Fisioterapia Neurofuncional Aplicada

2024/1 - Turma 1522-A

Ementa

Competências

Aplicar os conhecimentos da área de Fisioterapia Neurológica Infantil e adulto, atuando com ética e profissionalismo na promoção, prevenção e reabilitação da saúde de pacientes com patologias neurológicas.
Conhecer e entender as patologias neurológicas que afetam as pessoas na idade infantil e adulta, compreendendo o aspecto emocional do paciente, para avaliar e tratar, respeitando a individualidade e as particularidades de cada caso.

Objetivos

OBJETIVO GERAL:
Aplicar as técnicas para o tratamento  fisioterapêutico na área de fisioterapia neurofuncional da criança e do adulto nos diferentes aspectos cinesiofuncionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Estabelecer domínio teórico-científico das patologias neurológicas
Executar avaliação fisioterapêutica na área de neurologia infantil e adulta para elaboração de diagnóstico fisioterapêutico
Selecionar e aplicar as técnicas fisioterapêuticas adequadas para cada paciente
Propor orientações aos familiares sobre os cuidados domiciliares com o paciente

Programa

Programa
A disciplina de Fisioterapia Neurofuncional Aplicada e categorizada como uma disciplina Teórico-práticas com pacientes. A mesma tem especificações avaliativas, descritas no item avaliação, que devem ser observadas. O conteúdo programático segue da seguinte forma:

1- Apresentação do cronograma da disciplina, bibliografia e formas de avaliação.
2 - Noções de técnica e recursos fisioterapêuticos para tratamento de patologias neurológicas, como:
- Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva
- Bobath
- Reeducação Funcional,
- Terapias alterantivas,
- Pontos chaves,
- Terapia do espelhi,
- Hidroterapia,
- Cinesioterapia,
- Mudanças de decúbito,
- Cama ortostatica,
- Transferências
- Uso de cadeira de rodas.

As aulas e atividades poderão ser realizadas com pacientes e dinâmicas em grupos.

Metodologia

As aulas serão ministradas com atividades e participação ativa do acadêmico incluindo discussão de casos clínicos e exemplos práticos relacionados à pacientes neurológicos. Aulas utilizando data-show, casos clínicos, textos, internet e aulas práticas em laboratório, na clínica escola de Fisioterapia - NAC e em alguns momentos com participação de pacientes.
Serão realizadas três  Web atividades durante o semestre com atividades compatíveis com a carga horaria da disciplina. As Web atividades serão parte do conteúdo programático da disciplina e poderá ser cobrado em qualquer avaliação (G1, G2 e SUB). As web atividades serão realizadas na plataforma conecta e as mesmas serão contabilizadas somente como presença para o aluno, ou seja, não acarretará em qualquer tipo de nota.

Avaliação

G1 - que terá seu conteúdo teórico em relação as patologias e atividades trabalhadas em sala de aula.
Será realizada em dois momentos:
G1 teórica no dia 23/04/24 e G1 prática no dia 23 e 30/04/24, com valor 10,0 pontos cada (relacionando os conteúdos até essa data);
G2 - que terá seu conteúdo teórico em relação as patologias e atividades trabalhadas em sala de aula até o dia da avaliação.
Será realizada em dois momentos:
G2 teórica no dia 18/06/24 e G2 prática no dia 18 e 25/06/24, com valor 10,0 pontos cada (relacionando os conteúdos até essa data);

SUBSTITUIÇÃO DE GRAU: Substituindo um dos graus com todo o conteúdo do semestre, com valor de 10,0.

Todas as atividades avaliativas poderão ser compostas por trabalhos e atividades realizados durante o período de aulas ate a data da avalição, e/ou de forma única no dia da avaliação.

Também haverá provas práticas e atividades com os pacientes no decorrer do semestre.

Bibliografia

Básica

BOBATH, K. Uma base neurofisiológica para o tratamento da paralisia cerebral. 2 ed. São Paulo: Manole, 1990.
FERNANDES, A. C.; RAMOS, A. C. R.; CASALIS, M. E. P.; HEBERT, S. K. AACD – Medicina de Reabilitação: Princípios e Prática. São Paulo: Artes Médicas, 2007.
SHEPHERD, R. B. Fisioterapia em Pediatria. 3 ed. 2 reimpr. São Paulo: Santos, 2002.
O’ SULLIVAN, Susan B., SCHMITZ, Thomas, J., Fisioterapia: avaliação e tratamento, 5ª edição, São Paulo, Manole, 2010. (4ex)
ROWLAND, Lewis P. Merritt Tratado de Neurologia. 10ªed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. (6ex)
UMPHRED, Darcy Ann. Fisioterapia Neurológica. 2ªed. São Paulo: Manole.1994 (4ex)

Complementar

BURNS, Y. R. Fisioterapia e crescimento na infância. São Paulo: Santos, 1999.
FINNIE, N. R. O manuseio em casa da criança com paralisia cerebral. 3 ed. São Paulo: Manole, 2000.
MACHADO, A. Neuroanatomia funcional. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 2000.
RATLIFFE, K. Fisioterapia na Clínica Pediátrica. São Paulo: Santos, 2002.
TECKLIN, J. S. Fisioterapia Pediátrica. 3 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2002.
GUYTON, ARTHUR C. Tratado de fisiologia médica . 11. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. 1115 p.
COHEN, Helen. Neurociência para fisioterapeutas. 2ªed. Barueri: Manole. 2001 (3ex)
LENT, Roberto. Cem Bilhões de Neurônios, Conceitos Fundamentais de Neurociência, Ed. Atheneu, 2005. (9ex)
DAVIES, Patricia M. Recomeçando outra vez: reabilitação precoce após lesão cerebral traumática ou outra lesão cerebral severa. São Paulo: Manole, 1997 (3 ex)
DAVIES, Patricia M. Exatamente no centro. São Paulo: Manole. 1996 (5ex)
DAVIES, Patricia M. Passos a Seguir. São Paulo: Manole.1996 (10 ex)

Material Digital

www.abradimene.org.br
www.arafin.org.br

Informações da Turma
Curso
Fisioterapia
Período: 6
Carga Horária: 76h
Horário: 31N
Sala: 325