Fisiopatologia da Reprodução Animal

2024/1 - Turma 1315

Ementa

Estudo da endocrinologia e patologia do sistema reprodutivo dos machos e das fêmeas de animais domésticos com a caracterização do manejo e biotécnicas aplicadas à reprodução.

Competências

Diagnosticar, realizar prognósticos e instituir tratamentos nas patologias relacionadas à reprodução,
Utilizar as biotécnicas reprodutivas
Planejar o manejo reprodutivo, baseados nos princípios éticos e visando o bem estar das espécies em estudo.

Objetivos

Estudar os processos fisiológicos reprodutivos dos animais domésticos assim como as alterações patológicas ligadas ao sistema reprodutor.
Geral
Compreender os mecanismos fisiológicos e a patologias reprodutivas dos animais domésticos.
Realizar diagnóstico e tratamento, assim como determinar medidas profiláticas das enfermidades.
Estabelecer o manejo e biotécnicas aplicadas à reprodução dos animais domésticos.

Programa

1- Noções básicas de reprodução animal
2-Anatomia e Semiologia do aparelho reprodutor das espécies domésticas
3-Hormônios da Reprodução e Controle hormonal
4-Fatores que interferem na reprodução dos animais domésticos
5-Fisiopatologia da reprodução em equinos
6-Fisiopatologia da reprodução em equinos
7- Manejo e técnicas reprodutivas em equinos
8-Fisiopatologia da reprodução em ruminantes
9-Fisiopatologia da reprodução em ruminantes
10 -Manejo e técnicas reprodutivas em ruminantes
11- Fisiopatologia da reprodução em pequenos animais
12- Estática fetal e manobras obstétricas em animais domésticos
13- Obstetrícia em equinos
14- Obstetrícia em ruminantes
15- Obstetrícia em pequenos animais

Metodologia

A organização metodológica explicita um conjunto intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo. Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação. Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, portfólios/webfólios, visitas técnicas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, ensaios argumentativos, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, júri simulado, Grupo de Verbalização e Grupo de Observação, maquetes, consultorias, cinefórum, pôsteres, diário de aula, gincanas, jogos, painéis, simulação de atuação profissional, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming), Dramatização (Rôle Playing), dentre outras.Web atividades: Serão postadas duas web atividades (de acordo com o calendário da instituição) no portal CONECTA: de elaboração de textos, exercícios de fixação, objetivando o estudo e análise dos conteúdos ministrados em sala de aula; entretanto não possuem nota de avaliação.

Avaliação

O sistema de notas do aluno é composto por avaliação de grau 1 (G1) e avaliação de grau 2 (G2).
A G1 possui peso 1, com o conteúdo ministrado no primeiro bimestre, com a seguinte pontuação: uma prova escrita no valor de 8 pontos e 2 pontos oriundos da prova prática (2 pontos) e das atividades desenvolvidas na classe e/ou no sistema CONECTA e relatórios de aula prática (2 pontos).
A G2 possui peso 2, – Aplicada no segundo bimestre, abrange os conteúdos ministrados nos dois bimestres e contará com uma prova escrita no valor de 6 pontos, e 4 pontos oriundos das atividades desenvolvidas na classe e/ou no sistema CONECTA e relatórios de aula prática (2 pontos); da prova prática (1 ponto ) e participação em sala de aula (teórica e prática) – 1 ponto.
Avaliação de Substituição de grau: Em casos onde o aluno perca alguma das avaliações ou não obtenha a média igual ou superior a 6,0 pontos, este poderá realizar uma avaliação teórica no valor de 10,0 pontos para substituir o grau em questão contemplando todo o conteúdo ministrado ao longo do semestre.
Para fins de aprovação, o acadêmico deverá alcançar a média de 6,0 pontos e frequência superior a 75% nas aulas

Bibliografia

Básica

DERIVAUX. Reprodução dos animais domésticos: fisiologia do macho, inseminação artificial e patologia. 12.ed. Zaragoza: Acribia, 2006.
NASCIMENTO, E.F. do; SANTOS, R. de L. Patologia da reprodução dos animais domésticos. 3.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
HAFEZ, B.; HAFEZ, E.S.E. Reprodução animal. 7.ed. Barueri, São Paulo: Manole, 2004

Complementar

PRESTES, N.C.; LANDIN,-ALVARENGA, F.C. Obstetrícia veterinária. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2017. KRUSTRIZ, S.D.; OLSON, M.V.R.; JOHNSTON, N.S. Canine and feline theriogenology. Philadelphia: Lea & Febiger, 2001. SAMPER, J. Equine Breeding Management and Artificial Insemination: Philadelphia: W.B.Saunders, 2000. GRUNERT, BIRGEL, VALE Patologia e Clínica da Reprodução dos Mamíferos Domésticos: São Paulo: Varela, 2005. MIES FILHO, A. Reprodução dos animais e inseminação artificial. Porto Alegre: Sulina, 1986.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Medicina Veterinária
Período: 7
Carga Horária: 114h
Horário: 6M - 52M - 51M
Sala: 323 323 323