Fisioterapia em Gerontologia

2024/1 - Turma 1517

Ementa

Competências

Compreender os aspectos básicos da gerontologia, com ênfase em alterações fisiológicas do envelhecimento e das patologias associadas ao envelhecimento.
Desenvolver raciocínio clínico para elaboração e aplicação do tratamento fisioterapêutico no idoso.

Objetivos

OBJETIVO GERAL:
Oferecer conhecimento teórico e prático sobre a atuação do Fisioterapeuta no atendimento ao idoso, além de compreender as principais patologias geriátricas e os efeitos do envelhecimento nos sistemas corporais do idoso.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Descrever as alterações fisiológicas do envelhecimento;
Conhecer as principais doenças geriátricas e seus efeitos na independência dos idosos.
Desenvolver o conhecimento e a habilidade de avaliação do paciente idoso;
Adquirir conhecimentos e técnicas adequadas para tratar pacientes idosos com doenças geriátricas.

Programa

• Fundamentos da Fisioterapia Geriátrica: conceitos, qualidade de vida na terceira idade, comunicação e os valores; senescência e senilidade; demografia; mortalidade e morbidade.
• Aspectos biológicos do envelhecimento:
- Alterações na composição e forma do corpo;
- Alterações no sistema ósseo;
- Alterações no sistema articular;
- Alterações no sistema neuromuscular;
- Alterações no sistema nervoso;
- Alterações no sistema cardiorrespiratório.
• Doenças associadas ao envelhecimento: síndrome da imobilidade; úlceras de decúbito; instabilidade postural, desequilíbrio e quedas; artrose, artrite e osteoporose.
• Questões éticas e legais da Fisioterapia Geriátrica.
• Escalas e testes de avaliações fisioterapêuticas no idoso:
- Avaliação funcional do idoso
- Avaliação da função mental
- Avaliação da qualidade de vida
• Tratamento fisioterapêutico no idoso:
- Aplicabilidade de técnicas e métodos
- Treinamento de marcha para o idoso
- Cinesiologia aplicada à geriatria
- Exercícios terapêuticos e treinamento funcional

Metodologia

As aulas teóricas serão ministradas através de exposição do conteúdo, sempre buscando a participação ativa dos alunos, interagindo com seus conhecimentos prévios, expectativas e relacionando com a atuação profissional no contexto social. Os alunos serão estimulados a participar ativamente do processo de construção do seu conhecimento, produzindo, cada um, o seu portfólio da fisioterapia, também serão realizadas práticas em pacientes idosos na comunidade.

No bloco de desenvolvimento 1 até G1 os alunos produzirão atividades e apresentações de conteúdos teóricos para inserção no portfólio individualmente. Na data de G1 será a primeira entrega de portfólio/webfólio , na aula posterior o professor realizará o feedback da avaliação e do portfólio para toda turma.
No bloco de desenvolvimento 2, os alunos irão concluir a produção dos seus portfólios/webfólios compondo-se por materiais teóricos e relatórios com fotos dos atendimentos externos realizados, além da conclusão das discussões teóricas com o professor. Será realizada avaliação individual com conteúdo trabalhado durante o semestre. Na data de G2 será a segunda entrega do portfólio/webfólio (entrega final), na aula posterior o professor realizará o feedback da avaliação e do portfólio para toda turma.
O portfólio é um procedimento de avaliação que permite aos alunos participar da formulação dos objetivos de sua aprendizagem e avaliar seu progresso. Eles são, portanto participantes ativos da avaliação, selecionando as melhores amostras de seu trabalho para incluí-las no portfólio (Villas Boas, 2012, p. 38).
Como componente da disciplina PEI predominantemente teórica (75% teórica e 25% prática), serão realizados atendimentos externos em datas e local escolhido pelo professor.

Serão realizadas web atividades como parte do conteúdo programático da disciplina e poderá ser cobrado em qualquer avaliação (G1 e G2). As web atividades serão para aprofundamento de conhecimento desenvolvido em sala de aula, com questões do ENADE, elaboração de trabalhos. As mesmas serão realizadas na plataforma conecta e serão contabilizadas somente como presença para o aluno, ou seja, não acarretará em qualquer tipo de nota.


Avaliação

Parágrafo 1º - Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos.
Parágrafo 2º - Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.
Parágrafo 3º - A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois.
Parágrafo 4º - Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.

Art. 5º - Para as disciplinas curricularização da extensão as pontuações máximas de Avaliação de Grau 1 (G1) e Avaliação de Grau (G2) será de 10 (pontos).
Parágrafo 2º - Disciplinas de curricularização da extensão não possuem EF; a MP é a MF.
Práticas de Ensino, Estágios, Projetos Tecnológicos e Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC) dependem do regulamento do curso.

As avaliações serão aplicadas G1 no dia 20/04/2024 e G2 dia 15/06/2024.

Art. 10 - É considerado reprovado na disciplina o aluno que, ao concluir o semestre letivo:
- não obtiver, no mínimo, 75% de frequência na disciplina, independente da MF obtida, salvo nos casos amparados pela legislação específica vigente;
- não obtiver a MF igual ou superior a 6,0 (seis).

Bibliografia

Básica

REBELATTO, José Rubens; MORELLI, José Geraldo da Silva. Fisioterapia Geriátrica: a prática da assistência ao idoso. Barueri, Sp: Editora Manole, 2004. 455 p.
ALVES, Dale L. et al. Fisioterapia Geriátrica. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A., 2002. 470 p.
FREITAS, Elizabete Viana de et al. Tratado de geriatria e gerontologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 1573 p.

Complementar

FREITAS, Elizabete Viana de. Manual Prático de Geriatria. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 368 p.
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de atenção à reabilitação da pessoa idosa/Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Brasília: Editora MS, 2021. 144p.
FREITAS, Elizabete Viana de.Tratado de geriatria e gerontologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 1573 p.
KAUFFMAN, T.L. Manual de reabilitação geriátrica. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Koogan, 2001.
SANTOS, João Paulo Manfré dos. Cinesioterapia Geral. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. 168 p.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Fisioterapia
Período: 7
Carga Horária: 76h
Horário: 7M
Sala: 306