Gestão e Controle de Qualidade em Ciências Biomédicas

2024/2 - Turma 1818

Ementa

Estudo do gerenciamento laboratorial e atuação do biomédico no controle de qualidade dos processos laboratoriais referentes as diversas áreas de sua competência.

Competências

Elaborar, aprovar e analisar criticamente documentos do sistema de gestão da qualidade total;
Selecionar, aplicar e analisar criticamente as ferramentas para o controle interno e externo de qualidade nas diferentes áreas de atuação.

Objetivos

Geral:
Capacitar para a gestão laboratorial em uma equipe multiprofissional, desenvolvendo os processos nas diversas áreas do seu âmbito profissional.

Específicos:
- Apresentar os processos de qualidade;
- Aplicar as ferramentas da qualidade no gerenciamento laboratorial;
- Compreender a gestão da qualidade e seus conceitos como modelo para a excelência.

Programa

30/07/2024 Conceitos Gerais da Gestão da Qualidade
06/08/2024 ISOs 9000
13/08/2024 Aula extensional – Obtenção dos dados controle de qualidade interno LUAC (Bioquímica, imunologia e hematologia)
20/08/2024 Controle de qualidade interno e externo – Variância – Desvio Padrão – Diagrama de Dispersão
27/08/2024 Aula extensional – Computação dos dados controle de qualidade interno LUAC (Bioquímica, imunologia e hematologia)
03/09/2024 Regras de Westgard e Gráfico de Levey-Jennings.
10/09/2024 Aula extensional – Computação dos dados controle de qualidade interno LUAC (Bioquímica, imunologia e hematologia)
17/09/2024 Apresentação seminário controle de qualidade interno LUAC.
24/09/2024 Avaliação de Grau 1 - G1
28/09/2024 Certificação, acreditação e auditoria.
28/09/2024
01/10/2024 Aula extensional – Obtenção dos dados controle de qualidade Externo LUAC (Bioquímica, imunologia e hematologia)
08/10/2024 Gestão da fase pré - analítica, analítica e pós analítica.
15/10/2024 Aula extensional – Computação dos dados controle de qualidade Externo LUAC (Bioquímica, imunologia e hematologia)
19/10/2024 RDC 786/2023
19/10/2024 2ª Web Atividade
22/10/2024 Aula extensional – Computação dos dados controle de qualidade Externo LUAC (Bioquímica, imunologia e hematologia)
29/10/2024 Qualidade Sigma
05/11/2024 Aula extensional – Computação dos dados controle de qualidade Externo LUAC (Bioquímica, imunologia e hematologia)
09/11/2024 Programa dos 5 S’s.

09/11/2024 3ª Web Atividade
12/11/2024 Aula extensional – Computação dos dados controle de qualidade Externo LUAC (Bioquímica, imunologia e hematologia)
18/11/2024 Apresentação seminário controle de qualidade externo LUAC.
19/11/2024 Avaliação de Grau 2 - G2
26/11/2024 Entrega de provas e correção

Metodologia

A organização metodológica explicita um conjunto intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo.
          Nesse ambiente educativo interativo, o docente tem o seu papel ressignificado como mediador, problematizador e pesquisador no sentido de gerar situações pedagógicas que possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens e de sua própria formação. O sujeito aprendente se reconhece no protagonismo do processo e se envolve no momento em que tece a crítica sobre a realidade e quando dá sentido aos conhecimentos prévios construídos e vivenciados nas práticas sociais. Aprender, portanto, é um processo reconstrutivo que permite o estabelecimento de diferentes tipos de relações, ressignificações e reconstruções com vistas a sua aplicabilidade transformadora em situações diversas.
Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação.
          Aulas expositivas, debates de textos de artigos, estudos e discussão de casos. Serão utilizados quadros de giz,  projetor de slides, data show. Dinâmicas de grupo e mecanismos de feedback.

Avaliação

Quanto as avaliações, teremos três: G1 (peso de grau 1),G2 (peso de grau 2). Por se tratar de uma matéria extencionista não ocorrera avaliação de EF ( Exame Final)
Critérios de Avaliação:
G1: Avaliação divida em prova individual (4.0) e atividades em grupos ( eventos, palestras, banners e ações extensionistas (6.0) .
G2 : Avaliação divida em prova individual (4.0) e atividades em grupos ( eventos, palestras, banners e ações extensionistas (6.0) .

Bibliografia

Básica

AGUIAR, S. Integração das ferramentas da qualidade ao PDCA e ao programa seis sigma. Nova Lima: INDG, 2012.
CHIAVENATO, I. Administração nos novos tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2010.
JAQUES, S.M.C. Bioestatística: princípios e aplicações. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Complementar

BORGES, I. R.; RODRIGUES, M. C. Ética e responsabilidade profissional. Canoas: Ed. Ulbra, 2011.
CABRAL, E.H.S. Terceiro setor: gestão e controle social. São Paulo: Saraiva, 2014.
CATELAN, E. Planejamento estratégico. Canoas: Ed. Ulbra, 2010.
DEFEO, J.A. Fundamentos da qualidade para líderes. Porto Alegre: Bookman, 2015.
SELEME, R. Controle de qualidade: as ferramentas essenciais. Curitiba: InterSaberes, 2012.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Biomedicina
Período: 6
Carga Horária: 76h
Horário: 3N
Sala: 333