Fundamentos do Cuidado Humano I
2024/2 - Turma 1206
Ementa
Conhecimento das terminologias em saúde ,assim como o reconhecimento de sinais e sintomas apresentados pelo indivíduo no processo saúde x doença, a partir da anamnese e exame físico dos usuários dos serviços de saúde, reconhecendo o processo de Sistematização da Assistência de Enfermagem como responsabilidade do enfermeiro.
Competências
COMPETÊNCIAS
• Reconhecer a saúde como direito, atuando de forma a promover condições dignas de vida e garantir a integralidade do cuidado de enfermagem, entendido como conjunto de ações articuladas e contínuas dos serviços;
• Estabelecer cuidados para a sua própria saúde, bem como dos trabalhadores da equipe, visando o bem-estar como cidadão e como profissional, por meio da ética, biossegurança em saúde;
• Identificar alterações fisiológicas e não fisiológicas nos indivíduos por meio do exame propedêuticas correlacionando as necessidades do indivíduo no clico de vida
• Elaborar por meio do conjunto de conhecimentos assistência inicial ao individuo por meio do reconhecimento das necessidades humanas básicas afetadas.
• Utilizar do elemento da comunicação verbal e não verbal para construção da histórica clínica focada no individuo e não na doença.
• Subsidiar a prática científica da enfermagem apoiando nas teorias básicas da assistência de enfermagem.
Objetivos
OBJETIVOS DA DISCIPLINA
GERAL:
• Proporcionar o conhecimento das características semiológicas que levem o discente a elaboração e compreensão do fisiológico e alterações proveniente de agravos ou do ciclo de vida que afetem à saúde dos indivíduos. A busca de condutas promocionais e curativas, através da utilização das teorias de enfermagem, e da aplicação do processo de enfermagem de forma individual e integral atendendo as necessidades humanas básicas, através da realização de Histórica clínica-( anamnese e exame físico ) e em atividades práticas, assim iniciando o vínculo do acadêmico com o indivíduo nos diferentes espaços socais da saúde .
ESPECÍFICO(S):
• Desenvolver habilidades de exame físico nos diferentes ciclos de vida da pessoa, por meio da prática e simulação supervisionada.
• Identificar a semiologia dos distúrbios que alteram a saúde, por meio da anamnese e exame físico.
• Reconhecer e implementar ações relativas ao cuidado partindo das necessidades humanas básicas afetadas em cada indivíduo.
• Programar a assistência de enfermagem através da teoria das necessidades humanas básicas (Maslow, Horta), cuidado transpessoal (Jean Watson)
• Desenvolver habilidades de relacionamento profissional com o cliente/paciente e seus familiares através de um posicionamento adequado, comunicação verbal e não verbal
• Estabelecer um plano de cuidados tendo como referencial teórico – necessidades humanas básicas, embasando cientificamente as atividades práticas.
• Iniciar a capacidade de identificar os problemas e as necessidades humanas desenvolvendo um plano sistematizado da assistência de enfermagem
Programa
0. ABORDAGEM TEMÁTICA
• Segurança do paciente; Biossegurança;
• Cuidado Inclusivo / Acessibilidade ; Relações Étnicos Raciais / Cultura Afro Brasileira; Africana e Índigena
• Histórico de Enfermagem ;
• Necessidades Humanas Básicas;
• Sistematização da Assistência de Enfermagem;
• Taxonomia do NANDA I;
• Diagnóstico de Enfermagem;
• Repouso Sono e ciclos circadianos;
• Técnicas propedêuticas no exame físico.
• Exame físico e semiologia geral e específica.
• Exame físico e semiologia do Sistema Tegumentar.
• Exame físico e semiologia da Cabeça e pescoço.
• Exame físico e semiologia do Sistema Neurológico.
• Exame físico e semiologia Sistema Respiratório.
• Exame físico e semiologia do Sistema Cardiovascular e Linfático.
• Exame físico e semiologia do Sistema Digestório.
• Exame físico e semiologia do Sistema Urinário e Reprodutor.
• Exame físico e semiologia do Sistema Musculo Esquelético.
• Higienização das mãos .
Metodologia
0. PROCESSO METODOLÓGICO
As estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, portfólios/webfólios, visitas técnicas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, ensaios argumentativos, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, júri simulado, pôsteres, diário de aula, gincanas, jogos, painéis, simulação de atuação profissional, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming), Dramatização (Rôle Playing), dentre outras. Cada encontro presencial passa a ser formado por um momento inicial de Cada encontro constatará de 2 momentos bem estabelecidos 1º-momento Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e 2º momento Trabalho Discente Efetivo (TDE), essa disciplina ainda apresenta um componente prático que corresponde a 50% da carga horária.
Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC), Nesse momento da aula é onde o discente tem aproximação e contextualização com os conteúdos teóricos que são essenciais para as aulas práticas e devem ser apresentados considerando o processo ativo da aprendizagem e com a capacidade de correlação com aplicação no campo da enfermagem.
Trabalho Discente Efetivo (TDE) É um momento onde se concretiza um pouco mais essa aprendizagem devido o discente ser ainda mais efetivo no processo da aprendizagem sendo conduzido por meio de uma atividades que apresentam a tríade da aprendizagem significativa ( investigação , colaboração e compartilhamento ou exposição) e autogestão da aprendizagem..
Aulas práticas- Essas aulas seguiram o cronograma sendo seguida da aula teórica, com a intensão de proporcionar uma aprendizagem diretamente relacionada da teoria com prática, aprendizagem baseada em problemas, será desenvolvida por sub grupos da turma e cada professor deverá realizar atividades de simulação, atendimento em dupla e/ou individual, uso de manequins ou equipamentos e/ ou instrumentos para realização a atividade proposta, sala de simulação realística. Serão realizadas em ambiente de aprendizagem presencial laboratório e /ou clínica de enfermagem.
O discente terá avaliação prática do conteúdo ministrado em sala de aula e das práticas desenvolvidas em aulas. As avaliações serão realizadas conforme calendário acadêmico da instituição. Para o processo avaliativo o docente irá apresentar o manual de avaliação do curso contendo os critérios de avaliação. Esse manual fica disponível para o aluno.
Avaliação
0. PROCESSO AVALIATIVO
Visa fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo.
As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competência, distribuídos ao longo do período (semestre), a partir dos modelos de estrutura de avaliação de acordo com a categorização das unidades curriculares (disciplinas), conforme previsto na Resolução do CONSEPENº891.
A avaliação constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo.
O componente curricular Fundamentos do Cuidado Humano I, correspondente disciplina teórico prática.
As Atividades avaliativas visam ao acompanhamento do desempenho da construção progressiva da aprendizagem e ocorrem ao longo do período (semestre).
A disciplina teórico prática serão constituídas de avaliação teórica e prática.
A avaliação teórica com pontuação 6 ( seis ) pontos e avaliação prática 4 ( quatro) pontos.
A avaliação teórica grau um (G1) terá o valor de 5 (cinco) pontos e 1 ( um ) ponto de trabalho avaliativo. Os 4 ( quatros)pontos que restam para completar o grau um serão de avaliação prática. Sendo 6 (seis) pontos parte teórica e 4 (quatro) pontos parte prática, totalizando 10( dez) pontos de G1.
G1:
Trabalho Avaliativo = 1,0 ponto
Avaliação teórica individual= 5,0 pontos
Avaliação prática individual = 4,0 pontos
A avaliação de grau dois (G2) terá peso dois, terá o valor de 5 (cinco) pontos e 1 ( um ) ponto de trabalho avaliativo. Os 4 ( quatros)pontos que restam para completar o grau um serão de avaliação prática. Sendo 6 (seis) pontos parte teórica e 4 (quatro) pontos parte prática, totalizando 10( dez) pontos de G2.
G2:
Trabalho Avaliativo = 1,0 ponto
Avaliação teórica individual= 5,0 pontos
Avaliação prática individual = 4,0 pontos
Para aprovação da disciplina o aluno terá eu atingir no mínimo 6,0( seis ) pontos na média parcial ( MP).
MP = G1 + ( G2x2) /3
Exemplo : 6 + ( 6x2)/3
6+ 12/3 = 6
A avaliação G2 é uma avaliação cumulativa ( obrigatória) individual realizada na data do calendário acadêmico.
Os alunos que não atingirem MP 6 ( seis) e tiverem no mínimo 75% de frequência poderão fazer o exame final ( EF) , tanto da parte prática , quanto teórica.
O exame final será uma avaliação escrita com questões objetivas e subjetivas com valor de 6 ( seis) pontos de todo conteúdo ministrado e avaliação prática no laboratório com os mesmos critérios estabelecidos em G1 e G2 com valor de 4 ( quatro) pontos.
Nesse caso o EF será o resultado da média ponderada (MP) com peso um e EF com peso dois. Calculada da seguinte forma:
Média Final (MF): MP + ( EF x2)/3
AVALIAÇÕES TEÓRICAS
As avaliações teóricas serão objetivas e subjetivas individual na data estabelecida pelo calendário acadêmico.
AVALIAÇÕES PRÁTICAS
As avaliações práticas acontecerão no laboratório individual com tempo determinado previamente. Será sorteado um sistema do corpo para que o discente realiza e o exame físico conforme aprendizagem teórico e as práticas que o mesmo realizou anteriormente.
G1: Construção de história clínica – no ato da avaliação sorteio de casos clínicos .
O discente irá realizar exame físico de uma das partes do corpo já estudado e registrar em conjunto com uma história clinica a escolha da parte será por meio de sorteio .
G2: História clinica de um caso associada ao exame físico , o discente irá irá realizar exame físico de uma das partes do corpo já estudado, a escolha da parte será por meio de sorteio
Bibliografia
Básica
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARROS, Alba Lucia Botura Leite. Anamnese e exame físico :avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2022. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível : https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786558820284 Acesso em: 10 fev.2022.
P PORTO, Celmo C.; PORTO, Arnaldo L. Exame Clínico. 8ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021. E-book. [minhaBibblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788527731034/epubcfi/6/10 . Acesso em: 12 fev. 2023
Complementar
COMPLEMENTAR:
NETTINA, Sandra M. Prática de Enfermagem.11ed. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2021. E-book.[minha biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.om.br/reader/books/9788527738002/epubcfi/6/10 .Acesso em: 15 fev. 2023.
MASSON, Antonio A.et al. Semiologia Essencial na Prática Médica: O Que Todo Clínico Deve Saber.Rio de Janeiro: Thieme Brazil, 2022. E-book.[ minhabiblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786555721089.Acesso em: 15 fev. 2023..
LANA, Letice D.; SILVA, et al. Semiologia.São Paulo: Grupo A, 2018. E-book.[ minha biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595028470 Acesso em: 15 fev. 2023.
MATTOS, Waldo; et al. Semiologia do Adulto - Diagnóstico Clínico Baseado em Evidências. Rio de Janeiro : Medbook, 2017.E-book.[minhabiblioteca].Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786557830253 . Acesso em: 15 fev. 2023.
PAULA, Maria de Fatima C.; SANTOS, Eduarda Ribeiro dos; SILVA, Myria Ribeiro da; et al. Semiotécnica - Fundamentos Para a Prática Assistencial de Enfermagem. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2016. E-book. ISBN 9788595151673. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595151673/ . Acesso em: 27 jul. 2024.
POTTER, P. A.; PERRY, A. G. Fundamentos de enfermagem. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018 Guia de exame físico para enfermagem.
CARPENITO, Lynda Juall . Manual de: diagnósticos de enfermagem. 9 ed. Porto Alegre: ArtMed, 2010.
PORTO,Celmo Celeno. Semiologia Médica. 3 ed.Guanabara-Koogan,2009.
HERDMAN, T. H.; KAMITSURU, S. Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I: definições e classificações 2018-2020. Tradução [de] Regina Machado Garcez; revisão técnica [de] Alba Lucia Bottura Leite de Barros... et al. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.
POTTER, P. A.; PERRY, A. G. Fundamentos de enfermagem. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.
TANNURE, Meire Chucre; GONÇALVES Ana Maria Pinheiro. SAE, sistematização da assistência de enfermagem: guia prático. 3. ed., rev. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.
Material Digital
Sites indicados:
http://www.coren-sp.gov.br/sites/default/files/SAE-web.pdf http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/paciente_hig_maos.pdf http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/images/documentos/livros/Livro1-Assistencia_Segura.pdf
CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM. SÃO PAULO. Processo de Enfermagem: Guia para a prática. Disponível em: http://portal.coren-sp.gov.br/sites/default/files/SAE-web.pdf
- RESOLUÇÃO COFEN Nº 0514/2016. Aprova o Guia de Recomendações para os registros de enfermagem no prontuário do paciente, com a finalidade de nortear os profissionais de Enfermagem. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-05142016_41295.html
- RESOLUÇÃO COFEN Nº 0545/2017. Anotação de Enfermagem e mudança nas siglas das categorias profissionais. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-05452017_52030.html
- RESOLUÇÃO COFEN Nº 429/2012. Dispõe sobre o registro das ações profissionais no prontuário do paciente, e em outros documentos próprios da enfermagem, independente do meio de suporte - tradicional ou eletrônico. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-n-4292012_9263.html
- RESOLUÇÃO COFEN-736/2024. Dispõe sobre Dispõe sobre a implementação do Processo de Enfermagem em todo contexto socioambiental onde ocorre o cuidado de enfermagem. Disponível em: https://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-736-de-17-de-janeiro-de-2024/ .