Fisioterapia na Saúde da Criança e do Adolescente

2024/1 - Turma 1520

Ementa

Competências

Compreender a fisiologia e patologia na infância. Identificar aspectos importantes a serem avaliados nos pacientes pediátricos e as principais abordagens fisioterapêuticas para tratamento dos achados.

Objetivos

OBJETIVO GERAL:
Desenvolver o entendimento da saúde integral da criança e do adolescente nos diferentes aspectos cinesiofuncionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Compreender os aspectos do desenvolvimento da criança e do adolescente;
Entender a importância da avaliação cinesiofuncional nas faixas etárias;
Desenvolver aptidão para intervenções de educação, promoção, prevenção e reabilitação na saúde da criança e adolescente;
Compreender o papel da Fisioterapia na reabilitação da criança e adolescente.

Programa

Neuroanatomia.
Desenvolvimento embrionário.
Desenvolvimento neuropsicomotor típico.
Desenvolvimento do prematuro.
Intervenção precoce.
Alterações Respiratórias na criança neuropata.
Transtorno do Espectro Autista.
Anomalias craniofasciais.
Síndromes na infância.
Artrogripose e outras má formações congênitas: Luxação congênita de quadril e Pé torto congênito.
Fisioterapia nas Patologias da Infância.
Psicomotricidade.
Escalas de avaliação em neuropediatria.
Dispositivos vestíveis no tratamento fisioterapêutico.
Acessibilidade na infância – ambiente escolar e domiciliar.

Metodologia

As aulas serão teóricas,  apresentadas de forma expositiva e dialogada com recursos audiovisuais diversos. Os alunos serão estimulados a participar ativamente do processo de construção do seu conhecimento, assistir vídeos, realizar leitura de artigos, interação com colegas e resolver questionários e situações clínicas. As aulas favorecerão o diálogo, o raciocínio clínico e crítico por parte dos acadêmicos.
As Web Atividades devem ser realizadas no sistema Conecta e para validação da frequência o acadêmico deve responder a atividade de maneira satisfatória, atendendo todos os critérios para sua validação. Cabe ressaltar que as Web Atividades representam parte significativa e obrigatória da frequência semestral no novo sistema pedagógico da instituição e caso não sejam realizadas não é possível atingir o percentual mínimo para aprovação na disciplina.

Avaliação

Parágrafo 1º - Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos.
Parágrafo 2º - Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.
Parágrafo 3º - A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: MP =G1+(G2x2)/3.
Parágrafo 4º - Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.
Art. 3º - Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre
Média Parcial (MP), com peso um e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: MF =MP + (EFx2)/3.
Art. 9º - É considerado aprovado na disciplina o aluno que atingir, no mínimo, 75% de frequência e Média Final (MF) igual ou superior a seis (6,0).
Art. 10 - É considerado reprovado na disciplina o aluno que, ao concluir o semestre letivo:
não obtiver, no mínimo, 75% de frequência na disciplina, independente da MF obtida, salvo nos casos amparados pela legislação específica vigente;
não obtiver a MF igual ou superior a 6,0 (seis).

Na disciplina de Fisioterapia na saúde da criança e do adolescente G1 ou G2 será dividida entre: 8,0 pontos de prova teórica individual e 2,0 pontos de atividades acadêmicas.
A Avaliação de Grau Um (G1) será realizada no dia 17 de abril de 2024 e a Avaliação de Grau Dois (G2) no dia 19 de junho de 2024. Para alunos que não atingirem a Média Parcial igual ou superior a 6,0 pontos e obtiver, no mínimo, 75% de presença, realizará o Exame Final (EF) no dia 03 de julho de 2024.

Bibliografia

Básica

FINNIE, N. O. Manuseio em casa da criança com Paralisia Cerebral. São Paulo: Manole, 2000.
PRYOR, J. A.; WEBBER, B. A. Fisioterapia para problemas respiratórios e cardíacos. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
UMPHRED, D. A. Fisioterapia Neurológica. 2. ed. São Paulo: Manole, 2004.

Complementar

ADLER, S. PNF: Facilitação neuromuscular proprioceptiva: um guia ilustrado. 2. ed. Barueri/SP: Manole, 2007.
BEZIERS, M. e HUNSINGER, Y. O bebê e a coordenação motora. São Paulo: Summus, 1994.
LUNDY-EKMAN, L. Neurociência: Fundamentos para a reabilitação. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.
O’SULLIVAN S.B.; SCHIMITZ, T.J. Fisioterapia: avaliação e tratamento. 4.ed. São Paulo: Manole, 2004.
STOKES, M. Neurologia para Fisioterapeutas. São Paulo: Premier, 2000.

Material Digital

https://www.canchild.ca/
https://pathways.org/
https://abrafin.org.br/pareceres/

Informações da Turma
Curso
Fisioterapia
Período: 5
Carga Horária: 76h
Horário: 4N
Sala: 416