Gestão Tecnológica

2024/1 - Turma 0302

Ementa

Tecnologia no Pensamento Econômico Clássico. Gestão da Inovação: Inovação Tecnológica. Tecnologia da Informação. Planejamento Estratégico de TI. Gestão Estratégica de TI na prática nos contextos de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva.

Competências

Reconhecer o sentido histórico da ciência e da tecnologia, especialmente da tecnologia da informação, a partir do entendimento do processo de inovação tecnológica.
Identificar como as tecnologias da informação mudaram os processos de gestão nos mais variados contextos.
Desenvolver a capacidade de estabelecer relações multidisciplinares, compreendendo novas possibilidades de atuação do profissional da área de computação.

Objetivos

Estabelecer uma linha temporal do desenvolvimento tecnológico.
Identificar as várias perspectivas que compõem o processo de inovação tecnológica.
Construir argumentos coerentes sobre a temática da tecnologia e da inovação.
Criar relações entre distintas áreas de conhecimento e a tecnologia da informação.
Identificar soluções computacionais para a resolução de problemas que perpassam diversos contextos.

Programa

Tecnologia no Pensamento Econômico Clássico
Gestão da inovação: Inovação Tecnológica
  - A trilogia schumpeteriana: Invenção, Inovação e Difusão
  - Tipos de Inovação: Incremental, Radical e Conceitual
  - Abrangência da Inovação: aberta, fechada.
    - Fatores indutores da inovação: Technology push, Demand pull
Tecnologia da Informação
    - Definição
    - Características
Gestão Estratégica
  - Planejamento Estratégico de Negócio
  - Planejamento Estratégico de TI
Gestão Estratégica de TI na prática
  - Contexto: Gestão de Conhecimento e Inteligência Competitiva

Metodologia

O Aporte Teórico-metodológico de Competências é composto por
- Aulas expositivas dialogadas realizadas a partir da interação professor-aluno;
-  Apresentação dos conceitos a partir de múltiplos contextos.
- Utilização de uma série de artefatos para a associação dos conceitos e competências com a prática profissional.
- desenvolvimento de argumentos: priorizando a prática da produção de textos críticos e embasados em acontecimentos reais.

O Trabalho Discente Efetivo será composto por:
- Debates em sala de aula: baseados nos textos e nas aulas, o aluno terá a oportunidade de refletir e discutir suas ideias e compreensões sobre o assunto desenvolvido e, em seguida, problematizar, isto é, discutir as diversas opiniões e ideias confrontando com a realidade. O objetivo dessa metodologia é incentivar o estudante a ter uma visão mais abrangente e crítica sobre as diversas temáticas abordadas na disciplina.
- Trabalhar de forma colaborativa com temáticas baseadas em contextos multidisciplinares e apresentação e reflexão dos resultados.
- Desenvolver trabalhos enfocando contextos reais: simulação de ambientes empresariais, pesquisa sobre diversos contextos econômicos e sociais que causam modificação no desenvolvimento de ferramentas e modelos relacionados à tecnologia, mais especificamente tecnologias da informação, análise das mudanças advindas do processo de inovação (tanto no contexto de uma empresa, quanto de uma região), estudos de caso.

Web Aula na plataforma Conecta: 03 aulas online serão disponibilizadas em um sistema web, compostas por recursos didáticos - como textos, apresentações e vídeos - e atividades individuais ou em grupo, seguindo as determinações da Portaria MEC nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019.

Avaliação

O aluno será avaliado ao longo do semestre letivo em duas avaliações de grau, a saber:
- Grau Um (G1), com peso 1,0: 4.0 pontos de avaliações e trabalhos individuais ou em grupo + 6.0 pontos de prova com conteúdo relativo ao primeiro bimestre letivo;
- Grau Dois (G2), com peso 2,0: 4.0 pontos de avaliações e trabalhos individuais ou em grupo + 6.0 pontos de prova com conteúdo relativo à totalidade do semestre.

A Média Parcial (MP) será a média ponderada entre G1 e G2. Logo, MP = (G1 + 2 x G2) / 3.
Será aprovado o aluno que alcançar a MP igual ou superior a 6,0 (seis).

O Exame Final (EF) será aplicado para os alunos que não tiverem alcançado MP igual ou superior a 6,0 (seis). O aluno, com ou sem aprovação, que desejar aumentar a sua MP e atingir frequência mínima de 75%, terá direito de realizar a prova de Exame Final (EF).

Para o aluno que fizer a prova de EF, a Média Final (MF) será a média ponderada entre MP (peso um) e EF (peso dois). Logo: MF = (MP + EF x 2) / 3.

Para os alunos que não realizarem a prova de EF a MF será igual a MP.

Será aprovado o aluno que alcançar a MF igual ou superior a 6,0 (seis) e atingir, no mínimo, 75% de frequência.

Bibliografia

Básica

AKABANE, G. K. Gestão estratégica da tecnologia da informação: conceitos, metodologias, planejamento e avaliações. Grupo GEN, 2012. 9788522475803. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522475803/.
MARÓSTICA, Eduardo. Inteligência de mercado. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2020. 9788522129546. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522129546/.
TIGRE, Paulo. Gestão da Inovação - Uma Abordagem Estratégica, Organizacional e de Gestão de Conhecimento.  Rio de Janeiro: Elsevier: Grupo GEN, 2019. 9788595150812. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595150812/.

Complementar

ANDREASSI, Tales. Gestão da Inovação Tecnológica.  São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2012. 9788522108404. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522108404/.
PALETTA, Francisco C. Série Tecnologia e Organização da Informação: Contribuições para a Ciência da Informação. São Paulo: Editora Blucher, 2020. 9788521218951. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521218951/
FOINA, Paulo R. Tecnologia de informação: planejamento e gestão, 3ª edição. São Paulo: Grupo GEN, 2013. 9788522480852. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522480852/.
GOMES, Elisabeth; BRAGA, Fabiane. Inteligência Competitiva em Tempos de Big Data. Editora Alta Books, 2017. 9788550804101. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788550804101/.
TURBAN, Efraim; VOLONINO, Linda. Tecnologia da Informação para Gestão. Grupo A, 2013. 9788582600160. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582600160/.

Material Digital

Artigo sobre Inovação Aberta: https://www.bbvaopenmind.com/en/articles/open-innovation-striving-for-innovation-success-in-the-21-st-century/
Inovação Incremental x Inovação Radical: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1404015
DNA dos inovadores: http://hbr.org/2009/12/the-innovators-dna
Indústria 4.0 e Planejamento de TI: https://www.mdpi.com/2076-0760/8/5/154/htm
Gestão do Conhecimento e TI em resposta à crise do Covid 19: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14778238.2020.1860665

Informações da Turma
Curso
Sistemas de Informação
Período: 7
Carga Horária: 76h
Horário: 2N
Sala: