Histologia Veterinária I

2024/2 - Turma 1302

Ementa

Estudo das citologia, embriologia e estruturas histológicas dos tecidos que compõem os diferentes sistemas do organismo animal.

Competências

Introduzir conhecimentos fundamentais sobre citologia e histologia, desde a formação do desenvolvimento embrionário, fetal até origem dos tecidos, com aplicabilidade nas demais disciplinas do curso.

Objetivos

Geral: O curso de Medicina Veterinária tem como objetivo formar profissionais “generalistas, humanista, crítica e reflexiva” de forma a torná-los aptos a se inserir profissionalmente atendendo as necessidades da sua comunidade em relação aos amplos domínios da Ciência nos âmbitos da saúde animal e clínica veterinária; saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva, saúde pública e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal, ecologia e proteção ao meio ambiente.

Específicos:
- Conhecer o funcionamento de técnicas de microscopia com o intuito de utilizá-las em práticas com lâminas histológicas;
- Conhecer e caracterizar as fases do desenvolvimento embrionário e fetal, bem como a formação dos gametas;
-Conhecer e identificar os tecidos e suas características, tipos, funções e localização;
- Sintetizar o entendimento sobre as células: forma, localização, funções e estruturas; integrando o conhecimento sobre o processo de formação do organismo humano a partir de uma única célula.

Programa

Introdução à Histologia e Citologia
Componentes Celulares
Gametogênese
Fecundação
Clivagem
Formação de Blastocistos
Neurulação
Formação de tecidos e placenta

Histologia Básica:

Tecido Epitelial
Tecido Conjuntivo
Tecido Adiposo
Tecido Sanguíneo
Tecido Cartilaginoso
Tecido Ósseo
Tecido Muscular
Tecido Nervoso

Metodologia

A metodologia para o ensino-aprendizagem constitui-se de aulas práticas e teóricas.
Aulas Teóricas: Aulas expositivas, participativas, com a utilização do quadro-branco, e recursos computacionais e de imagem (data-show), realização de atividades em sala como estudos dirigidos e leituras de texto com debates em grupos.
Aulas Práticas: Realizadas no laboratório de histologia, com observação e exposição de peças anatômicas, observação ao microscópio óptico de lâminas de cortes histológicos de diversos tecidos trabalhados em aulas teóricas. Ao final de cada aula prática será confeccionado relatório do tema ministrado.
Web atividades: Serão postadas duas web atividades (de acordo com o calendário da instituição) no portal CONECTA: de elaboração de textos, exercícios de fixação, objetivando o estudo e análise dos conteúdos ministrados em sala de aula; entretanto não possuem nota de avaliação.

Avaliação

O sistema de notas do aluno é composto por avaliação de grau 1 (G1) e avaliação de grau 2 (G2).
A G1 possui peso 1, com o conteúdo ministrado no primeiro bimestre, com a seguinte pontuação: uma prova escrita no valor de 7 pontos, 2 pontos de mini-teste e 1 ponto oriundo das atividades desenvolvidas na classe e/ou no sistema CANVAS e relatórios de aula prática.
A G2 possui peso 2, – Aplicada no segundo bimestre, abrange os conteúdos ministrados nos dois bimestres e contará com uma prova escrita no valor de 7 pontos, 2 pontos de mini-teste e 1 ponto oriundo das atividades desenvolvidas na classe e/ou no sistema CANVAS e relatórios de aula prática.
Média Semestre: G1 + (G2 X2) / 3 = 6,0

Avaliação de Exame Final: Em casos onde o aluno perca alguma das avaliações ou não obtenha a média igual ou superior a 6,0 pontos, este poderá realizar uma avaliação teórica no valor de 10,0 pontos para substituir o grau em questão contemplando todo o conteúdo ministrado ao longo do semestre. A nota final não será descartada, onde :
Nota Final: Média + (EF X2) /3= 6,0

Para fins de aprovação, o acadêmico deverá alcançar a média de 6,0 pontos e frequência superior a 75% nas aulas

Bibliografia

Básica

JUNQUEIRA, L. C. U. Histologia básica. 11. ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2008.
EURELL, J.A.; FRAPPIER, B.L. Histologia veterinária de Dellmann. 6ª ed. Barueri: Manole, 2012. LEBOFFE, M.J. Atlas fotográfico de histologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

Complementar

SAMUELSON, S.A. Tratado de histologia veterinária. 9 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
GEORGE, L. L.; ALVES, C. E. R.; CASTRO, R. R. L. Histologia comparada. São Paulo: Roca, 1998.
GARTNER, L. P.; HIATT, J. L. Atlas Colorido de histologia. 5 ed. .Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
BACHA Jr, W.J.; BACHA, L.M. Atlas colorido de histologia veterinária. 2ª ed. São Paulo: Roca, 2003.
DI FIORE, M.S.H. Atlas de histologia. 7ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.
BANKS, W. J. Histologia veterinária aplicada / William J. Banks. 2. ed. São Paulo : Manole, 1992.
SOBOTTA, J. Atlas de histologia : citologia, histologia e anatomia microscópica 6. ed., atual. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2003.

Material Digital

Universidade Federal Fluminense. Departamento de Morfofisiologia. Laboratório de Biomorfologia Celular e Extracelular. Atlas de Histologia Veterinária. http://www.uff.br/atlashistovet

Informações da Turma
Curso
Medicina Veterinária
Período: 1
Carga Horária: 76h
Horário: 4N
Sala: 425