Fisioterapia Neurofuncional

2024/2 - Turma 1511

Ementa

Estudo teórico das lesões que acometem o sistema nervoso central e periférico na infância e na vida adulta. Abordagem dos aspectos relacionados à avaliação e conduta.

Competências

Desenvolver os conhecimentos da área de Fisioterapia Neurológica Infantil e adulto, atuando com ética e profissionalismo na promoção, prevenção e reabilitação da saúde de pacientes com patologias neurológicas.
Conhecer e entender as patologias neurológicas que afetam as pessoas na idade infantil e adulta, compreendendo o aspecto emocional do paciente, para avaliar e tratar, respeitando a individualidade e as particularidades de cada caso.

Objetivos

OBJETIVO GERAL:
Desenvolver o entendimento da saúde integral na área de fisioterapia neurofuncional da criança e do adulto nos diferentes aspectos cinesiofuncionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Estabelecer domínio teórico-científico das patologias neurológicas
Executar avaliação fisioterapêutica na área de neurologia infantil e adulta para elaboração de diagnóstico fisioterapêutico
Selecionar e aplicar as técnicas fisioterapêuticas adequadas para cada paciente
Propor orientações aos familiares sobre os cuidados domiciliares com o paciente

Programa

1- Apresentação do cronograma da disciplina, bibliografia e formas de avaliação. Revisão do Sistema Nervoso
2- Neuroanatomia (funções do sistema nervoso, tecido nervoso, células, meninges, líquor, condução do impulso nervoso, nervos cranianos e espinhais, vias medulares ascendentes, descendentes e principais áreas encefálicas)
3- Patologias pediátricas:
- Paralisia cerebral – aspectos gerais clínicos e fisioterapêuticos
- Lesão encefálica infantil adquirida (LEIA) - aspectos gerais clínicos e fisioterapêuticos
- Hidrocefalia, Síndrome de Arnold Chiari e Dandy Walker
- Mielomeningocele e meningocele - aspectos gerais clínicos e fisioterapêuticos
- Síndrome de Down - aspectos gerais clínicos e fisioterapêuticos
- Más-formações Congênitas – Artrogripose Múltipla Congênita, Osteogênese Imperfeita, Torcicolo Congênito e Luxação Congênita do Quadril
- Paralisia Braquial Obstétrica - aspectos gerais clínicos e fisioterapêuticos
- Traumatismo Raquimedular na criança - aspectos gerais clínicos e fisioterapêuticos
- Doenças neuromusculares infantis – distrofia muscular de Durchenne - aspectos gerais clínicos e fisioterapêuticos
- Noções de tratamento – Conceito Bobath, Intervenção Precoce, Técnicas Sensoriais para o Controle Motor, Equoterapia, Terapia Assistida por Animais, Dançaterapia e Musicoterapia, Fisioterapia Aquática, Eletroterapia, Integração Sensorial, Método Mãe-Canguru, método Veras,  Pediasuit, Terapia de Contenção Induzida, Padovan, Rood e Cuevas
4- Patologias Neurológicas no Adulto
- Acidente Vascular Encefálico
- Paralisia Facial
- Guillain-Barré
- Parkinson
- Esclerose Múltipla
- Esclerose Lateral Amiotrófica
- Alzheimer e Demência
-  Lesão do Plexo Braquial
- Noções de tratamento: Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva ( FNP), Reeducação Funcional, Terapias alternativas para tratamento de pacientes neurológicos

Metodologia

As aulas teóricas serão ministradas através de exposição do conteúdo com aulas expositivas e dialógicas envolvendo a participação crítica com opiniões e experiências do aluno. Aulas com atividades e participação ativa do acadêmico incluindo discussão de casos clínicos e exemplos práticos relacionados à pacientes neurológicos. Aulas utilizando data-show, casos clínicos, textos, internet e aulas práticas em laboratório, em alguns momentos com participação de pacientes. E estágio observacional na clínica escola com produção de relatório.
Serão realizadas três  Web atividades durante o semestre com atividades compatíveis com a carga horaria da disciplina.

Avaliação

As avaliações são compostas por duas provas:
G1 - que será realizada no dia 24/09/24 com valor 8.0 pontos (relacionando os conteúdos até essa data - prova teórica) e valor 2.0 pontos de trabalhos;
G2 - que será realizada no dia 19/11/24 com valor 8.0 pontos (relacionando os conteúdos até essa data - prova teórica)e valor 2.0 pontos de trabalhos;
Ambas atividades avaliativas poderão ser compostas por trabalhos e atividades realizados durante o período de aulas ate a data da avalição, e/ou de forma única no dia da avaliação.

Exame Final, uma avaliação cumulativa, que será realizada no dia 03/12/24, com valor 10,0 pontos.
Obs.: Essa avaliação só poderá ser realizada pelo aluno que obtiver o mínimo de 75% de presença no semestre

Bibliografia

Básica

BOBATH, K. Uma base neurofisiológica para o tratamento da paralisia cerebral. 2 ed. São Paulo: Manole, 1990.
FERNANDES, A. C.; RAMOS, A. C. R.; CASALIS, M. E. P.; HEBERT, S. K. AACD – Medicina de Reabilitação: Princípios e Prática. São Paulo: Artes Médicas, 2007.
SHEPHERD, R. B. Fisioterapia em Pediatria. 3 ed. 2 reimpr. São Paulo: Santos, 2002.
O’ SULLIVAN, Susan B., SCHMITZ, Thomas, J., Fisioterapia: avaliação e tratamento, 5ª edição, São Paulo, Manole, 2010. (4ex)
ROWLAND, Lewis P. Merritt Tratado de Neurologia. 10ªed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. (6ex)
UMPHRED, Darcy Ann. Fisioterapia Neurológica. 2ªed. São Paulo: Manole.1994 (4ex)

Complementar

BURNS, Y. R. Fisioterapia e crescimento na infância. São Paulo: Santos, 1999.
FINNIE, N. R. O manuseio em casa da criança com paralisia cerebral. 3 ed. São Paulo: Manole, 2000.
MACHADO, A. Neuroanatomia funcional. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 2000.
RATLIFFE, K. Fisioterapia na Clínica Pediátrica. São Paulo: Santos, 2002.
TECKLIN, J. S. Fisioterapia Pediátrica. 3 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2002.
GUYTON, ARTHUR C. Tratado de fisiologia médica . 11. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. 1115 p.
COHEN, Helen. Neurociência para fisioterapeutas. 2ªed. Barueri: Manole. 2001 (3ex)
LENT, Roberto. Cem Bilhões de Neurônios, Conceitos Fundamentais de Neurociência, Ed. Atheneu, 2005. (9ex)
DAVIES, Patricia M. Recomeçando outra vez: reabilitação precoce após lesão cerebral traumática ou outra lesão cerebral severa. São Paulo: Manole, 1997 (3 ex)
DAVIES, Patricia M. Exatamente no centro. São Paulo: Manole. 1996 (5ex)
DAVIES, Patricia M. Passos a Seguir. São Paulo: Manole.1996 (10 ex)

Material Digital

www.abradimene.org.br
www.arafin.org.br

Informações da Turma
Curso
Fisioterapia
Período: 6
Carga Horária: 76h
Horário: 3N
Sala: 306