História da Psicologia

2023/2 - Turma 0804

Ementa

Histórica da Psicologia em perspectiva crítica. Pensamento filosófico e científico como base da epistemologia da Psicologia. Consolidação da Psicologia como ciência. Principais sistemas da Psicologia. História da Psicologia no Brasil.

Competências

Identificar e contextualizar os principais momentos da trajetória epistêmica que possibilitaram a constituição de um saber psicológico de pretensões científicas.

Objetivos

GERAL:
Formar Psicólogos que atendam às necessidades consolidadas e emergentes do campo bio-psico-social permeado por uma práxis ética.

ESPECÍFICOS:
Desenvolver a capacidade de descrever, analisar, interpretar e orientar os problemas de origem psicológica, tais como: cognitivos, emocionais, comportamentais e ecológicos;
Atender às demandas psicológicas visando abranger aspectos sócio-político-econômicos, dentro de uma formação generalista;
Desenvolver habilidades para a atuação em diversas áreas de intervenção;
Facilitar o direcionamento teórico-prático do aluno para o desenvolvimento de habilidade(s) profissional(ais);
Orientar e desenvolver a capacidade investigativa e científica na direção da construção e aplicação de conhecimentos;
Desenvolver a capacidade e a necessidade da realização de trabalhos interdisciplinares;
Possibilitar a autonomia e autogestão de sua práxis.

Programa

UNIDADE I: CONSTRUÇÃO DOS SABERES PSICOLÓGICOS
1.1 Caracterizando a Psicologia
1.2 Por que estudar a história da Psicologia
1.2 A evolução da Psicologia: aspectos gerais
1.3 História dos saberes psicológicos
1.3.1 Psique na Grécia antiga
1.3.2 Medicina e cura da alma na Roma Antiga
1.3.3 Conceito de pessoa na tradição judaica e primeira era cristã
1.3.4 Saberes psicológicos no contexto medieval
1.3.5 A Psychologia e a construção do conceito de indivíduo

UNIDADE II: SABER PSICOLÓGICO DE NATUREZA CIENTÍFICA
2.1 Influências filosóficas e fisiológicas na psicologia
2.2 A nova psicologia: teorias e sistemas
2.2.1 Estruturalismo
2.2.2 Funcionalismo
2.2.3 Psicologia aplicada
2.2.4 Behaviorismo
2.2.5 Gestalt
2.2.6 Psicanálise
2.2.7 Neofreudianos
2.2.8 Psicologia Social
2.2.9 Psicologia Humanista
2.2.10 Psicologia Positiva
2.2.11 Outras perspectivas mais recentes

UNIDADE III: SABERES PSICOLÓGICOS NO BRASIL
3.1 Psicologia na cultura brasileira
3.1.1 Definições no âmbito da filosofia, medicina, teologia e pedagogia
3.1.2 A Psicologia brasileira discutida em diferentes períodos
3.1.2.1 A Pré-história (1830 - 1900)
3.1.2.2 A História escrita por Médicos (1900 - 1920)
3.1.2.3 A História escrita por Educadores (1920 - 1960)
3.1.2.4. A Psicologia na Legislação Nacional (1890 - 1977)
3.1.2.5.Encontros das Sociedades de Psicologia (1971-1973)

Metodologia

O curso de graduação em Psicologia tem como meta central a formação de psicólogo voltado para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia, com capacidade para atuar com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral e tendo como transversalidade, em sua prática, a determinação social dos fenômenos e processos humanos.
Sintonizada à esta perspectiva apresentada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, a disciplina História da Psicologia, parte da estrutura curricular do curso de graduação em Psicologia, do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), delineia-se em três momentos principais, já destacados nas unidades no Programa da disciplina.

No que tange a recursos e estratégias didáticas, o trabalho se valerá de:

- Plano de Ensino da Disciplina: Todas as diretrizes da disciplina estão delineadas neste documento, que contempla a ementa da disciplina, os objetivos gerais e específicos, os objetivos do curso, as competências e as habilidades, o programa, o processo metodológico, o processo de avaliação, as bibliografias básicas e complementares, as leituras e sites recomendados e textos fundamentais para a disciplina. O referido documento será discutido e contextualizado nas aulas iniciais da disciplina;

- Calendário Acadêmico: Documento criado pela Equipe Diretiva da IES e disponibilizado em formato digital para os acadêmicos apresenta a organização das atividades do semestre por datas. O referido documento será referência para a organização temporal das atividades da disciplina;

- Encontros Presenciais: Conforme o Calendário Acadêmico da IES, a disciplina organiza-se em encontros presenciais semanais. Aulas serão expositivas e dialogadas, com utilização de quadro e recursos audiovisuais;

- Avaliação da Disciplina: Momentos destinados à análise da apreensão dos conteúdos trabalhados em sala, pelo aluno/a. O processo avaliativo encontra-se organizado nas etapas: AP1, AP2, AS e AF, conforme normas da IES;

- Leituras: As leituras indicadas deverão ocorrer no período em que se desenvolve a disciplina, conforme orientação do professor. Além dos textos disponíveis na Bibliografia Básica, o aluno terá acesso a leituras complementares, disponibilizadas no Material Didático a fim de aprofundar seus estudos interativamente com o grupo;

- Debates: Este recurso será sempre utilizado nas aulas. As orientações e direcionamentos serão feitos durante os encontros. Será utilizado sempre um material/obra de referência na área;

- Painel: Esta estratégia será utilizada durante o semestre letivo, na composição de nota na disciplina sobre temática central da mesma. As orientações e planejamento serão feitas durante as aulas da disciplina. Será utilizada material/obra de referência na área;

- Seminário: Durante o período de realização da disciplina os alunos serão estimulados à organização e apresentação de seminários a partir dos conteúdos discutidos em sala;

- Avaliação do processo de trabalho: momento destinado a avaliação e auto avaliação do processo de trabalho da disciplina;

- Webatividades: Durante o semestre serão desenvolvidas três atividades remotas, a fim de proporcionar ao grupo de estudantes contextualização e ampliação de temáticas relacionadas à disciplina.

Avaliação

O Sistema de Avaliação da disciplina, no semestre 2023/2 atenderá as diretrizes da Resolução CONSEPE nº 847, de 27 de julho de 2022, e considerará as etapas de trabalho discutidas na metodologia.
A avaliação da aprendizagem terá caráter emancipatório, contínuo e processual, fundamentada nos princípios de progressão, autogestão, retroalimentação e relação dialógica e construtiva entre professores e alunos.
Assim, tem-se:

Atividade Parcial 1 (AP1 – valor 1,5 pontos)
* Roda de conversa: “História dos Saberes Psicológicos”– valor 0,50 (em grupo)
* Avaliação: valor 1,0 (em equipes com até 4 pessoas)

Atividade Parcial 2 (AP2 – valor 2,5 pontos)
* Diário de Aula - valor 1,5 (individual)
* Seminário: Teorias e Sistemas em Psicologia – valor 1,0 (em grupo)

Avaliação semestral (AS – valor 6,0 pontos)
* Relatório: “ENTRE SABERES: o olhar e a prática clínica a partir de diferentes abordagens da Psicologia” – valor 2,0 (em grupo)
* Painel “Psicologia no Brasil - personalidades” – valor 1,5 (em grupo)
* Avaliação: valor 6,5 (individual, com consulta no Diário de Aula)

Avaliação Final (valor 10 pontos)
* Avaliação individual, sem consulta

---------------------------------------------------------------------------------------------
IMPORTANTE:

ATIVIDADES PARCIAIS: visam acompanhar e avaliar o desenvolvimento das competências nos Blocos de desenvolvimento 1 e 2 e, somam 4 pontos.
AVALIAÇÃO SEMESTRAL: visa aferir a sistematização do processo pedagógico desenvolvido no semestre/período através das competências construídas na Unidade Curricular/disciplina, com estruturação definida para o instrumento avaliativo e tem valoração de 6 pontos.
PONTUAÇÃO DO SEMESTRE (PS): soma da pontuação obtida nas Atividades Parciais (AP) com os pontos obtidos na Atividade Semestral (AS). Para obter aprovação o aluno deverá obter, no mínimo 6 (seis) pontos, como Pontuação do Semestre (PS).
AVALIAÇÃO FINAL (AF): visa oportunizar uma nova atividade avaliativa na verificação do desenvolvimento das competências previstas na Unidade Curricular com uma estruturação definida para o instrumento avaliativo. Valoração: 10 pontos (6 pontos para aprovação).
PONTUAÇÃO FINAL (PF): será a pontuação a maior entre a PONTUAÇÃO DO SEMESTRE (PS ≥ 6 PONTOS) ou a AVALIAÇÃO FINAL (AF ≥ 6 PONTOS).

Bibliografia

Básica

GOODWIN, James. História da Psicologia Moderna. São Paulo: Cultrix, 2010.
FIGUEIREDO, Luiz Cláudio; SANTI, Pedro Luiz Ribeiro de. Psicologia: uma (nova) introdução: uma visão histórica da psicologia como ciência. São Paulo: EDUC, 2000. (Biblioteca Física)
FIGUEIREDO, Luis Cláudio. Matrizes do pensamento psicológico. Petrópolis: Vozes, 1991. (Biblioteca Física)

Complementar

FREIRE, Izabel Ribeiro. Raízes da Psicologia. Petrópolis: Vozes, 2007. (Biblioteca Física)
JAPIASSU, Hilton Ferreira. Introdução à epistemologia da psicologia. São Paulo: Letras & Letras, 1995. (Biblioteca Física)
MASSIMI, Marina.; GUEDES, Maria do Carmo. (orgs). História da Psicologia no Brasil: novos estudos. São Paulo: EDUC, 2004. (Biblioteca Física)
MARX, Melvin H; HILLIX, William A. Sistemas e Teorias em Psicologia. São Paulo: Cultrix, 2001. (Biblioteca Física)
SCHULTZ, Duane P.; SCHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. 4. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2019. Livro digital. (1 recurso online). ISBN 9788522127962. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788522127962. Acesso em: 17 fev. 2021.

Material Digital

Site História da Psicologia - https://historiadapsicologia.com.br/
BVS Psicologia Brasil - http://www.bvs-psi.org.br/php/index.php
Sociedade Brasileira de História da Psicologia - https://sbhpsi.com.br/

Informações da Turma
Curso
Psicologia
Período: 1
Carga Horária: 76h
Horário: 5M
Sala: 217