Fundamentos da Avaliação Psicológica
2024/2 - Turma 0816
Ementa
Fundamentos da avaliação psicológica, seus objetivos, competências e compromisso social relacionado à área. Atributos dos Testes Psicológicos. Aspectos éticos relacionados à Avaliação Psicológica.
Competências
- Compreender o conceito, fundamentos e o processo da avaliação psicológica.
- Conhecer sobre a avaliação psicológica e seus diferentes campos de atuação.
- Distinguir instrumentos psicométricos e projetivos;
- Assimilar o conceito de Psicometria;
- Entender sobre o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI, sua relevância e desafios;
- Compreender o conceito e como se da a Avaliação Neuropsicológica.
- Diferenciar os principais documentos decorrentes ou não de avaliação psicológica.
Objetivos
A disciplina de Fundamentos em Avaliação Psicológica tem como propósito capacitar os alunos de Psicologia com as bases teóricas essenciais para compreender e aplicar diversos métodos de avaliação psicológica. Ao fornecer-lhes esse embasamento, os alunos ficarão preparados para avançar, nos semestres posteriores, para uma prática avaliativa de forma mais sólida e eficiente.
Programa
Unidade 01: Avaliação Psicológica
- Conceito, fundamento e processo;
- Contextos de aplicação;
- Responsabilidade e implicações éticas;
- Campos de atuação;
- Resolução CFP 31/2022 - Estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI e revoga a Resolução CFP nº 09/2018.
Unidade 02: Testes Psicológicos
- Conceito;
- Teste psicométrico x Testes e técnicas projetivas;
- Principais testes psicométricos e projetivos;
- Possibilidades de uso, administração/aplicação e interpretação;
- Escolha adequada do teste psicológico;
- Implicações éticas no uso adequado dos testes psicológicos;
- Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI;
Unidade 03: Estudos Psicométricos
- Conceito de Psicometria; Constructo.
- Elaboração dos instrumentos de medida: principais critérios para construção do teste psicológico (fidedignidade, validade, padronização, normatização, análise dos itens);
- Principais termos utilizados no processo de mensuração (percentil; Quartil; Escore Z; Desvio Padrão).
Unidade 04: Documentos decorrentes de Avaliação Psicológica
- Resolução 006/2019 do Conselho Federal de Psicologia - CFP;
- Regras para elaboração dos documentos psicológicos;
Unidade 05: Avaliação Neuropsicológica
- Conceito, fundamento e processo;
Metodologia
A disciplina será desenvolvida a partir dos seguintes procedimentos metodológicos:
- Aulas expositivas: Apresentações feitas pela professora para transmitir os conteúdos teóricos principais da disciplina.
- Discussões em sala de aula: Incentivar debates e discussões sobre os conceitos apresentados em aula, ajudar a aprofundar a compreensão e promover a troca de ideias entre os alunos.
- Apresentações dos estudantes: Dar oportunidades para os alunos apresentarem experiências específicas da disciplina para o restante da turma, o que os incentiva a pesquisar e se aprofundar em determinados assuntos.
- Seminários poderão ser organizados, contando com a participação de especialistas convidados que atuem na área de avaliação psicológica. Esses profissionais apresentarão temas específicos e aprofundados relacionados à disciplina, fornecendo insights valiosos sobre seu contexto de trabalho e os desafios enfrentados na prática da avaliação psicológica. A realização dos convites dependerá do andamento da disciplina e da disponibilidade dos profissionais.
- Perguntas e respostas: Fomentar sessões de perguntas e respostas, nas quais os alunos podem tirar dúvidas e esclarecer pontos específicos dos conteúdos.
- Visita ao NAav - Núcleo de Avaliação Psicológica. Explicação teórica-prática do Serviço. Apresentação dos testes psicológicos básicos utilizados no processo de avaliação psicológica.
- Mapas conceituais e esquemas visuais: Criação de mapas conceituais ou esquemas visuais pelos alunos para organizar os principais conceitos da disciplina.
Em alguns momentos do semestre, com datas já pré-estabelecidas no calendário acadêmico, os discentes farão as chamadas Web Atividades, acerca de assuntos inerentes à disciplina, ou como extensão desses assuntos para a pesquisa bibliográfica, valendo apenas presença. Essa tarefa poderá ou não ser validada pelo docente responsável, levando em consideração as respostas dadas.
Avaliação
G1 - Prova teórica dos assuntos visto em sala de aula até a data da Avaliação.
G2 - Prova teórica dos assuntos visto em sala de aula até a data da Avaliação.
Além disso, parte da nota será destinada a realização de Trabalho em Grupo para completar o valor da nota de G1 e G2.
OBS: As web atividades, pré-estabelecidas no calendário acadêmico, estarão disponíveis no portal para acesso dos discentes e valerão como presença dos dias supracitados.
OBS: Mudanças poderão haver durante o desenrolar do semestre, se o docente entender que será melhor para o andamento da disciplina e melhor aproveitamento dos alunos, como por exemplo, desmembramento de provas teóricas.
Bibliografia
Básica
Anastasi, Anne. Testagem psicológica / Anne Anastasi, Susana Urbina ; tradução [de] Maria Adriana Veríssimo Veronose. 7.ed. Porto Alegre : ARTMED, 2000. 575 p., il.
Baptista, Makilim Nunes. [et al.], (organizadores). Compêndio de Avaliação Psicológica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019. - (Avaliação Psicológica)
Erthal, Tereza Cristina. Manual de psicometria / Tereza Cristina Erthal. 8 reimpressão Rio de Janeiro : Zahar, 2001. 149 p., il.
URBINA, Susana. Fundamentos da testagem psicológica. Porto Alegre: ArtMed, 2007. Livro digital. (1 recurso online). ISBN 9788536312682. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788536312682. Acesso em: 17 fev. 2021.
Complementar
Bleger, José. Temas de psicologia : entrevista e grupos / José Bleger. São Paulo : Martins Fontes, 1993. 113 p. (Coleção psicologia e pedagogia).
COHEN, Ronald Jay; SWERDLIK, Mark E.; STURMAN, Edward D. Testagem e avaliação psicológica: introdução a testes e medidas. 8. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014. Livro digital. (1 recurso online). ISBN 9788580554106. Disponível em:https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788580554106. Acesso em: 17 fev. 2021.
Conselho Federal de Psicologia. Ano da avaliação psicológica: textos geradores / Conselho federal de Psicologia. Brasília: CFP, 2011. 156 p.
Conselho Federal de Psicologia. RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019. Institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no
exercício profissional/ Conselho Federal de Psicologia. Brasília: CFP, 2019.
Conselho Federal de Psicologia. RESOLUÇÃO Nº 31, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2022. Estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI e revoga a Resolução CFP nº 09/2018. Brasília: CFP, 2019.
HUTZ, Claudio Simon; BANDEIRA, Denise Ruschel; TRENTINI, Clarissa Marceli. Psicometria. Porto Alegre: ArtMed, 2015. Livro digital. (1 recurso online). (Avaliação psicológica). ISBN 9788582712368. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788582712368. Acesso em: 16 fev. 2021.
Material Digital
Bleger, José. Temas de psicologia : entrevista e grupos / José Bleger. São Paulo : Martins Fontes, 1993. 113 p. (Coleção psicologia e pedagogia).
COHEN, Ronald Jay; SWERDLIK, Mark E.; STURMAN, Edward D. Testagem e avaliação psicológica: introdução a testes e medidas. 8. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014. Livro digital. (1 recurso online). ISBN 9788580554106. Disponível em:https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788580554106. Acesso em: 17 fev. 2021.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Cartilha de Avaliação Psicológica. 3ª Edição. Brasília, 2022. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2022/08/cartilha_avaliacao_psicologica-2309.pdf