Imagem Pessoal E Visagismo
2024/2 - Turma 4802
Ementa
Estudo sobre o visagismo aplicado à saúde estética, de acordo com as características físicas e os princípios da linguagem visual. Técnicas de maquiagem básica e automaquiagem. Princípios, fundamentos e técnicas para a construção da imagem pessoal. O ambiente profissional e social, comportamento, gestos e fala. O uso adequado das regras de comunicação interpessoal e trabalho em equipe.
Competências
Aplicar conceitos, conhecimentos e objetivos do visagismo para ajudar na construção da Imagem Pessoal Profissional dentro do ambiente de promoção, proteção e recuperação em âmbito de saúde estética, através das técnicas que incluem a maquiagem corretiva e criação de efeitos com cores para busca de expressão de personalidade.
Objetivos
Objetivo geral: Conhecer os fundamentos do visagismo e imagem pessoal.
Objetivos específicos:
- Aprender e analisar formatos básicos do rosto, olhos, boca, nariz, queixo e sobrancelhas;
- Relacionar as curvas, linhas e ângulos com a personalidade;
- Harmonizar as características esteriótipas com a personalidade;
- Identificar diferentes tipos de produtos e acessórios usados na maquiagem;
- Aplicar técnicas de correções e auto maquiagem;
- Correlacionar a forma do rosto com os tipos de maquiagem;
- Saber indicar cores e produtos adequados para cada tipo e tom de pele, levando em consideração os riscos e efeitos indesejáveis dos produtos.
Programa
1. Módulo 1: Compreender os conceitos contemporâneos em beleza humana e campo de atuação do profissional Esteticista e Cosmetólogo na promoção de saúde estética para composição da caracterização das definições em beleza discutidas.
2. Módulo 2: Compreender os conceitos em visagismo e associa-lo com conceitos em anatomia humana.
2.1. Aprender e analisar formatos básicos do rosto, olhos, boca, nariz, queixo e sobrancelhas através das linhas e curvas e ângulos
2.2. Compreender proporções faciais.
3. Módulo 3: Entender os temperamentos humanos
3.1. Temperamentos relacionado com a antropometria do rosto
3.2. Harmonizar as características esteriótipas com a personalidade.
4. Módulo 4: Compreender conceitos em maquiagem como formadora da Imagem Pessoal
4.1. Criando imagem pessoal através da automaquiagem (Social/Profissional)
4.2. Imagem Pessoal no ambiente Profissional
4.3. Identificar diferentes tipos de produtos e acessórios usados na maquiagem para determinadas ocasiões.
4.4. Harmonia das cores, jogo de luz e sombra com o tom de pele relacionados as características individuais, sociais e culturais na maquiagem;
4.5. Saber indicar produtos adequados para cada tipo e tom de pele, levando em consideração os riscos e efeitos indesejáveis dos produtos.
4.6. Teoria maquiagem para cada formato de acordo com a técnica de luz e sombra.
4.7. Teoria de técnicas de correções e auto maquiagem.
4.8. Face Chart
Metodologia
Sistema misto de aulas: parte inicial (módulos 1, 2 e 3) com demonstração expositiva pelo professor, cuja função é explicar de modo sistematizado quando o assunto é desconhecido ou quando as ideias que os alunos trazem são insucientes ou imprecisas. Associa-se este recurso a retroprojetor para auxílio da explanação de tópicos e imagens sobre o tema.
Para o módulo 3, propõe-se o método de trabalho independente que consistirá de tarefas dirigidas e orientadas pelo professor, para que os alunos as resolvam de modo
relativamente independente e criador. Este método será aplicado a partir da investigação e solução de problemas selecionados na literatura científica atualizada sobre o assunto que serão apresentados a partir da identificação dos seguintes elementos: colocação do problema; coleta de dados e informações para torná-lo bem caracterizado; identicação de possíveis soluções; e escolha de soluções viáveis em face das condições existentes (conhecimentos e tecnologia disponíveis, possibilidades concretas de atuação sobre o problema).
O módulo 4 será de aplicação técnica laboratorial com práticas executadas entre grupos formados entre os alunos.
Concomitantemente a estes processos, tem-se as Web Aulas na plataforma Novo Aula (que funciona por meio da tecnologia Canvas): 03 aulas online serão disponibilizadas em um sistema web, compostas por recursos didáticos - como textos, apresentações e vídeos - e atividades individuais ou em grupo, seguindo as determinações da Portaria MEC nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019.
Avaliação
A Ulbra Palmas, ao fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um processo de reflexão e de diálogo entre os envolvidos, assumindo um caráter interativo, no qual as relações interpessoais e os projetos coletivos demarcam espaços de aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem, portanto, consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um auto gestor, partícipe do seu processo de construção do conhecimento.
Neste sentido, o Sistema de Avaliação da Aprendizagem, aprovado por meio da Resolução Nº 891, de 25 de outubro de 2023, possuiu um processo contínuo, sistemático e cumulativo de avaliações numericamente classificadas em uma escala de zero a dez pontos, objetivos por meio de duas avaliações:
Avaliação de Grau Um (G1): relaciona-se aos saberes do primeiro bimestre letivo;
Avaliação de Grau Dois (G2): relaciona-se à totalidade de saberes desenvolvidos no semestre;
A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com grau um, de G2, com grau dois, conforme a seguinte fórmula:
MP = [G1 + (2*G2)] / 3
Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos em MP. Todavia, os alunos que não atingirem a média e possuírem, no mínimo, 75% de presença, poderão fazer a prova de Exame Final (EF). Nestes casos, a Média Final (MF) na disciplina será a média ponderada entre a MP, de peso um, e o resultado de EF, com peso dois, de acordo com a seguinte fórmula:
MF = [MP + (2*EF)] / 3
Salienta-se que qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF para aumentar a sua média, independente de aprovação.
Destaca-se, ainda, que as disciplinas de curricularização da extensão não possuem EF. Para estes casos, as pontuações máximas de G1 e G2 será de 10 pontos, compostas por 4,0 (quatro) pontos de prova cumulativa individual (obrigatória), complementada por 6,0 (seis) pontos de atividades, individuais ou em grupo, realizadas por meio de instrumentos com aderência pedagógica.
Para as disciplinas que não se enquadram como componentes da curricularização da extensão, as pontuações máximas de G1 e G2 será de 10 (pontos). No caso de Imagem Pessoal e Visagismo, as notas serão compostas da seguinte forma:
• Para a composição da nota de G1, tem-se 6,0 pontos atribuídos à avaliação teórica e 4,0 pontos à realização de dinâmina em grupo;
• Para a composição da nota de G2, tem-se 8,0 pontos atribuídos à avaliação teórica de 2,0 pontos associados aos face charts.
Bibliografia
Básica
HALLAWELL, P. Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza. 2 ed. São Paulo: SENAC, 2010.
HALLAWELL, P. Visagismo: harmonia e estética. 6 ed. São Paulo: SENAC, 2010.
Kamizato, Karina Kiyoko. Imagem pessoal e visagismo. 1º ed. São Paulo : Érica, 2014. 160 p.
Complementar
DRAELOS, Zoe Diana. Cosméticos em Dermatologia. 2ª Ed.Tradução Paula Chermeont P. Estima. Rio de Janeiro: Revinter.
HERNANDEZ, Micheline. FRESNEL, Marie Madeleine Mercier. Manual de Cosmetologia. 3ª Ed. Tradução Ana Lúcia Mazzali. Rio de Janeiro: Revinter, 1999.
RIBEIRO, C. Cosmetologia aplicada a dermoestética. Ed. São Paulo: Pharmabooks, 2006.
SOBOTTA. Atlas de Anatomia Humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. 21.ed.
TORTORA, Gerard J. Princípios de anatomia e fisiologia. 9. ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2002. xxxviii, 1047 p., il. + CD-ROM.
Material Digital
COMFORT, William Edgar; FREITAS, Ana Luísa. The Neuroscience of Beauty. In: BOGGIO, Ps; WINGENBACH, Tsh; COêLHO, Ml da Silveira. Social and Affective Neuroscience of Everyday Human Interaction: from theory to methodology. São Paulo: Springer, 2022. Cap. 4. p. 1-7. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK595462/. Acesso em: 26 jul. 2024.
FAROLCH-PRATS, Lisandro; NOME-CHAMORRO, Celeste. Facial Contouring by Using Dermal Fillers and Botulinum Toxin A: a practical approach. Aesthetic Plastic Surgery, Chile, v. 43, n. 3, p. 793-802, 5 abr. 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6522458/. Acesso em: 26 jul. 2024.