Histologia Veterinária II
2024/2 - Turma 1304
Ementa
Estudo das estruturas histológicas dos órgãos que compõem os diferentes sistemas do organismo animal.
Competências
Competências de acordo com a DCN Medicina Veterinária. 19 de agosto de 2019:
I- Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional.
IV- Identificar e classificar os fatores etiológicos, compreender e elucidar a patogenia, bem como, prevenir, controlar e erradicar as doenças de interesse na saúde animal, saúde pública e saúde ambiental; - Identificar e classificar os fatores etiológicos, compreender e elucidar a patogenia, bem como, prevenir, controlar e erradicar as doenças que acometem os animais.
XVII- Exercer a profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social.
XVIII - Conhecer métodos de busca da informação, técnicas de investigação e elaboração de trabalhos técnicos, acadêmicos, científicos e de divulgação de resultados.
XIX - Assimilar e aplicar as mudanças conceituais, legais e tecnológicas ocorridas nos contextos nacional e internacional, considerando aspectos da inovação.
XX - Avaliar e responder, com senso crítico, as informações que são oferecidas durante seu processo de formação e no exercício profissional.
ENADE
- Identificar e classificar os fatores etiológicos e compreender a patogenia das doenças que acometem os animais;
Pesquisar e elaborar trabalhos acadêmicos e/ou cientìficos.
Promover diálogo e práticas de convivência, compartilhando saberes e conhecimentos.
Buscar e propor soluções viáveis e inovadoras na resolução de situações-problema.
Sistematizar e analisar informações para tomada de decisões.
Compreender as linguagens e respectivas variações.
Ler, interpretar e produzir textos com clareza e coerência.
Analisar e interpretar representações verbais, não verbais, gráficas e numéricas de fenômenos diversos.
Identificar diferentes representações de um mesmo significado.
Formular e articular argumentos e contra-argumentos consistentes em situações sócio-comunicativas.
Concepções basilares/PDI
A - Conhecimento
B - Formação Pessoal
C - Empreendedorismo
D - Empregabilidade
Outras
a - Atenção à Saúde
b - Tomada de Decisões
c - Comunicação
d - Liderança
e - Administração e Gerenciamento
f - Educação Permanente
Competências da disciplina: Conhecer a estrutura histológica dos órgãos dos diferentes sistema corporais de forma a identificá-los em cortes histológicos em diferentes órgãos como parâmetro para a identificação de alterações anátomo-patológicas nas doenças de interesse na saúde animal, pública e ambiental, respeitando sempre os princípios éticos inerentes ao exercício profissional.
Objetivos
Conhecer a estrutura histológica dos órgãos dos diferentes sistema corporaisdos animais dométicos, de forma a identificá-los em cortes histológicos em diferentes órgãos como parâmetro para a identificação de alterações anátomo - patológicas nas doenças de interesse na saúde animal, pública e ambiental, respeitando sempre os princípios éticos inerentes ao exercício profissional.
Programa
Abordagens Temáticas:
1- Revisão dos 4 tecidos básicos.
2- Histologia dos órgãos do sistema Digestório.
3- Histologia dos órgãos do sistema Hemolinfopoético.
4- Histologia dos órgãos do sistema Tegumentar.
5- Histologia dos órgãos do sistema Endócrino.
6- Histologia dos órgãos do sistema Reprodutor Feminino.
7- Histologia dos órgãos do sistema Reprodutor Masculino.
8- Histologia dos órgãos do sistema Respiratório.
9- Histologia do sistema Cardiovascular.
10- Histologia do sistema Urinário.
11- Histologia do sistema Nervoso.
Metodologia
Metodologia: A organização metodológica explicita um conjunto intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo. Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação. Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, portfólios/webfólios, visitas técnicas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, ensaios argumentativos, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, júri simulado, Grupo de Verbalização e Grupo de Observação, maquetes, consultorias, cinefórum, pôsteres, diário de aula, gincanas, jogos, painéis, simulação de atuação profissional, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming), Dramatização (Rôle Playing), dentre outras.
A metodologia para o ensino-aprendizagem constitui-se de aulas práticas e teóricas.
Aulas Teóricas: Aulas expositivas, participativas, com a utilização do quadro-branco, e recursos computacionais e de imagem (data-show), realização de atividades em sala como estudos dirigidos e leituras de texto com debates em grupos.
Aulas Práticas: Realizadas no laboratório de histologia, com observação e exposição de peças anatômicas, observação ao microscópio óptico de lâminas de cortes histológicos de diversos tecidos trabalhados em aulas teóricas. Ao final de cada aula prática será confeccionado relatório do tema ministrado.
Web atividades: Serão postadas duas web atividades (de acordo com o calendário da instituição) no portal CONECTA: de elaboração de textos, exercícios de fixação, objetivando o estudo e análise dos conteúdos ministrados em sala de aula; entretanto não possuem nota de avaliação.
Avaliação
O sistema de notas do aluno é composto por avaliação de grau 1 (G1) e avaliação de grau 2 (G2).
A G1 possui peso 1, com o conteúdo ministrado no primeiro bimestre, com a seguinte pontuação: uma prova escrita no valor de 7 pontos, 2 pontos de mini-teste e 1 ponto oriundo das atividades desenvolvidas na classe e/ou no sistema CANVAS e relatórios de aula prática.
A G2 possui peso 2, – Aplicada no segundo bimestre, abrange os conteúdos ministrados nos dois bimestres e contará com uma prova escrita no valor de 7 pontos, 2 pontos de mini-teste e 1 ponto oriundo das atividades desenvolvidas na classe e/ou no sistema CANVAS e relatórios de aula prática.
Média Semestre: G1 + (G2 X2) / 3 = 6,0
Avaliação de Exame Final: Em casos onde o aluno perca alguma das avaliações ou não obtenha a média igual ou superior a 6,0 pontos, este poderá realizar uma avaliação teórica no valor de 10,0 pontos para substituir o grau em questão contemplando todo o conteúdo ministrado ao longo do semestre. A nota final não será descartada, onde :
Nota Final: Média + (EF X2) /3= 6,0
Para fins de aprovação, o acadêmico deverá alcançar a média de 6,0 pontos e frequência superior a 75% nas aulas
Bibliografia
Básica
DELLMANN, H.D. Histologia veterinária. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 6. ed., 2012. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520455722/pageid/0
BACHA, W.J.; BACHA, L. Histologia veterinária: atlas. São Paulo, Roca, 2003.
BANKS, W. Histologia veterinária aplicada. 2.ed. Barueri, São Paulo: Manole, 1992.
Complementar
HIB, J. Histologia Di Fiori: texto e atlas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
SAMUELSON, D.A. Tratado de histologia veterinária. Rio de Janeiro: Saunders Elsevier Brasil, 2007.
ROSS, M.H.; ROWRELL, L.J. Histologia: texto e atlas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
CACECI, T. Atlas de histologia veterinária on-line. Disponível em: <http://www.doctorc.net/Labs/labtoc.htm.> Acesso em: 28 ago. 2018.
JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Histologia básica- texto & atlas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 13 ed., 2017.
Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788527732178/epubcfi/6/2[%3Bvnd.vst.idref%3Dcover]!/4/2/2%4051:1
Material Digital
Atlas digital de Histologia Básica- Universidade Estadual de Londrina (UEL)
http://www.uel.br/ccb/histologia/portal/pages/arquivos/Atlas%20Digital%20de%20Histologia%20Basica.pdf