Fisiologia do Exercício

2024/1 - Turma 3508

Ementa

Competências

Apresentar conhecimentos referentes a resposta fisiológica humana e das adaptações geradas pelos diferentes exercícios físicos.

Objetivos

Conhecer os mecanismos das respostas fisiológicas e adaptações do organismo humano ao exercício físico. Aprofundar o entendimento da origem da energia necessária para a realização dos mais variados exercícios físicos e sob diversas situações desafiadoras ao organismo bem como ampliar o entendimento do comportamento de todos os sistemas diante das exigências do exercício físico. Elaborar programas adequados a cada uma das respostas fisiológicas do exercício físico.

Programa

1 - História da fisiologia do exercício; 2 - Bioenergética frente ao exercício; 3 - Fisiologia do exercício neuromuscular e Fisiologia do exercício cardiorrespiratória; 4 - Exercício e sistema endócrino; 5 - Treinamento físico; 6 - Nutrição, exercício e controle do peso corporal; 7 - Alterações fisiológicas durante a puberdade e repercussões para e educação física.

Metodologia

A organização metodológica explicita um conjunto intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo.
Nesse ambiente educativo interativo, o docente tem o seu papel ressignificado como mediador, problematizador e pesquisador no sentido de gerar situações pedagógicas que possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens e de sua própria formação. O sujeito aprendente se reconhece no protagonismo do processo e se envolve no momento em que tece a crítica sobre a realidade e quando dá sentido aos conhecimentos prévios construídos e vivenciados nas práticas sociais. Aprender, portanto, é um processo reconstrutivo que permite o estabelecimento de diferentes tipos de relações, ressignificações e reconstruções com vistas a sua aplicabilidade transformadora em situações diversas.
Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação.
Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, exposição dialogada, visitas técnicas e pesquisas de campo, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming).

Avaliação

A avaliação será realizada, tanto para o Grau I (G I) como para o Grau II (G II) por meio do resultado de dois instrumentos:

a. Verificação Escrita b. Trabalho

Verificação Escrita: Valor para o Grau I e para o Grau II: (6.0)

Datas: para as verificações escritas de GI e GII são as datas que estão no calendário acadêmico.

Estrutura: a verificação escrita será composta por questões objetivas e descritivas (podendo ser somente objetivas ou somente subjetivas), as quais poderão apresentar-se de forma proporcional OU não.

As questões da verificação escrita para o Grau I corresponderão aos conteúdos estudados durante o Iº Bimestre Letivo. As questões da verificação escrita para o Grau II corresponderão aos conteúdos estudados durante todo o SEMESTRE Letivo, portanto serão CUMULATIVAS.

Trabalhos para Grau I e Grau II: serão desenvolvidos trabalhos que ao final do bimestre completarão o valor de 4,0 pontos. Estes trabalhos incluirão resoluções de problemas associados a vivência de todos os componentes do grupo e/ou individual. O aluno que faltar no dia acertado para a realização do trabalho ficará sem nota.

O cálculo da MP (Média Parcial) encontra-se a seguir: MP = [GI + (G2 . 2)] / 3

Obtendo a MP acima de 6,0 e 75% de frequência, considera-se o acadêmico APROVADO.

Caso NÃO SEJA APROVADO o acadêmico irá realizar o EF (Exame Final), tendo obtido 75% de frequência.

A MF (Média Final) será realizada por meio da seguinte fórmula: MF = [MP + (EF x 2)] / 3

**** O aluno estará aprovado se atingir a média mínima de 6,0.

**** Para a aprovação na disciplina o acadêmico deverá ter frequência mínima de 75% de freqüência.

Observações importantes:

* É expressamente proibido o uso de celular em sala de aula; * Referencias bibliográfica em língua estrangeira poderão ser utilizadas no decorrer do semestre fazendo parte das atividades da disciplina. * A formatação dos trabalhos e relatórios solicitados deverão respeitar as normas exigidas pelo professor fazendo parte da avaliação do aluno na disciplina. * Erros de português que dificultem o entendimento das respostas e uso de linguagem coloquial que se repitam sucessivamente e/ou comprometem a qualidade do texto serão descontados na menção da respectiva avaliação. * Atestados médicos inferiores a 15 dias não abonam faltas do aluno e, portanto, o professor não será obrigado a aceitá-los. * Atestados médicos iguais ou superiores a 15 dias deverão ser apresentados na Secretaria do Aluno até o 1º dia de abrangência do mesmo. * Eventuais faltas do professor poderão ser compensadas com aulas aos sábados ou em horários previamente acordados com a turma, assim como através de atividades que não envolvam aulas formais. Possíveis aulas complementares serão necessárias para adequar a carga horária do curso. Estas aulas serão ministradas em horário contrário ao da disciplina, sendo previamente combinadas com a turma.

Bibliografia

Básica

POWERS, S. K.; HOWLEY, E. Fisiologia do Exercício: Teoria e Aplicação ao Condicionamento Físico e ao Desempenho. Barureri. Manole. 2014. (Biblioteca Virtual)"
RASO, V.; GREVE, S. M. D.; POLITO, M. D. Pollock: Fisiologia Clínica do Exercício. Barueri. Manole. 2013. (Biblioteca Virtual)
KENNY, W. L.; WILMORE, J. H.; COSTILL, D. L. Fisiologia do Esporte e do Exercício. 5ed. Barueri. Manole. 2013. (Biblioteca Virtual)

Complementar

TAYLOR, A. W; Johnson, M. S. Fisiologia do Exercício na Terceira Idade. Barueri. Manole. 2015. (Bilioteca Virtual)
MAURER, M. H. Fisiologia Humana Ilustrada. Barueri. Manole. 2014. (Biblioteca Virtual)
WARD, J. P. T.; LINDEN, R. W. A. Fisiologia Básica. Barueri. Manole. 2014. (Biblioteca Virtual)
FOX, S. I. Fisiologia Humana. 7ed. Barueri. Manole. 2007. (Biblioteca Virtual)
STANFIELD, C. L. Fisiologia Humana. São Paulo. Pearson Education do Brasil. 2013. (Biblioteca Virtual)"

Material Digital

Canais na internet via Youtube e Instagram:

* Ciência do exercício by Dayse Mota.
* Viajando pela fisiologia by Fabio Ceschini.

Informações da Turma
Curso
Educação Física - Bacharelado
Período: 3
Carga Horária: 76h
Horário: 3N
Sala: Ginásio -