Imunologia Veterinária

2024/1 - Turma 1319

Ementa

A disciplina compreende o estudo das causas intrínsecas e extrínsecas dos mecanismos da resposta imunológica de importância médico veterinária, com o objetivo de conhecer e interpretar a ontogenia da resposta imune dos animais.

Competências

Capacidade de compreender as propriedades do sistema imune, bem como as características dos seus órgãos e células envolvidos nesta resposta e processo inflamatório.

Objetivos

Compreensão dos conceitos básicos de imunologia, com visão crítica dos mecanismos das respostas imunes e dos processos imunopatológicos em medicina veterinária.

Programa

1. Introdução Imunologia Veterinária
1.1. Histórico
1.2. Propriedades gerais do sistema imune;

2. Imunidade Inata
2.1. Reconhecimento de invasores
2.2. Mediadores pró-inflamatórios
2.3. Neutrófilos e Fagocitose
2.4. Macrófagos

3. Órgãos do Sistema Imune

4. Antígenos
4.1. Características e definição de antígenos
4.2. Fatores que influenciam a imunogenicidade;

5. Anticorpos
5.1. Classes e subclasses de imunoglobulinas
5.2. Estrutura e função das classes
5.3. Funções gerais.

6. Apresentação de Antígenos – Complexo Principal de Histocompatibilidade
6.1. Apresentação de antígenos: vias e funções;
6.2. Tipos, estrutura e função das moléculas MHC;

7. Linfócitos T e B:
7.1. Reconhecimento antigênico pelas células T e B
7.2. Função das células T e B e suas subpopulações;
7.3. Ativação da resposta imune adquirida;
7.4. Respostas imunes humoral e celular

8. Citocinas e Sistema Complemento
8.1. Função;
8.2. Vias de ativação do Sistema Complemento;
8.3. Principais citocinas que atuam na resposta imune animal;

9. Imunidade do feto e recém nascido:
9.1. Secreção e composição do colostro e do leite;
9.2. Imunidade passiva no pinto;
9.3. Imunidade celular e humoral no neonato;

Metodologia

A organização metodológica explicita um conjunto de intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas, onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo. Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação. Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, portfólios/webfólios, visitas técnicas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, ensaios argumentativos, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, júri simulado, Grupo de Verbalização e Grupo de Observação, maquetes, consultorias, cinefórum, pôsteres, diário de aula, gincanas, jogos, painéis, simulação de atuação profissional, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming), Dramatização (Rôle Playing), dentre outras. programas institucionais.

Avaliação

A avaliação constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo. A avaliação da aprendizagem do aluno é expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10) e será realizada ao longo do semestre letivo dividida em duas avaliações de grau:
- Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos. Os componentes que compõem a G1 terão a seguinte estrutura: uma Prova Individual, com questões mistas (objetivas e discursivas), avaliada em 7,0 pontos, e atividades/trabalhos em sala de aula avaliados em um total de 3,0 pontos.
- Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina. Os componentes que compõem a G2 terão a seguinte estrutura: uma Prova Individual, com questões mistas (objetivas e discursivas), avaliada em 7,0 pontos, e um atividades/trabalhos em sala de aula avaliados em um total de 3,0 pontos.
Os alunos poderão receber até 0,5 ponto extra por atividades realizadas individualmente em sala de aula.
A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma:
MP=G1+(G2×2)/3
Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP e que tiverem, no mínimo, 75% de frequência na disciplina.
Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma:
MF=MP+(EF×2)/3
Para os alunos que não realizarem a prova de Exame Final (EF) a Média Final (MF) será igual a Média Parcial (MP).
As provas serão realizadas nas datas indicadas no Calendário Acadêmico. Poderá realizar a prova fora das datas estabelecidas em Calendário Acadêmico o aluno que estiver amparado pela legislação específica vigente e que tenha protocolado o respectivo pedido em até 04 (quatro) dias úteis, após a aplicação da avaliação.

Bibliografia

Básica

ABBAS, A.K.; LICHTMAN, A.H.; POBER, J.S. Imunologia celular e molecular. Editora: Elsevier 5 Ed., 2005.

TIZARD, I.R. Imunologia veterinária: uma introdução. 6.ed. São Paulo: Roca, 2002.

SCROFERNEKER, M.L. Notas de Imunologia. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2006.

Complementar

ABBAS, A.K.; LICHTMAN, A.H.; POBER, J.S. Cellular and molecular immunology. Philadelphia, W.B. Saunders, 2000. 4th ed.

HALLIWELL, R. E. W. Imunologia clinica veterinaria. Zaragoza: Acribia, 1992. ROITT, I.;

BROSTOFF, J.; MALE, D. Immunology. New York, Mosby, 2001. 6th ed.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Medicina Veterinária
Período: 5
Carga Horária: 38h
Horário: 62T - 61T
Sala: 217 217