Gerência de Projetos
2024/2 - Turma 0614
Ementa
Metodologias e práticas de gerência de projetos com foco em gestão de projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação. Modelagem de Negócio com Project Model Canvas. Perfil do Gerente de Projetos. Project Management Book of Knowledge. Gerência Ágil de Projetos.
Competências
• Ser capaz de realizar trabalho cooperativo e colaborativo em um gerenciamento de projetos e entender os benefícios que este pode produzir.
• Empreender e exercer liderança, coordenação e supervisão na sua área de atuação profissional.
• Identificar e analisar requisitos para problemas reais/específicos e planejar estratégias para suas soluções.
• Conceber soluções computacionais a partir de decisões visando o equilíbrio de todos os fatores envolvidos.
• Ser capaz de gerenciar projetos sejam eles de desenvolvimento de sistemas computacionais ou não, aplicando métodos, boas práticas e ferramentas adequadas.
• Escolher e aplicar boas práticas e técnicas que conduzam ao raciocínio rigoroso no planejamento, na execução e no acompanhamento, na medição e gerenciamento geral de projetos.
• Ser capaz de interpretar e elaborar documentos, gráficos, tabelas e diagramas.
Objetivos
Capacitar o(a) aluno(a) nas principais técnicas e metodologias de gerenciamento de projetos, com foco em processos de desenvolvimento de soluções tecnológicas, com abordagem teórico-prática, visando instrumentalizar o(a) aluno(a) nas principais áreas chave de conhecimento do gerenciamento de projetos.
Além disso, objetiva-se especificamente:
• Ressaltar a importância da gerência de projetos seja ela aplicada em um âmbito computacional ou não;
• Conceituar projeto e gerenciamento de projetos;
• Descrever o perfil de um gerente de projetos;
• Analisar metodologias voltadas para o gerenciamento de projetos com foco no PMBOK;
• Capacitar o aluno nas áreas chave de processo do PMBOK, permitindo uma aplicação prática de conceitos desenvolvidos através do uso de ferramentas de gerenciamento de projeto;
• Desenvolver as principais técnicas de planejamento de projeto e apresentar cases de gerenciamento de projetos.
Programa
• Gerência e Gestão de Projetos;
• Ciclo de Vida do Gerenciamento de Projetos;
• Perfil do gerente de projetos;
• Modelagem de Negócio (Project Model Canvas);
• Estudo das áreas de conhecimento (disciplinas) do PMBOK:
• Gerenciamento de Escopo.
• Gerenciamento de Tempo.
• Gerenciamento de Custo.
• Gerenciamento de Qualidade.
• Gerenciamento de Recursos Humanos.
• Gerenciamento de Comunicação e Partes Interessadas.
• Gerenciamento de Risco.
• Gerenciamento de Aquisição.
• Gerenciamento de Integração.
• Ferramentas para Gerência Ágil de Projetos.
Metodologia
O Aporte Teórico-metodológico de Competências da disciplina será oferecido por meio de aulas expositivas, discussões em grupos e em classe, apresentação e debate de conceitos e metodologias de trabalho, e apresentação de propostas de resolução de problemas de algum grupo da comunidade interna ou externa à instituição.
O Trabalho Discente Efetivo se dará, em cada aula, por meio do desenvolvimento de artefatos de gerenciamento de projeto, bem como de notícias para site, produções científicas dentre outras possibilidades de produção discente que aproximem o conteúdo da disciplina da comunidade interna e externa ao curso e à instituição. Nestas atividades os alunos deverão se aprofundar nos assuntos propostos em sala com apoio do material indicado pelo(a) professor(a) e seguindo as instruções passadas pelo(a) mesmo(a), terão que compartilhar com a comunidade os conhecimentos obtidos construindo, em conjunto, propostas de resolução de problemas ou de questões apresentadas.
As atividades serão organizadas nas seguintes etapas:
• Etapa 1 - fundamentação teórica: Os alunos terão contato com os conceitos e fundamentos da Gerência de Projetos, conforme disposto na ementa e no programa da disciplina;
• Etapa 2 - diagnóstico situacional: De posse do conhecimento teórico, os alunos buscarão aplicá-los sobre o(s) problema(s) apresentado(s) na disciplina, na forma e quantidade necessárias para possibilitar o seu entendimento e o gerenciamento da proposta futura de solução(ões). Será o momento de confrontar os conceitos e fundamentos com o gerenciamento efetivo de um projeto de uma solução real. Produções discentes serão solicitadas e deverão ser desenvolvidas, discutidas e formatadas pelos grupos e pela classe, considerando especialmente o contexto computacional e da gerência de projetos.
• Etapa 3 - prática: aplicando os conceitos da etapa 1 e as produções desenvolvidas na etapa 2, os alunos deverão coordenar as atividades de gerenciamento de um projeto de desenvolvimento de uma solução computacional que resolve a problemática de algum grupo da comunidade interna ou externa à instituição, compartilhando os conhecimentos obtidos e as produções desenvolvidas.
Avaliação
A avaliação da aprendizagem do aluno é expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10) e será realizada ao longo do semestre letivo dividida em duas avaliações de grau (G1 e G2). A avaliação será continuada através de trabalhos, seminários, listas de exercícios e provas no decorrer do semestre.
Valores das avaliações:
Avaliação G1
• Atividades individuais e em grupo (4,0)
• Prova (6,0)
Avaliação G2
• Atividades individuais e em grupo, projeto da disciplina (4,0)
• Prova (6,0)
A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: MP = (G1 + (G2 x 2))/3.
Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.
Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: MF = (MP + (EF x 2))/3.
Qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF para aumentar a sua média, independente de aprovação.
Critérios de avaliação:
• Compreensão dos conceitos e termos técnicos;
• Participação e execução das atividades propostas em sala de aula;
• Organização do pensamento e dos conceitos apresentados;
• Resolução de problemas e questões;
• Trabalhos:
**Conteúdo claro e abrangente;
**Criatividade;
**Apresentação.
Bibliografia
Básica
CARVALHO, Fábio Câmara Araújo de. Gestão de projetos. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/3013. Acesso em: 4 abr. 2022.
FOGGETTI, Cristiano (org). Gestão ágil de projetos. São Paulo: Education do Brasil, 2014. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/22131. Acesso em: 4 abr. 2022.
PHILLIPS, Joseph. Gerência de projetos de tecnologia da informação: no caminho certo, do início ao fim. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
Complementar
CRUZ, Fábio. Scrum e Guia PMBOK unidos no gerenciamento de projetos. Rio de Janeiro: Brasport, 2013. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/160061. Acesso em: 4 abr. 2022.
HELDMAN, Kim. Gerência de projetos: guia para o exame oficial do PMI. 5. ed. atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
KERZNER, Harold. Gestão de projetos: as melhores práticas. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
SOLER, Alonso Mazini. Gerenciamento de projetos em tirinhas. São Paulo: Brasport, 2018. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/160399. Acesso em: 4 abr. 2022.
VALERIANO, Dalton. Moderno gerenciamento de projetos. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/335. Acesso em: 6 abr. 2022.
Material Digital
Uma Proposta de Extensão PMBoK para Visualização de Dados em Gerenciamento de Projetos de Software: https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/18357
Gestão de Stakeholders (GS) no Gerenciamento de Projetos (GP): casos múltiplos sob a luz do Pmbok: http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/66
PMBOK® Guide: https://www.pmi.org/pmbok-guide-standards/foundational/pmbok