Fisiologia Veterinária II

2024/2 - Turma 1305

Ementa

Estudo das funções orgânicas e dos processos vitais relacionados aos sistemas digestório, endócrino e reprodutor dos animais.

Competências

Competências da disciplina: Compreender os processos fisiológicos das diferentes espécies animais relacionados aos sistemas digestório, endócrino e reprodutor correlacionando-os com as competências adquiridas na anatomia e histologia veterinárias como parâmetros para as alterações funcionais nas doenças de interesse na saúde animal, pública e ambiental.



Objetivos

Compreender as particularidades e as funções dos órgãos e sistemas do organismo.
Elucidar os processos mecânicos, físicos e bioquímicos envolvidos na fisiologia dos animais.
Descrever a constituição estrutural dos sistemas.
Explicar o funcionamento dos sistemas.
Identificar os mecanismos de controle e regulação dos sistemas.
Relacionar a integração entre os sistemas.

Programa

1-Fisiologia do Sistema Endócrino;
Visão geral do sistema endócrino
Glândulas endócrinas e suas funções- hipotálamo, hipófise e suas produções com a importância dos órgãos alvos
2-Fisiologia do Sistema Reprodutor Masculino;
Desenvolvimento gonadal
Fisiologia reprodutiva e gametogênese

3-Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino;
Desenvolvimento gonadal
Controle da ovulação e corpo lúteo
Ciclo estral
Gestação e parto

4-Fisiologia do Sistema Mamário;
Fisiologia das glândulas mamárias

5-Fisiologia do Sistema Digestório;
Regulação da função gastrointestinal
Movimentos do trato gastrointestinal
Secreções do trato digestório
Processos digestivos não fermentativos
Processos digestivos fermentativos
Uso dos nutrientes após absorção

Metodologia

A organização metodológica explicita um conjunto intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo. Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação. Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, exposição dialogada, dinâmicas de grupo, estudos de textos, perguntas pedagógicas, maquetes, pôsteres, diário de aula, simulação de atuação profissional.
Cada encontro presencial será formado por um momento inicial de Aporte Teórico metodológico com de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efe1vo (TDE).
O ATC será composto por: aulas expositivas dialogadas realizadas a para da interação
professora-aluno; reflexões sobre os elementos que integram a defesa sanitária animal
e a saúde pública; prática de concentração e definição de linhas coerentes de raciocínio;
realização de exercícios de forma continua (ou seja, a cada apresentação de conceito).
O TDE se dará por meio de apresentação de problemas a serem interpretados e solucionados com o uso de casos reais e/ou simulados. Nessas atividades, individuais ou em grupo, os alunos deverão se aprofundar no assunto com o apoio do material indicado, seguindo as instruções passadas pela professora, e compartilhar o conhecimento obtido.
Além disso, o aluno terá acesso a Web Aulas na plataforma Conecta: 03 aulas online
serão disponibilizadas em um sistema web, compostas por recursos didáticos - como
textos, áudios, livros e vídeos - e atividades individuais, seguindo as determinações da
Portaria MEC no 2.117, de 06 de dezembro de 2019.
Os conteúdos discutidos nas Web Aulas serão cobrados nas avaliações de G1 e G2.

Avaliação

A ULBRA Palmas, ao fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um processo de reflexão e de diálogo entre os envolvidos, assumindo um caráter interativo no qual as relações interpessoais e os projetos coletivos demarcam espaços de aprendizagem. A avaliação da aprendizagem, portanto, consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um auto gestor, partícipe do seu processo de construção do conhecimento.
As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competências e estão estratificadas em dois Blocos de Estudos (Bloco de Desenvolvimento e Bloco de Sistematização), distribuídos ao longo do período (semestre), a partir de dois modelos de estrutura de avaliação de acordo com a categorização das unidades curriculares (disciplinas), conforme previsto na Resolução de CONSUN nº 50, de dezembro de 2016.
O componente curricular “FISIOLOGIA VETERINÁRIA”, correspondente à categoria “Teórico profissionalizante”. A proposta pedagógica a ser trabalhada será desenvolvida através dos Blocos, sendo que cada um está atrelado a uma Atividade Avaliativa de Grau (Grau 1 Grau 2). Os Blocos trabalham as competências a partir de níveis de complexidade, de acordo com as especificidades curriculares.
Avaliação de Grau 1 - correspondente ao primeiro bimestre e a pontuação será dividida da seguinte forma: de 6,0 a 8,0 pontos de avaliação teórica; e de 2,0 a 4,0 pontos de trabalhos desenvolvidos ao longo do bimestre, totalizando assim 10,0 pontos.
Avaliação de Grau 2 - correspondente ao segundo bimestre e a pontuação será dividida da seguinte forma: de 6,0 a 8,0 pontos de avaliação teórica; e de 2,0 a 4,0 pontos de trabalhos desenvolvidos ao longo do bimestre, totalizando assim 10,0 pontos.
A Média Ponderada (MP) se dará da seguinte forma: G1 + (2 x G2) ÷ 3.
Caso o discente não alcance a MP maior ou igual a 6,0 este deverá fazer Exame Final (EF) na totalidade de 10,0 pontos (só fará o EF aqueles que tiverem 75% de presença).
A Média Final (MF) se dará da seguinte forma: MP + (2 x EF) ÷ 3.
Caso o discente não atinja a MP 6,0 este deve ter no mínimo 75% de presença para poder realizar a EF.
Discente que tenha atingido a MP 6,0 e que tenha no mínimo 75% de presença, este poderá realizar o EF caso seja de sua vontade.
OBS.: As provas serão realizadas nas datas indicadas no Calendário Acadêmico. Poderá realizara prova fora das datas estabelecidas em Calendário Acadêmico o aluno que estiver amparado pela legislação específica vigente e que tenha protocolado o respectivo pedido em até 48h, após a aplicação da avaliação.
Em caso de ausência nos dias de avaliações e trabalhos avaliativos, favor avisar a professora (via e-mail e WhatsApp) com antecedência quando for possível para analisar possíveis soluções; e quando não for possível, o discente terá até três dias úteis para justificar sua ausência (via e-mail e WhatsApp) mediante atestados e documentação seguindo o regimento da Instituição de Ensino Superior (IES). Esses procedimentos não anula o regimento de solicitações via protocolos para a coordenação.

Bibliografia

Básica

COSTANZO, L. S. Fisiologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

CUNNINGHAN, J. G. Tratado de fisiologia veterinária. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014, 608 p

DUKES, fisiologia dos animais domésticos / editoria de William O. Reece. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. 926 p.


Complementar

FRANDSON, R. D.; WILKE, W. L.; FAILS, A. D. Anatomia e fisiologia dos animais de fazenda. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de fisiologia médica. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

RANDALL, D.; BURGGREN, W.; FRENCH, K. Eckert fisiologia animal: mecanismos e adaptações. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

Randall, David Eckert fisiologia animal: mecanismos e adaptações 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. 729 p

REECE, W. O. Anatomia funcional e fisiologia dos animais domésticos. 3. ed. São Paulo: Roca, 2019.

Material Digital

Dukes | Fisiologia dos animais domésticos / editor William O. Reece, editores associados Howard H. Erickson, Jesse P. Goff, Etsuro E. Uemura; revisão técnica Luís Carlos Reis, André de Souza Mecawi. – 13. ed. – [Reimpr.]. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2022.
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788527731362/epubcfi/6/10[%3Bvnd.vst.idref%3Dcopyright]!/4/18/12/2/2
disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/ acessado 04/02/2023

Fails, Anna Dee Frandson: anatomia e fisiologia dos animais de produção / Anna Dee Fails, Christianne Magee ; tradução Maria de Fátima Azevedo, Renata Scavone de Oliveira. - 8. ed. - Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2019.
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788527735919/epubcfi/6/10[%3Bvnd.vst.idref%3Dcopyright]!/4/26/1:12[8%20c%2Cm.]
disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/ acessado 04/02/2023

Fisiologia humana: uma abordagem integrada [recurso eletrônico] / Dee Unglaub Silverthorn ; [tradução: Adriane Belló Klein ... et al.] ; revisão técnica: Maria Flávia Marques Ribeiro, Mauricio Krause, Paulo Cavalheiro Schenkel. – 7. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2017. Editado como livro impresso em 2017. ISBN 978-85-8271-404-1
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520449905/pageid/5
disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/ acessado 04/02/2023

Hill, Richard W. Fisiologia animal [recurso eletrônico] / Richard W. Hill, Gordon A. Wyse, Margaret Anderson ; [tradução: Álan Gomes Pöppl ... et al.] ; revisão técnica: Anapaula Sommer Vinagre, Luciano Stürmer de Fraga, Luiz Carlos Rios Kucharski. – 2. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2012

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788536326832/pageid/3
disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/ acessado 04/02/2023

Moyes, Christopher D. Princi´pios de fisiologia animal [recurso eletro^nico] / Christopher D. Moyes, Patricia M. Schulte ; traduc¸a~o: Adriane Bello´ Klein...[et al]. – 2. ed. – Dados eletro^nico. – Porto Alegre : Artmed, 2010.
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788536323244/pageid/3
disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/ acessado 04/02/2023

Molina, Patricia E. Fisiologia endócrina [recurso eletrônico] / Patricia E.Molina; tradução: André Garcia Islabão, André Garcia Islabão, Patricia Lydie Josephine Voeux; revisão técnica: Giovanna A. Balarini Lima, Giselle Taboada. – 5. ed. –Porto Alegre: AMGH, 2021.E-pub. Editado também como livro impresso em 2021. ISBN 978-65-5804-007-1

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786558040071/epubcfi/6/8[%3Bvnd.vst.idref%3DCreditos.xhtml]!/4[MOLINA5ed_completo-1]/2/42/2%4052:19
disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/ acessado 04/02/2023

Reece, William O. Anatomia funcional e fisiologia dos animais domésticos / William O. Reece, Eric W. Rowe ; tradução José Jurandir Fagliari, Fabiana Buassaly Leistner. - 5. ed. - Rio de Janeiro : Roca, 2020.

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788527736886/epubcfi/6/10[%3Bvnd.vst.idref%3Dcopyright]!/4/28/1:19[4%20c%2Cm.]
disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/ acessado 04/02/2023


Informações da Turma
Curso
Medicina Veterinária
Período: 3
Carga Horária: 76h
Horário: 4N
Sala: 417