Máquinas e Mecanização Agrícola

2024/1 - Turma 0219

Ementa

Introdução ao estudo da mecanização agrícola. Máquinas e equipamentos
utilizados na produção agrícola brasileira. Preparo convencional, cultivo mínimo,
semeadura direta, reflorestamento. Desempenho operacional de conjuntos
mecanizados. Escolha e análise crítica de equipamentos.

Competências

Capacitar o discente a realizar manutenção preventiva, selecionar e recomendar insumos mecânicos para diferentes sistemas de produção, com base nas características de solo, clima, vegetação e sócio-econômicas do produtor rural, visando uma utilização técnica e economicamente viável de máquinas e implementos agrícolas.

Objetivos

- O bacharel em Agronomia formado pela CEULP/ULBRA é um profissional com capacidade de realizar análise científica, identificar e resolver problemas e tomar decisões na área agronômica, trabalhando de forma sustentável e ética.

Programa

1. Introdução ao estudo de máquinas e implementos agrícolas.
2. Motores a combustão interna: componentes e funcionamento
3. Trator Agrícola: Definição, importância e segurança nas operações agrícolas; Preparo do trator para o trabalho;
4. Máquinas agrícolas utilizadas no preparo de solo: preparo inicial; preparo periódico; arados; grades; subsoladores; escarificadores; enxadas rotativas.
5. Máquinas agrícolas utilizadas para semeadora; terminologia; tipos; fatores que afetam a operação; mecanismos constituintes; regulagens; mecanismos para plantio direto.
6. Máquinas agrícolas utilizadas para distribuição de fertilizantes e corretivos; terminologia; tipos; fatores que afetam a operação; mecanismos constituintes; regulagens; mecanismos para plantio direto.
7. Máquinas agrícolas utilizadas para aplicação de defensivos: Classificação geral; fatores que afetam a aplicação; tipos e caracterização de equipamentos; Regulagem e calibração de pulverizadores;
8. Máquinas agrícolas utilizadas na colheita de grãos: Tipos de colhedoras; constituição básica; regulagens.
9. Desempenho operacional de conjuntos mecanizados.

Metodologia

A metodologia de trabalho será teórico/prática e articulada a realidade, em direção a uma formação crítica e transformadora, no sentido de favorecer o desenvolvimento profissional do aluno e sua autonomia intelectual.
Cada encontro presencial passa a ser formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efetivo (TDE). O TDE será atividade discente supervisionada pelo professor, considerando a aprendizagem por competência.

Avaliação

A avaliação constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo.
A avaliação da aprendizagem do aluno é expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10) e será realizada ao longo do semestre letivo dividida em duas avaliações de grau:
Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos. A avaliação será composta por prova objetiva e individual, realizado na data proposta pelo calendário acadêmico.
Avaliação de Grau Um (G2) relativo aos saberes elaborados no segundo bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos. A avaliação será composta por prova objetiva e individual, realizado na data proposta pelo calendário acadêmico.
A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois.

Observação: Haverá atividades valendo pontos no desenvolvimento da disciplina durante o semestre e comporão as notas avaliativas de G1 e G2. Elas serão realizadas no Trabalho Discente Efetivo (TDE) nos dias das aulas de forma individual e/ou em grupo.

A avaliação será constituída por atividades de forma individual e/ou em grupo, valendo 2,0 pontos, e prova com questões objetivas e individual valendo 8,0 pontos.
Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.
Calculada da seguinte forma:

MP=(G1+(G2×2))/3

Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF).
Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois.
Calculada da seguinte forma:
MF=(MP+(EF×2))/3

O Exame Final será prova com questões objetivas, realizado na data proposta pelo calendário acadêmico.

Bibliografia

Básica

ROSA, David Peres. Dimensionamento e planejamento de máquinas e implementos agrícolas. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2016.
SILVA, Rui Corrêa da. Máquinas e equipamentos agrícolas. São Paulo: Érica, 2014. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536521633. Acesso em: 26 maio 2021.
SILVA, Rui Corrêa da. Mecanização e manejo do solo. São Paulo: Érica, 2014. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536521640. Acesso em: 26 maio 2021.

Complementar

ANTUNIASSI, U. R.; BOLLER, W. Tecnologia de aplicação de culturas anuais. 2. ed. Botucatu, SP: Fepaf, 2019.
BALASTREIRE, Luiz Antônio. Máquinas agrícolas. São Paulo: Manole, 1990.
LEPSCH, Igo Freitas. Formação e conservação dos solos. 2. ed. Editora Oficina de Textos, 2010. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em:https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/38863. Acesso em: 24 maio 2021.
MOLIN, José Paulo; AMARAL, Lucas Rios do; COLAÇO, André. Agricultura de precisão. São Paulo: Oficina de Textos, 2015. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/38882/pdf/0. Acesso em: 13 mar. 2020.
PRADO, Hélio do. Manejo dos solos: descrições pedológicas e suas implicações. São Paulo: Nobel, 1991.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Agronomia
Período: 7
Carga Horária: 76h
Horário: 6N
Sala: 234