Gestão e Planejamento de Ambientes de Produção

2024/1 - Turma 1317

Ementa

Fundamentação da atuação no planejamento e desenvolvimento rural sustentável e elaboração de planejamento de gestão de empresas agropecuárias e agroindústrias estabelecendo relações com o Desenvolvimento Rural e Questão Agrária.

Competências

- Conhecer os mecanismos de gestão e controle da empresa rural;
- Desenvolver a capacidade de tomada de decisões;
- Propor soluções tecnológicas em todas as fases de produção;
- Promover o desenvolvimento do meio rural.

Objetivos

- Gerenciar, organizar e planejar o ambiente de produção;
- Controlar os processos envolvidos em todas as etapas produtivas.

Programa

- Planejamento de ambientes de produção de alimentos.
- Elaboração e aplicação de soluções no ambiente de produção.
- Ferramentas de gestão e planejamento.
- Principais tecnologias aplicadas na gestão e planejamento da produção de alimentos.
- Implantação de tecnologias em empresas agropecuárias.
- Implantação de tecnologias em agroindústrias.
- Marketing rural.

Metodologia

O Aporte Teórico-metodológico de Competências será oferecido por meio de aulas expositivas, discussões em grupos e em classe, apresentação e debate de artigos, apresentação e discussões sobre gestão e planejamento de ambientes de produção, permeando as temáticas do programa da disciplina.
O Trabalho Discente Efetivo se dará, em cada aula, por meio de criação de conteúdos compartilhados, apresentação de temáticas, criação e exposição de uma síntese do
conteúdo da aula e mapas conceituais. A partir destas atividades, o aluno, juntamente com a sua equipe, compartilhará o conhecimento obtido construindo, em conjunto, propostas de resolução dos problemas ou reflexões sobre as temáticas apresentadas.
Web Aula na plataforma Conecta: 03 aulas online serão disponibilizadas em um sistema web, compostas por recursos didáticos - como textos, áudios, livros, apresentações e
vídeos - e atividades individuais ou em grupo, seguindo as determinações da Portaria MEC no 2.117, de 06 de dezembro de 2019.
Os alunos farão visitas técnicas à estabelecimentos do setor primário e terciário tais como propriedades rurais, frigoríficos, fábricas de insumos agropecuários e alimentícios, dentre outros, com vistas a consolidar os conhecimentos obtidos em sala de aula. Como parte do programa da disciplina, também será organizado pelos alunos um ciclo de paletras com profissionais com vasta experiência no setor para elucidar pontos importantes para os acadêmicos.
A organização metodológica explicita um conjunto de intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de
discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo.
A disciplina pressupõe a utilização da pesquisa-ação no qual o pesquisador intervenha dentro de uma problemática social, analisando-a e anunciando seu objetivo de forma a
mobilizar os participantes, desenvolvendo habilidades e competências. O método propicia investigar sua própria prática de maneira re flexiva envolvendo vários atores, acadêmicos e da sociedade, para solucionar problemas.
As atividades serão organizadas em etapas, que ocorrerão de forma cíclica:
- Fundamentação teórica e apropriação de técnicas e processos: os alunos terão contato com processos de trabalho que buscam estimular a criatividade e a produção de soluções de forma dinâmica e prática.
- Entendimento de contextos: de posse do conhecimento obtido a respeito da gestão e planejamento de ambientes de produção, os alunos buscarão aplicá-los obtendo
informações sobre os diversos contextos apresentados a partir de trabalhos interdisciplinares. Será o momento de confrontar as metodologias com a busca pela produção criativa, original, viável e sustentável de uma solução.
- Produção da solução: munidos das informações obtidas dos contextos estudados, os estudantes elaborarão uma série de apresentações com propostas de socialização e
reflexão dos diversas temas que envolvem o contexto de gestão e planejamento de ambientes de produção. Essas apresentações serão no âmbito da sala de aula, inicialmente
e, depois, em um movimento interdisciplinar, com outras turmas de disciplinas de outros cursos.
A presente disciplina faz parte do Programa de Extensão Interdisciplinar (PEI), o qual está constituído por mais duas disciplinas (Vigilância, Saúde e Gestão do Meio Ambiente; e
Estudo das cadeias produtivas do agronegócio) estruturadas em semestres distintos e que permitem a identificação de problemáticas em contextos reais à identificação de soluções, através de um processo de pesquisa-ação.

Avaliação

A avaliação constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo. - A avaliação da aprendizagem do aluno é expressa numericamente numa escala de zero
(0) a dez (10) e será realizada ao longo do semestre letivo dividida em duas avaliações de grau:
-Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro
bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos. -Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.
- A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: 𝑀𝑃 =𝐺1 + (𝐺2𝑥2) / 3.

Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.

Os instrumentos que comporão as avaliações G1 e G2 podem ter a seguinte estruturação, de acordo com as especificidades e objetivos pedagógicos da
disciplina:
● Prova Individual com questões objetivas; questões discursivas; ou mista com
questões objetivas e discursivas; e/ou
● Relatórios (ou instrumento com aderência pedagógica) baseados em atividades
diversas, a exemplo de:
I. Artigos, ou;
II. Pôsteres, ou;
III. Portfólios/Webfólios, ou;
IV. Maker Space, ou;
V. Seminários Integradores, ou;
VI. Organização de eventos, ou;
VII. Desenvolvimento e apresentação de produtos, ou;
VIII. Painel Integrado, ou;
IX. Relatórios Finais de:
a. Práticas em pacientes, ou;
b. Consultorias, ou;
c. Pesquisas de Campo, ou;
d. Pesquisa Etnográfica, ou;
e. Estudos de casos.

Obs. 1: Para este conjunto de disciplinas não existe a possibilidade de Exame Final (EF)
Obs. 2:As avaliações seguirão as datas previstas em calendário acadêmico.

Bibliografia

Básica

1) ARAÚJO, Massilon J. Fundamentos de Agronegócios. Grupo GEN, 2022. E-book. ISBN
9786559771615. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559771615/.
2) KAY, Ronald D.; EDWARDS, William M.; DUFFY, Patricia A. Gestão de Propriedades Rurais.
Grupo A, 2014. E-book. ISBN 9788580553963. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788580553963/.
3) ZUIN, Luís Fernando S.; QUEIRÓZ, Timóteo R. Agronegócios: gestão, inovação e
sustentabilidade - 2ED. Editora Saraiva, 2019. E-book. ISBN 9788571440104. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788571440104/.

Complementar

1) ANTUNES, Junico. Sistemas de Produção. Grupo A, 2011. E-book. ISBN 9788577802494.
Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788577802494/.
2) BATALHA, Mário O. Gestão Agroindustrial. Grupo GEN, 2021. E-book. ISBN
9788597028065. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597028065/.
3) CARDOSO, Hugo Monteiro da C. Guia da Gestão Rural: Gestão da Informação,
Econômico-Financeira e Tributária ao seu Alcance. Grupo GEN, 2022. E-book. ISBN
9786559772117. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559772117/.
4) KUAZAQUI, Edmir. Planejamento Estratégico. Cengage Learning Brasil, 2015. E-book.
ISBN 9788522122523. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522122523/.
5) SILVA, Rui Corrêa da. Extensão Rural. Editora Saraiva, 2014. E-book. ISBN
9788536521541. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536521541/.

Material Digital

REIS, Marcus. Crédito Rural. Grupo GEN, 2021. E-book. ISBN 9786559640775. Disponível
em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559640775/.

Informações da Turma
Curso
Medicina Veterinária
Período: 5
Carga Horária: 38h
Horário: 42T - 41T
Sala: 217 217