Fisioterapia na Saúde do Trabalhador

2024/1 - Turma 1521

Ementa

Competências

Capacidade de agir de forma eficaz para realizar atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde dos trabalhadores na área de Fisioterapia do Trabalho.

Objetivos

OBJETIVO GERAL
- Promover o conhecimento sobre ergonomia, prevenção e promoção de saúde em trabalhadores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Proporcionar domínio teórico e habilidade prática dos princípios de execução dos métodos de Fisioterapia do Trabalho.
- Realizar a avaliação clínica funcional e ocupacional detectando os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças músculo-esqueléticas relacionadas ao trabalho
- Atuar como fisioterapeuta na promoção da saúde para proporcionar melhor qualidade de vida aos trabalhadores

Programa

- Apresentação da disciplina: contextualização
- Fisioterapia do Trabalho
- Acidente de Trabalho
- Patologias relacionadas ao TRabalho
- Ginástica Laboral e Dinâmicas de grupo
- Trabalho pesado, riscos, limites de peso
- Trabalho sedentário, riscos
- Prevenção e promoção de saúde
- Ergonomia
- Normas Regulamentadoras
- Protocolos de avaliação ( SF36, RULA, OWAS, Nórdico)
- Apresentação de trabalhos / artigos

Metodologia

As aulas teóricas serão ministradas através de exposição do conteúdo, sempre buscando a participação ativa dos alunos, interagindo com seus conhecimentos prévios, expectativas e relacionando com a atuação profissional no contexto social. As aulas expositivas serão ministradas utilizando recursos como quadro branco, pincel, vídeos e data-show. Poderá ser utilizada também, técnicas de dinâmicas de grupo, seminários, leitura dirigida de artigos científicos, debates, trabalhos em sala de aula, exposição de vídeos, elaboração de artigos, relatórios e trabalhos de campo para fixação do conteúdo através da prática social.
Além disso, serão realizadas web atividades, com elaboração de trabalhos para aprofundar o conhecimento desenvolvido em sala de aula e/ou questões do ENADE.

Avaliação

- A avaliação acontecerá dividida em dois bimestres, de acordo com a Resolução 093 de 13/11/2002 e, será contínua. A média semestral será obtida através de dois graus: o Grau I, que se refere ao somatório das avaliações ocorridas durante o 1º Bimestre letivo e, o Grau II, que se refere ao somatório das avaliações ocorridas durante o 2º Bimestre letivo com direito a substituição de um dos graus. Na substituição será abordado todo o conteúdo e cujos critérios obedecem a regulamentação do Estatuto Geral do CEULP/ULBRA.

Essas atividades terão como objetivo o aprendizado do graduando e a avaliação desse aprendizado ao longo da disciplina.

Dessa forma, visamos diagnosticar as dificuldades de aprendizado e aplicar as intervenções necessárias para que sejam sanadas ao longo do semestre.

Os instrumentos e os seus respectivos valores tanto para o Grau I, como para o Grau II estão descritos abaixo:

**2 Trabalhos escritos:
•Cada trabalho terá valor 1,0, totalizado 2,0 pontos no Bimestre (G1 e G2).
.As datas dos trabalhos serão estabelecidas até a 2ª aula, entretanto, havendo alguma necessidade, poderão alterar-se, neste caso, os alunos presentes em sala de aula serão comunicados;
•Cada trabalho escrito utilizará uma série de perguntas organizadas de maneira seqüencial, e, em forma de questionário ou seminário;
•Os trabalhos serão realizados durante as aulas, no espaço de sala de aula ou biblioteca, com os acadêmicos organizados em grupos;
•O tempo para a realização de cada trabalho será de 1 aula, podendo ser do início da aula até o intervalo (09:00 – 10:45) ou, pós-intervalo até próximo do horário final da aula (11:00 – 12:00);
•Os trabalhos somente poderão ser entregues durante a aula prevista para a realização dos mesmos;


**Prova Escrita - Bimestral (G1 e G2):

•A prova escrita terá valor de 6,0 pontos;
•A data da prova será a data estabelecida de acordo com o calendário do CEULP-ULBRA até o 2º dia de aula;
•A prova será individual e sem consulta;
•Se qualquer aluno estiver obtendo informações que não sejam de sua própria memória ou raciocínio (exemplo: informações através de papéis, celular ou conversa com colegas), o mesmo será convidado a retirar-se da sala de aula e ficará com nota zero na prova, sem direito a recorrer a qualquer órgão legal.
•O conteúdo da prova escrita será o conteúdo estudado durante o bimestre letivo, tendo como referência as aulas teóricas, práticas e os trabalhos desenvolvidos em sala de aula e biblioteca;
•A prova constará de questões objetivas e descritivas. O tempo para a realização da prova será o mesmo utilizado durante as aulas, o qual consta no calendário acadêmico;
•A prova do 2º bimestre será cumulativa;
•O material permitido durante a realização da prova teórica será: lápis ou lapiseira, caneta tinta azul ou preta e borracha. O uso de corretivo invalida as questões da prova.
•Em caso de atraso: qualquer aluno que chegar para realizar a prova, após o primeiro acadêmico ter entregue a mesma, perde o direito de realizá-la, salvo com atestado médico e apoio do Conselho do Curso de Fisioterapia.

**Seminário Bimestral (G1 e G2)
*Seminário valor 2,0 ponto;
*Data será determinada até o segundo dia de aula;
*Sobre tema relacionados à disciplina;
*Realizado em grupo de no máximo 4 alunos;
*Deverá ser apresentado de forma oral e escrita.

OBS1:.O aluno que faltar aula nos dias em que os trabalhos forem realizados, ficará sem nota para este tipo de avaliação;

Obs 2:.A freqüência superior a 75% nas aulas será um pré-requisito para a aprovação do discente.

Obs 3: Datas de provas definidas no calendário acadêmico.

Bibliografia

Básica

Grandjean, Etienne. Manual de ergonomia :. 4. ed.. Porto Alegre: Bookman. 1998. ( 5 ex.)
Iida, Itiro. Ergonomia :. São Paulo: E. Blücher. 1997. ( 5 ex.).
Nascimento, Nivalda Marques do. Fisioterapia nas empresas :. 2. ed.. Rio de Janeiro: Taba Cultural. 2000. ( 5 ex.)

Complementar

Mendes, René. Patologia do trabalho. Rio de Janeiro: Atheneu (Rio de Janeiro). 1995. (2 ex.)
Deliberato, Paulo César Porto. Fisioterapia preventiva : fundamentos e aplicações.. São Paulo: Manole. 2002. ( 2 ex)
Barbosa, Luis Guilherme. Fisioterapia Preventiva nos DORTs. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2002. ( 2 ex.)
Codo, Wanderley; Almeida, Maria Celeste C.G. de. LER: Diagnóstico, Tratamento e Prevenção. Uma abordagem interdisciplinar.. Petrópolis: Editora Vozes. 1995.
Dul, Jan; Weerdemeester, Bernard; tradução Itiro Iida. Ergonomia Prática. São Paulo: Editora Blucher, 2000.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Fisioterapia
Período: 8
Carga Horária: 76h
Horário: 4N
Sala: 228