se seminários cujo tema de interesse no atendimento de Farmácias e Drogarias é trabalhado em sub temas por vários grupos de trabalho, com avaliação parcial e individual e apresentação expositiva pelos alunos.
• Os conteúdos serão complementados através de Web Aula por meio da utilização de um sistema web para a apresentação de questões advindas dos assuntos supracitados.
- Os temas dos seminários serão sorteados no primeiro dia de aula, entre eles, asma, tosse, queimadura, varizes, constipação, diarreia, infecção urinária, obesidade, hipertensão, diabetes,etc...
Avaliação
Avaliação de G1
- A separação dos grupos para os estudos de casos clínicos ocorre de forma aleatória. Estes casos são apresentados e discutidos por todos os alunos (semanalmente);
- São oito tipos de casos clínicos. Ao final do semestre faz-se a média das notas alcançadas pelos alunos através da resolução e discussão dos casos clínicos;
- Semanalmente os acadêmicos serão avaliados individualmente e em grupo através da apresentação, arguição oral e discussão de diversas situações clínicas;
- Haverá uma prova individual, sem consulta, com questões subjetivas e objetivas com valor de 7.0 pontos, relativos aos casos estudados em G1.
Avaliação G2:
- 20% da nota será atribuída às atividades diversas, , estudo dirigido de Interação medicamentosa valendo 1,0 e estudo de caso de PRMse RNMs, A nota de apresentação das atividades é atribuída individualmente.
- 80% da nota será dada pela prova individual sem consulta ( destes 20% serão atribuídos às questões referentes ao conteúdo abordado em G2)
Substituição de Grau: Será constituída de 01 prova individual e escrita de todo o conteúdo abordado no semestre com valor entre 0 a 10 pontos.
Art. 3º - Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: MF =MP + (EFx2)3.
Parágrafo 3º - Os instrumentos que comporão as avaliações G1 e G2 podem ter a seguinte estruturação, de acordo com as especificidades e objetivos pedagógicos da disciplina:
O momento de G1 e G2: Prova Individual com questões objetivas; questões discursivas; ou mista com questões objetivas e discursivas;
As demais pontuações: Relatórios (ou instrumento com aderência pedagógica) baseados em atividades diversas
Bibliografia
Básica
ARONSON, J. K; GRAHAME-SMITH, D.G.; Tratado de farmacologia clínica e farmacoterapia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2004. 617 p.
BRUNTON, L.L.; CHABNER, B.; KNOLLMAN, B.; Goodman & Gilman: as bases farmacológicas da terapêutica. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012. 1821 p.
FUCHS, F.D.; WANNMACHER, L.; Farmacologia clínica. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. 1261 p.
Goldmann, L.; Ausiello D. Cecil Tratado de Medicina Interna 22. ed. Rio de Janeiro : Elsevier, 2005. 2 v., Il
GOMES, M.J.V.M.; REIS, A.M.M.; Ciências farmacêuticas: Uma abordagem em farmácia hospitalar. São Paulo: Atheneu, 2011. 558 p.
Complementar
HOWLAND, R. D.; MYCEK, M. J.; Farmacologia ilustrada. 3. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2007. 551 p.
KATZUNG, B. G.; Farmacologia Básica e Clínica. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 991 p.
SILVA, STORPIRTIS. Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. 489 p.
Material Digital
Material Digital
http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/home
http://new.paho.org/bra/
http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/
www.anvisa.gov.br/notivisa