Hematologia Clínica
2024/2 - Turma 1814
Ementa
A disciplina aborda fundamentos básicos da hematologia desde a hematopoiese e evoluindo para os perfis clínico- aboratorias das anemias, leucemias, leucocitoses nos processos infecciosos e inflamatórios. Noções básicas de hemostasia, imunohematologia e hemoterapia.
Competências
No decorrer da disciplina o aluno deverá compreender os mecanismos fisiopatológicos que levam aos distúrbios hematológicos, entender a etiologia, manifestações clínicas, profilaxia, analisar ensaios específicos e estabelecer o diagnóstico correlacionando-os com outros exames não hematológicos e com a clínica do paciente. O aluno deve desenvolver habilidades em desenvolver ensaios laboratoriais específicos para o diagnóstico das doenças hematológicas, ser capaz de avaliar e interpretar os resultados encontrados, interdisciplinar áreas afins, correlacionar resultados de exames complementares e formar hipóteses diagnósticas e ainda avaliar e garantir a qualidade em laboratório de hematologia.
Objetivos
- Raciocinar de forma lógica sobre as principais patologias hematológicas humanas;
- Manipular reagentes, instrumentos, equipamentos e amostras biológicas essenciais para o diagnóstico das enfermidades.
- Desenvolver agilidade nos processos, técnicas de armazenamento de reagentes e de amostras biológicas
- Trabalhar obedecendo normas de biossegurança, caracterizando os riscos inerentes e protegendo a sua saúde, de seus colegas e do meio ambiente.
- Criar uma consciência ambiental, com relação a geração, segregação e descarte de resíduos de serviços de saúde.
Programa
Programa Hematologia Clínica
TURMA
Aulas teóricas Sala / Aulas práticas sala 529
2ª feira – 19 às 22 horas
Julho
29 – Aula teórica - Apresentação, Plano de Ensino, Metodologia e Avaliação / Biossegurança TDE - Matemática para laboratório
Agosto
05 – Aula teórica – HematopoIese - Função das Células sanguíneas. Eritrograma / Índices Hematimétricos / TDE - Atlas de HematopoIese – Anticoagulantes e Corantes Hematológicos.
12 – Aula prática - Coleta de sangue (venoso - capilar) / Anticoagulantes / Esfregaço Sanguíneo – Coloração Hematológica
19 – Aula prática - Eritrograma - Contagem de Hemácias - Determinação do Hematócrito – Dosagem de Hemoglobina / Índices Hematimétricos. Automação – Princípio de funcionamento
26 – Aula Teórica - Classificação Etiológica e Laboratorial das Anemias – Resumo de Artigos e confecção de Power Point com Quadro classificatório das principais anemias.
Setembro
02 – Aula prática - Alterações eritrocitárias / Citologia Eritrocitária
09 – Aula prática - Contagem de Reticulócitos (Azul de Cresil Brilhante) / Teste de Falcização (Metabissulfito de Sódio) – Leucograma – Contagem Global de Leucócitos / Confecção e interpretação do leucograma.
16 - Aula teórica - Causas de Leucocitose e de Leucopenia / Leucemias - Classificação etiológica e laboratorial / Quadro comparativo das Leucemias / TDE – Atlas de células leucêmicas
23 - Aula teórica - Correção da Prova - Noções básicas de hemoterapia e hemostasia / TDE: Grupo 1- indicações de transfusão de CH, PFC, CRIOPRECIPITADO, CP. Grupo 2: Interpretação do Coagulograma, TAP, TTPA e D dímero.
28- 1ª Web aula – 8 horas
30- Avaliação Grau 1 – G1 – Leitura de Artigos relacionados com Anemias.
Outubro
07 – Aula teórica - Correção da Prova - Noções básicas de hemoterapia e hemostasia / TDE: Grupo 1- indicações de transfusão de CH, PFC, CRIOPRECIPITADO, CP. Grupo 2: Interpretação do Coagulograma, TAP, TTPA e D dímero.
19- 2ª Web aula – 8 horas
21- Aula Prática - Citologia Leucocitária - Leucograma (Contagem diferencial) - Confecção do Leucograma
28 – Aula Prática - Doenças plaquetárias - Púrpuras / Doença de von Willebrand - Contagem de Plaquetas.
Novembro
04 – Aula prática - Imunohematologia - Antígenos eritrocitários - Classificação sanguínea ABO (direta e reversa) e Rh D
09 – 3ª Web aula – 6 horas
11 - Aula Prática - Interpretação do Hemograma Completo automatizado / Velocidade de Hemossedimentação (VHS) – Confecção do Hemograma Completo
18 – Aula prática - Revisão de exames para a prova prática.
25 – Avaliação Grau 2 – G2
Dezembro
02 - Correção da G2 e revisão para Exame Final
09 – Exame Final
Metodologia
- As aulas teóricas e práticas acontecerão em modo presencial.
- Nosso curso é teórico-prático.
- As aulas práticas acontecerão em laboratórios do Complexo Laboratorial, obedecendo os cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias e adotados pela Ulbra na observância de critérios de Biossegurança para prevenção de doenças, acidentes e cuidados com o meio ambiente.
- Teremos atividades complementares disponibilizadas no Conecta .
- As Web aulas serão disponibilizadas no Conecta, são obrigatórias e compõe o quantitativo de presenças para o aluno(a) atingir os 75% de presença para aprovação.
- Produção textual a partir da leitura dirigida de artigos especializados com questionamentos problematizadores;
Obs .:Todo material em PowerPoint utilizado para exposição das aulas, dentre outros como POP, casos clínicos, exercícios, apostilas e artigos estarão disponíveis como roteiro de estudo para o aluno no Conecta - Sistema de Ensino - Material Didático. Lembramos que os slides são direcionamento de aulas, as provas serão elaboradas consultando a bibliografia sugerida.
Avaliação
# O processo avaliatório do aluno é contínuo.
# Será composto por 2 avaliações Grau 1 (G1) e Grau 2 (G2) e caso opte ou necessite por um Exame Final (EF)
# Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos.
# Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.
# A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: MP =G1 + (G2x2)3.
# Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.
# MP = [G1 + (G2x2)/3] #
# Os alunos que atingirem o mínimo de 75% de frequência, poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma:
MF = [MP + (EFx2)3].
Atenção: Qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF, independente de aprovação.
# As pontuações de Avaliação de Grau 1 (G1) e Avaliação de Grau (G2) serão de no máximo 10 pontos.
# Destes, de 6,0 a 8,0 pontos de prova individual (obrigatória), e de 2,0 a 4,0 pontos de atividades, individuais ou em grupo, realizadas por meio de instrumentos com aderência pedagógica.
& Para G1 a prova individual terá o valor de 8.0 pontos. Os outros 2.0 pontos será de relatórios de aulas práticas, que valerão 1.0 ponto e resumos de artigos que valerá 1,0 ponto, concluindo os 10,0 pontos.
& Para G2 a prova individual terá o valor de 6.0 pontos, prova prática 2.0 pontos e relatórios de aulas práticas 2.0 pontos, concluindo os 10,0 pontos
# É considerado aprovado na disciplina o aluno que atingir, no mínimo, 75% de frequência e Média Final (MF) igual ou superior a seis (6,0).
# É considerado reprovado na disciplina o aluno que, ao concluir o semestre letivo: não obtiver, no mínimo, 75% de frequência na disciplina,
independente da MF obtida, salvo nos casos amparados pela legislação específica vigente;
não obtiver a MF igual ou superior a 6,0 (seis).
ATENÇÃO
1- A regra diz que: se não tem 75% de presença não faz EF independente da pontuação da MP.
2- A regra diz que se MP acima de 6,0 mas sem 75% de presença, o aluno não será aprovado.
# As provas deverão ser realizadas nas datas indicadas no Calendário Acadêmico.
# O resultado do desempenho do aluno nas avaliações de G1 ou G2 deverá ser divulgado no encontro seguinte à realização da prova, conjuntamente com a realização do feedback da aprendizagem.
# O professor terá um prazo máximo de 48 horas após o feedback para registrar o resultado do desempenho dos alunos no diário eletrônico.
# Poderá realizar a prova fora das datas estabelecidas em Calendário Acadêmico o aluno que estiver amparado pela legislação específica vigente e que tenha protocolado o respectivo pedido no prazo estabelecido pela instituição.
Bibliografia
Básica
CARVALHO, WILLIAM DE FREITAS. Técnicas médicas de hematologia e imuno-hematologia. Belo Horizonte: COOPMED, 2002. 341p. il.
SILVA, P. H. Hematologia laboratorial. Rio de Janeiro: Revinter, 2009
FAILACE, Renato. Hemograma - Manual de Interpretação. 5ª Ed. Porto Alegre, Artmed, 2009
HOFFBRAND, A V. Fundamentos em hematologia. 5 Ed. Porto Alegre, Artmed, 2008
Complementar
- RODGERS, Griffin P.; YOUNG, Neal S. Manual Bethesda de Hematologia Clínica . [Digite o Local da Editora]: Thieme Brasil, 2017. E-book. ISBN 9788554650476. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788554650476/. Acesso em: 01 fev. 2023.
- Atlas colorido de hematologia [DVD] / Douglas C. Tkachuk. Rio de Janeiro : Revinter, 2010. 344 p., il., color. + 1 DVD
- MCPHERSON, Richard A.; PINCUS, Matthew R. Diagnósticos Clínicos e Tratamento por Métodos Laboratoriais de Henry . [Digite o Local da Editora]: Editora Manole, 2012. E-book. ISBN 9788520451854. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520451854/. Acesso em: 01 fev. 2023.
NAIRN, R. Imunologia: para estudantes de medicina. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. 326 p., il.
ABBAS, A. K.; LICHTMAN, A. H. Imunologia celular e molecular. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. 580 p., il.
PARSLOW, T.G., STITES, D.P., TERR, A.I., IMBODEN, J.B. Imunologia Médica. 10.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. 684p., il.
ROITT, I. M.; BROSTOFF, J.; MALE, D. Imunologia. 6. ed. Barueri : Manole, 2003. 481 p., il.
JANEWAY, C.A.; TRAVERS, P.; WALPORT, M. Imunobiologia: o sistema imunológico na saúde e na doença. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. 767p + 1CD-ROM.
FERREIRA, A. W.; ÁVILA, S. L. M. Diagnóstico laboratorial: avaliação de métodos de diagnóstico das principais doenças infecciosas e parasitárias e autoimunes. Correlação clínico-laboratorial. 2. ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2011. 443 p., il.
COICO, R.; SUNSHINE, G. Imunologia. Tradução: TOROS, E. F. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2010. 380 p., il.
HENRY, J. B. Diagnósticos clínicos e tratamento por métodos laboratoriais. 20. ed. São Paulo : Manole, 2008. 1734 p., il.
- MARTY, Elizângela; MARTY, Roseli M. Hematologia Laboratorial . [Digite o Local da Editora]: Editora Saraiva, 2015. E-book. ISBN 9788536520995. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536520995/. Acesso em: 01 fev. 2023.
Material Digital
- ANTUNES, Symara R.; AYRES, Laura S.; SILVA, Suelen S da; ZANELATTO, Carla; RAHMEIER, Francine L. Hematologia clínica . [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2020. E-book. ISBN 9786581492243. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786581492243/. Acesso em: 01 fev. 2023.
- SILVA, Paulo Henrique da; ALVES, Hemerson B.; COMAR, Samuel R.; e outros Hematologia Laboratorial . [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2015. E-book. ISBN 9788582712603. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582712603/. Acesso em: 01 fev. 2023.
- AZEVEDO, Maria Regina Andrade de. Hematologia Básica: Fisiopatologia e Diagnóstico Laboratorial . [Digite o Local da Editora]: Thieme Brasil, 2019. E-book. ISBN 9788554651381. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788554651381/. Acesso em: 01 fev. 2023.
- BAIN, Barbara J. Células Sanguíneas . [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2016. E-book. ISBN 9788582713310. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582713310/. Acesso em: 01 fev. 2023.