Fisiologia Veterinária I

2024/2 - Turma 1403

Ementa

Estudo do funcionamento da matéria viva, explicando as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos. Abordagem introdutória da fisiologia geral, celular e da membrana. Conhecimentos da fisiologia muscular, cardiovascular, renal, respiratória e neurofisiologia. Análise dos aspectos relacionados com a organização funcional dos sistemas.

Competências

Conhecer as funções orgânicas e os processos vitais relacionados aos sistemas Nervoso, Muscular, Cardiovascular, Renal e Respiratório como parâmetro para a identificação de alterações fisiológicas nas doenças de interesse na saúde animal, pública e ambiental, respeitando sempre os princípios éticos inerentes ao exercício profissional.

Objetivos

Compreender as particularidades e as funções dos órgãos e sistemas do organismo.
Elucidar os processos mecânicos, físicos e bioquímicos envolvidos na fisiologia dos animais.
Descrever a constituição estrutural dos sistemas.
Explicar o funcionamento dos sistemas.
Identificar os mecanismos de controle e regulação dos sistemas.
Relacionar a integração entre os sistemas.

Programa

1- Fisiologia Geral, Celular e da Membrana
2- Fisiologia Renal
3- Fisiologia Cardiovascular
4- Fisiologia do Sangue
5- - Fisiologia Respiratória
6- Introdução à Fisiologia Muscular, termorregulação
7- Neurofisiologia

Metodologia

A Organização Metodológica explicita um conjunto intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo. Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação. Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, portfólios, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, maquetes, pôsteres, debates, entrevistas, dentre outras.
Cada encontro presencial será formado por um momento inicial de Aporte Teórico metodológico com de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efe1vo (TDE).
O ATC será composto por: aulas expositivas dialogadas realizadas a para da interação
professora-aluno; reflexões sobre os elementos que integram a defesa sanitária animal
e a saúde pública; prática de concentração e definição de linhas coerentes de raciocínio;
realização de exercícios de forma continua (ou seja, a cada apresentação de conceito).
O TDE se dará por meio de apresentação de problemas a serem interpretados e solucionados com o uso de casos reais e/ou simulados. Nessas atividades, individuais ou em grupo, os alunos deverão se aprofundar no assunto com o apoio do material indicado, seguindo as instruções passadas pela professora, e compartilhar o conhecimento obtido.
Além disso, o aluno terá acesso a Web Aulas na plataforma Conecta: 03 aulas online
serão disponibilizadas em um sistema web, compostas por recursos didáticos - como
textos, áudios, livros e vídeos - e atividades individuais, seguindo as determinações da
Portaria MEC no 2.117, de 06 de dezembro de 2019.
Os conteúdos discutidos nas Web Aulas serão cobrados nas avaliações de G1 e G2.

Avaliação

A ULBRA Palmas, ao fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um processo de reflexão e de diálogo entre os envolvidos, assumindo um caráter interativo no qual as relações interpessoais e os projetos coletivos demarcam espaços de aprendizagem. A avaliação da aprendizagem, portanto, consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um auto gestor, partícipe do seu processo de construção do conhecimento.
As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competências e estão estratificadas em dois Blocos de Estudos (Bloco de Desenvolvimento e Bloco de Sistematização), distribuídos ao longo do período (semestre), a partir de dois modelos de estrutura de avaliação de acordo com a categorização das unidades curriculares (disciplinas), conforme previsto na Resolução de CONSUN nº 50, de dezembro de 2016.
O componente curricular “Fisiologia 1”, correspondente à categoria “Teórico profissionalizante”. A proposta pedagógica a ser trabalhada será desenvolvida através dos Blocos, sendo que cada um está atrelado a uma Atividade Avaliativa de Grau (Grau 1 Grau 2). Os Blocos trabalham as competências a partir de níveis de complexidade, de acordo com as especificidades curriculares.
Avaliação de Grau 1 - correspondente ao primeiro bimestre e a pontuação será dividida da seguinte forma: de 6,0 a 8,0 pontos de avaliação teórica; e de 2,0 a 4,0 pontos de trabalhos desenvolvidos ao longo do bimestre, totalizando assim 10,0 pontos.
Avaliação de Grau 2 - correspondente ao segundo bimestre e a pontuação será dividida da seguinte forma: de 6,0 a 8,0 pontos de avaliação teórica; e de 2,0 a 4,0 pontos de trabalhos desenvolvidos ao longo do bimestre, totalizando assim 10,0 pontos.
A Média Ponderada (MP) se dará da seguinte forma: G1 + (2 x G2) ÷ 3.
Caso o discente não alcance a MP maior ou igual a 6,0 este deverá fazer Exame Final (EF) na totalidade de 10,0 pontos (só fará o EF aqueles que tiverem 75% de presença).
A Média Final (MF) se dará da seguinte forma: MP + (2 x EF) ÷ 3.
Caso o discente não atinja a MP 6,0 este deve ter no mínimo 75% de presença para poder realizar a EF.
Discente que tenha atingido a MP 6,0 e que tenha no mínimo 75% de presença, este poderá realizar o EF caso seja de sua vontade.
OBS.: As provas serão realizadas nas datas indicadas no Calendário Acadêmico. Poderá realizara prova fora das datas estabelecidas em Calendário Acadêmico o aluno que estiver amparado pela legislação específica vigente e que tenha protocolado o respectivo pedido em até 48h, após a aplicação da avaliação.
Em caso de ausência nos dias de avaliações e trabalhos avaliativos, favor avisar a professora (via e-mail e WhatsApp) com antecedência quando for possível para analisar possíveis soluções; e quando não for possível, o discente terá até três dias úteis para justificar sua ausência (via e-mail e WhatsApp) mediante atestados e documentação seguindo o regimento da Instituição de Ensino Superior (IES). Esses procedimentos não anula o regimento de solicitações via protocolos para a coordenação.

Bibliografia

Básica

COSTANZO, L. S. Fisiologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

CUNNINGHAN, J. G. Tratado de fisiologia veterinária. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014, 608 p

DUKES, fisiologia dos animais domésticos / editoria de William O. Reece. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. 926 p.

Complementar

FRANDSON, R. D.; WILKE, W. L.; FAILS, A. D. Anatomia e fisiologia dos animais de fazenda. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de fisiologia médica. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011
.
RANDALL, D.; BURGGREN, W.; FRENCH, K. Eckert fisiologia animal: mecanismos e adaptações. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

Randall, David Eckert fisiologia animal: mecanismos e adaptações 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. 729 p

REECE, W. O. Anatomia funcional e fisiologia dos animais domésticos. 3. ed. São Paulo: Roca, 2019.

Material Digital

Dukes | Fisiologia dos animais domésticos / editor William O. Reece, editores associados Howard H. Erickson, Jesse P. Goff, Etsuro E. Uemura; revisão técnica Luís Carlos Reis, André de Souza Mecawi. – 13. ed. – [Reimpr.]. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2022.
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788527731362/epubcfi/6/10[%3Bvnd.vst.idref%3Dcopyright]!/4/18/12/2/2
disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/ acessado 04/02/2023

Fails, Anna Dee Frandson: anatomia e fisiologia dos animais de produção / Anna Dee Fails, Christianne Magee ; tradução Maria de Fátima Azevedo, Renata Scavone de Oliveira. - 8. ed. - Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2019.

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Fisiologia humana: uma abordagem integrada [recurso eletrônico] / Dee Unglaub Silverthorn ; [tradução: Adriane Belló Klein ... et al.] ; revisão técnica: Maria Flávia Marques Ribeiro, Mauricio Krause, Paulo Cavalheiro Schenkel. – 7. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2017. Editado como livro impresso em 2017. ISBN 978-85-8271-404-1
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520449905/pageid/5
disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/ acessado 04/02/2023

Hill, Richard W. Fisiologia animal [recurso eletrônico] / Richard W. Hill, Gordon A. Wyse, Margaret Anderson ; [tradução: Álan Gomes Pöppl ... et al.] ; revisão técnica: Anapaula Sommer Vinagre, Luciano Stürmer de Fraga, Luiz Carlos Rios Kucharski. – 2. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2012

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788536326832/pageid/3
disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/ acessado 04/02/2023

Moyes, Christopher D. Princi´pios de fisiologia animal [recurso eletro^nico] / Christopher D. Moyes, Patricia M. Schulte ; traduc¸a~o: Adriane Bello´ Klein...[et al]. – 2. ed. – Dados eletro^nico. – Porto Alegre : Artmed, 2010.
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788536323244/pageid/3
disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/ acessado 04/02/2023

Reece, William O. Anatomia funcional e fisiologia dos animais domésticos / William O. Reece, Eric W. Rowe ; tradução José Jurandir Fagliari, Fabiana Buassaly Leistner. - 5. ed. - Rio de Janeiro : Roca, 2020.

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788527736886/epubcfi/6/10[%3Bvnd.vst.idref%3Dcopyright]!/4/28/1:19[4%20c%2Cm.]
disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/ acessado 04/02/2023


Informações da Turma
Curso
Medicina Veterinária
Período: 3
Carga Horária: 76h
Horário: 6T
Sala: 417