História da Psicologia

2024/2 - Turma 0802

Ementa

Histórica da Psicologia em perspectiva crítica. Pensamento filosófico e científico como base da epistemologia da Psicologia. Consolidação da Psicologia como ciência. Principais sistemas da Psicologia. História da Psicologia no Brasil.

Competências

Identificar e contextualizar os principais momentos da trajetória epistêmica que possibilitaram a constituição de um saber psicológico de pretensões científicas.

Objetivos

GERAL:
Discutir acerca das influências do passado da Psicologia até a Psicologia Moderna, estudar as relações entre as ideias, as teorias e os esforços de pesquisa para evolução desta ciência.

ESPECÍFICOS:

• Possibilitar a compreensão das condições sócio-históricas do surgimento do pensamento psicológico;
• Oferecer subsídios – filosóficos, sociais, políticos, econômicos e históricos - para que o aluno compreenda os processos que marcaram a emergência da Psicologia enquanto disciplina científica autônoma no final do século XIX e seus desdobramentos no pensamento psicológico contemporâneo.
• Proporcionar a identificação das principais características históricas na formação dos conceitos fundamentais das grandes orientações teóricas (escolas psicológicas); Analisar a constituição da experiência subjetiva ao longo da história privilegiando a experiência subjetiva privatizada, no início na idade moderna até os nossos dias.
• Possibilitar conhecimento sobre a historicidade – perenidade, mudança, relatividade – do saber psicológico e suas implicações para a profissão de Psicólogo.

Programa

UNIDADE I: SABERES PSICOLÓGICOS - ASPECTOS INTRODUTÓRIOS
1.1 Psicologia ou Psicologias
1.1.1 Ciência e Senso Comum
1.1.2 Psicologia Científica
1.1.2.1 Objeto(s) de estudo da Psicologia

UNIDADE II: ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA CIÊNCIA PSICOLÓGICA
2.1 Por que estudar a história da Psicologia
2.2 A evolução da Psicologia: aspectos gerais
2.3 Os antecedentes da Psicologia como ciência
2.3.1 A psique na Grécia antiga
2.3.2 A medicina e cura da alma na Roma Antiga
2.3.3 O conceito de pessoa na tradição judaica e primeira era cristã
2.3.4 Os saberes psicológicos no contexto medieval
2.3.5 A psychologia e a construção do conceito de indivíduo

UNIDADE III: SABER PSICOLÓGICO DE NATUREZA CIENTÍFICA
2.1 Concepções da história científica
2.2 Escolas de pensamento na evolução da Psicologia Moderna
2.2.1 Influências filosófica e fisiológica na Psicologia
2.2.2 Os primórdios da Psicologia experimental
2.2.3 Perspectiva Estruturalista
2.2.4 Perspectiva Funcionalista
2.2.5 Psicologia Aplicada
2.2.6 Perspectiva Behaviorista
2.2.7 Psicologia da Gestalt
2.2.8 A Psicanálise
2.2.9 O desenvolvimento contemporâneo

UNIDADE IV: SABERES PSICOLÓGICOS NO BRASIL
3.1 Psicologia na cultura brasileira
3.1.1 Definições no âmbito da filosofia, medicina, teologia e pedagogia
3.1.2 A Psicologia brasileira discutida em diferentes períodos
3.1.3 O compromisso social da Psicologia

Metodologia

O curso de graduação em Psicologia tem como meta central a formação de psicólogo voltado para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia, com capacidade para atuar com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral e tendo como transversalidade, em sua prática, a determinação social dos fenômenos e processos humanos.
Sintonizada à esta perspectiva apresentada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, a disciplina História da Psicologia, parte da estrutura curricular do curso de graduação em Psicologia, do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), delineia-se em três momentos principais, já destacados nas unidades no Programa da disciplina.

No que tange a recursos e estratégias didáticas, o trabalho se valerá de:

- Plano de Ensino da Disciplina: Todas as diretrizes da disciplina estão delineadas neste documento, que contempla a ementa da disciplina, os objetivos gerais e específicos, os objetivos do curso, as competências e as habilidades, o programa, o processo metodológico, o processo de avaliação, as bibliografias básicas e complementares, as leituras e sites recomendados e textos fundamentais para a disciplina. O referido documento será discutido e contextualizado nas aulas iniciais da disciplina;

- Calendário Acadêmico: Documento criado pela Equipe Diretiva da IES e disponibilizado em formato digital para os acadêmicos apresenta a organização das atividades do semestre por datas. O referido documento será referência para a organização temporal das atividades da disciplina;

- Encontros Presenciais: Conforme o Calendário Acadêmico da IES, a disciplina organiza-se em encontros presenciais semanais. Aulas serão expositivas e dialogadas, com utilização de quadro e recursos audiovisuais, além de estratégias de metodologia ativa;

- Avaliação da Disciplina: Momentos destinados à análise da apreensão dos conteúdos trabalhados em sala, pelo aluno/a. O processo avaliativo encontra-se organizado em duas etapas : grau 1 e grau 2, conforme normas específicas da IES;

- Leituras: As leituras indicadas deverão ocorrer no período em que se desenvolve a disciplina, conforme orientação do professor. Além dos textos disponíveis na Bibliografia Básica, o aluno terá acesso a leituras complementares, disponibilizadas no Material Didático a fim de aprofundar seus estudos interativamente com o grupo;

- Debates: Este recurso será sempre utilizado nas aulas. As orientações e direcionamentos serão feitos durante os encontros. Será utilizado sempre um material/obra de referência na área;

- Painel: Esta estratégia será utilizada durante o semestre letivo, na composição de nota na disciplina sobre temática central da mesma. As orientações e planejamento serão feitas durante as aulas da disciplina. Será utilizada material/obra de referência na área;

- Seminário: Durante o período de realização da disciplina os alunos serão estimulados à organização e apresentação de seminários a partir dos conteúdos discutidos em sala;

- Avaliação do processo de trabalho: momento destinado a avaliação e auto avaliação do processo de trabalho da disciplina;

- Webatividades: Durante o semestre serão desenvolvidas três atividades remotas, a fim de proporcionar ao grupo de estudantes contextualização e ampliação de temáticas relacionadas à disciplina.

Avaliação

O Sistema de Avaliação da disciplina, no semestre 2024/2 atenderá as diretrizes da Resolução CONSEPE nº 891, de 25 de Outubro de 2023 (que aprova ad referendum o Sistema de Avaliação da Aprendizagem no âmbito do Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP), e considerará as etapas de trabalho discutidas na metodologia.
Assim, a avaliação constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo, expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10) e será realizada ao longo do semestre letivo dividida em duas avaliações de grau: G1 e G2. Detalhadamente:

GRAU 1 (valor 10,0)
Exercício de Fixação 1 – valor 0,5
Exercício de Fixação 2 – valor 1,0
Exercício de Fixação 3 – valor 0,5
Avaliação G1 (individual e com consulta) – valor 8,0

GRAU 2 (valor 10,0)
Seminário “Escolas do Pensamento Psicológico” (grupo | apresentação) – valor 1,5
Exercício de Fixação 1 – valor 0,5
Exercício de Fixação 2 – valor 0,5
Exercício de Fixação 3 – valor 0,5
Exercício de Fixação 4 – valor 0,5
Relatório: “Jornada de Iniciação Científica Ulbra Palmas - JIC” (grupo) – valor 1,0
Avaliação G2 (dupla e sem consulta) – valor 5,5


EXAME FINAL (valor 10,0)
Avaliação EF (individual e sem consulta – valor 10,0)

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Detalhamento:
(*) Proposta que atende ao termos da RESOLUÇÃO N° 891, DE 25 DE OUTUBRO DE 2023 (Aprova ad referendum o Sistema de Avaliação da Aprendizagem no âmbito do Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP).
G1 - Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos.
G2 - Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.
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(1) Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. O cálculo seguirá o princípio de MP = (G1 + G2 + G2) / 3
(2) Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.
(3) Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência, poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: MF = (MP + EF + EF) / 3.
(4) Qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF para aumentar a sua média, independente de aprovação.

Bibliografia

Básica

GOODWIN, James. História da Psicologia Moderna. São Paulo: Cultrix, 2010.
FIGUEIREDO, Luiz Cláudio; SANTI, Pedro Luiz Ribeiro de. Psicologia: uma (nova) introdução: uma visão histórica da psicologia como ciência. São Paulo: EDUC, 2000. (Biblioteca Física)
FIGUEIREDO, Luis Cláudio. Matrizes do pensamento psicológico. Petrópolis: Vozes, 1991. (Biblioteca Física)

Complementar

FREIRE, Izabel Ribeiro. Raízes da Psicologia. Petrópolis: Vozes, 2007. (Biblioteca Física)
JAPIASSU, Hilton Ferreira. Introdução à epistemologia da psicologia. São Paulo: Letras & Letras, 1995. (Biblioteca Física)
MASSIMI, Marina.; GUEDES, Maria do Carmo. (orgs). História da Psicologia no Brasil: novos estudos. São Paulo: EDUC, 2004. (Biblioteca Física)
MARX, Melvin H; HILLIX, William A. Sistemas e Teorias em Psicologia. São Paulo: Cultrix, 2001. (Biblioteca Física)
SCHULTZ, Duane P.; SCHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. 4. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2019. Livro digital. (1 recurso online). ISBN 9788522127962. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788522127962. Acesso em: 17 fev. 2021.

Material Digital

Site História da Psicologia - https://historiadapsicologia.com.br/
BVS Psicologia Brasil - http://www.bvs-psi.org.br/php/index.php
Sociedade Brasileira de História da Psicologia - https://sbhpsi.com.br/

Informações da Turma
Curso
Psicologia
Período: 1
Carga Horária: 76h
Horário: 4M
Sala: 203