Injetáveis Estéticos E Técnicas Associadas
2024/2 - Turma 4814
Ementa
Aplicações de Medicamentos e administração de fármacos e ativos Injetáveis na Estética: conceitos, tipos, indicações e contraindicações, materiais necessários, preparo e associações de medicamentos injetáveis. Técnicas e Vias de Administração de Medicações Injetáveis: procedimentos, cuidados, complicações e tratamento de disfunções estéticas faciais, corporais e capilares.
Competências
Seguindo preceitos da Lei 13.643, de 03 de abril de 2018, que regulamenta a profissão do Esteticista e Cosmetólogo, o aluno deve obter conhecimentos para:
1. Realizar a elaboração do programa de atendimento, com base no quadro do cliente, estabelecendo as técnicas a serem empregadas e a quantidade de aplicações necessárias atrelados ao conhecimento de injetáveis estéticos e técnicas associadas;
2. Desenvolver conhecimentos necessários para possibilitar a elaboração de informes, pareceres técnico-científicos, estudos, trabalhos e pesquisas mercadológicas ou experimentais relativos à Estética e à Cosmetologia na área de injetáveis estéticos e técnicas associadas;
3. Desenvolver saberes com vistas no conhecimento em auditoria, consultoria e assessoria sobre cosméticos e equipamentos específicos de estética com registro na Anvisa e suas implicações nos injetáveis estéticos e técnicas associadas.
Objetivos
Geral: Desenvolver conhecimentos sobre técnicas injetáveis na estética e técnicas associadas como uma possibilidade de plano de tratamento a partir da avaliação do estudo de diagnóstico e prognóstico da situação clínica estudada.
Específicos:
• Reconhecer estruturas anatômicas de interesse para as técnicas injetáveis em estética facial e corporal;
• Selecionar equipamentos (seringas, agulhas e cânulas) corretamente para administração de mesclas próprias para injetáveis em estética;
• Realizar avaliação cutânea com vistas da execução de análise sobre indicações e contraindicações das técnicas injetáveis em estética;
• Pontuar a indicação de princípios ativos injetáveis em estética (destaque para utilização de toxina botulínica, ácido hialurônico e ativos com princípios lipolíticos e estimuladores da ação dos fibroblastos).
Programa
Conceitos e aplicações da mesoterapia em estética e cosmética;
Anatomia humana aplicada às técnicas de mesoterapia;
Anamnese com ênfase no estudo, avaliação, diagnóstico e prognóstico aplicado a técnicas injetáveis;
Conceitos em toxina botulínica e apresentações do ácido hialurônico;
Ativos cosméticos injetáveis com aplicações e potencial lipolítico, no fibroedema gelóide, em estrias e em saúde capilar;
Eletrotermofototerapia aplicada à mesoterapia.
Metodologia
Sistema misto de aulas: parte inicial com demonstração expositiva pelo professor, cuja função é “explicar de modo sistematizado quando o assunto é desconhecido ou quando as ideias que os alunos trazem são insuficientes ou imprecisas” (LIBÂNEO, 1994, p. 161). Associa-se este recurso a retroprojetor para auxílio da explanação de tópicos e imagens sobre o tema.
Para as aulas com formato teórico-prático indicado no programa de ensino, os alunos serão levados aos laboratórios do curso para estudo das técnicas e práticas de injetáveis em estética e técnicas associadas para aplicação dos conhecimentos em duplas estipuladas – reitera-se que a aplicação de quaisquer produtos em alunos será realizada apenas mediante autorização por termo de consentimento livre e esclarecido e indicação (ou seja, ausência de contraindicação) da técnica neste aluno.
Concomitantemente a estes processos, tem-se as Web Aula na plataforma Conecta: 03 aulas online serão disponibilizadas em um sistema web, compostas por recursos didáticos e atividades individuais, seguindo as determinações da Portaria MEC nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019. Para esta disciplina, os alunos receberão atividades associadas à construção de um atlas próprio: como primeira atividade web, deverão colorir um atlas associado à anatomia de cabeça e pescoço; como segunda web atividade, colorir e construir atlas que destaque elementos de anatomia corporal com implicações em injetáveis estéticos e, como terceira web atividade, construir um post no formato de “instagram” para informar ao público leigo sobre o funcionamento da mesoterapia, baseando-se em referencias indicadas pelo professor.
Avaliação
O processo avaliativo considerará as etapas de trabalho discutidas na metodologia e nas datas destacadas no programa. Assim, baseando-se na Resolução Nº 891, de 25 de outubro de 2023 da ULBRA Palmas, tem-se:
A Avaliação de Grau Um (G1 – valor total de 10,0 (dez) pontos) será composta por uma única prova teórica individual mista (com questões objetivas e discursivas) avaliando os alunos acerca dos conhecimentos produzidos durante as aulas do primeiro bimestre;
A Avaliação de Grau Dois (G2 – valor total de 10,0 (dez) pontos) possuirá um instrumento de avaliação misto: 3,0 (três) pontos serão atribuídos a um trabalho elaborado na forma de dinâmica de grupo sobre princípios ativos em mesoterapia. Este trabalho deverá gerar um relatório conclusivo e um folder como produtos a serem entregues ao professor e aos demais colegas da turma, com vistas de compartilhar os achados durante a dinâmica de apresentação do grupo. Os outros 7,0 (sete) pontos serão atribuídos em prova individual mista.
Indica-se que a Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calcula-se, portanto: MP = (G1 + (2*G2)) / 3. Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos de MP.
Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre a Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: MF = (MP + (EF*2)) /3. Qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF para aumentar a sua média, independente de aprovação.
É considerado aprovado na disciplina o aluno que atingir, no mínimo, 75% de frequência e Média Final (MF) igual ou superior a seis (6,0)
O resultado do desempenho do aluno nas avaliações de G1 e G2 será divulgado no encontro seguinte à realização da prova, conjuntamente com a realização do feedback de aprendizagem. Caso não tenha sido registrado antecipadamente, o professor terá um prazo máximo de 48 horas após o feedback para registrar o resultado do desempenho dos alunos no diário eletrônico.
Poderá realizar a prova fora das datas estabelecidas em Calendário Acadêmico o aluno que estiver amparado pela legislação específica vigente e que tenha protocolado o respectivo pedido no prazo estabelecido pela instituição.
O aluno que discordar do resultado de alguma nota, deverá protocolar um pedido de revisão no prazo de 5 (cinco) dias letivos após a divulgação realizada pelo processor. No caso de G1 e G2, deve-se anexar a avaliação original para a devida revisão.
RECADOS 2024/2
1. AS AULAS COMEÇAM NA SEGUNDA DIA 29/07
2. AS SALAS DE AULA ESTARÃO DISPONÍVEIS NAS DISCIPLINAS NO CONECTA – ENTRE
NO CONECTA E VEJA AS SALAS DE AULA QUE VOCÊ DEVERÁ SE DIRECIONAR
3. O HORÁRIO DAS AULAS: MANHÃ 9-12H/ TARDE 14-17H/ NOITE 19-22H/ ESTÁGIOS
COMECAM PELA MANHÃ AS 8H E A NOITE AS 18H
4. AGORA TODAS AS INFORMAÇÕES DAS DISCIPLINAS (PLANO DE ENSINO, WEB
ATIVIDADE) ESTARÃO NO CANVAS, O APLICATIVO DISPONÍVEL NO SITE DA
ULBRA.BR – WEBALUNO
5. A PARTIR DE AGORA A WEB ATIVIDADE SERÁ CHAMADA DE WEB AULA! PRESTE
ATENÇÃO: AGORA A WEB AULA NÃO VALERÁ PRESENÇA, OU SEJA, SE VOCÊ NÃO FIZER
ELA, VOCÊ NÃO REPROVA! ENTRETANTO.... PRESTE ATENÇÃO, POIS OS PROFESSORES
IRÃO COBRAR AS WEB AULAS NAS PROVAS!
6. ATENÇÃO MASTER: AGORA VOCÊ SÓ PODE PROTOCOLAR ATESTADOS QUE
CONTENHAM MAIS DE 15 DIAS!
ATESTADOS DE MENOS DE 15 DIAS NÃO SERÃO MAIS ACEITOS.... OU SEJA, SE VOCÊ
FALTAR UM DIA DE AULA, SERÁ SEU DIREITO, POIS VOCÊ TEM DIREITO A FALTAR 25% DAS
AULAS!!!!! CASO VOCÊ FALTE EM DIA DE PROVA E NÃO TENHA O ATESTADO DE 15 DIAS,
TERÁ ZERO (0) NAPROVA, VISTO QUE VOCÊ FALTOU A AVALIAÇÃO.
7. FALTAS EM ESTÁGIOS E MATÉRIAS PRÁTICAS TAMBÉM SÃO PERMITIDAS NO LIMITE DE
25%, ENTRETANTO, A FALTA EM ESTÁGIO OU MATÉRIA PRÁTICA COM PACIENTE, LEVARÁ
VOCÊ NAQUELE DIA A NOTA ZERO (0), VISTO QUE VOCÊ NÃO ATENDEU O PACIENTE.
8. ESTÁ PROIBIDO REPOSIÇÃO DE AULA PRÁTICA COM PACIENTE OU ESTÁGIO CASO
VOCÊ TENHA FALTADO.LEMBRE-SE: VOCÊ TEM DIREITO A FALTAR 25%!!!! SABENDO QUE
TERÁ ZERO NO DIA E NÃO TERÁ REPOSIÇÃO DA AULA.
Bibliografia
Básica
BORGES, Fábio dos Santos; SCORZA, Flávia Acedo. Terapêutica em Estética: conceitos e técnicas. São Paulo: Phorte Editora, 2016. 584 p.
KEDE, Maria Paulina Villarejo; SABATOVICH, Oleg. Dermatologia Estética. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Atheneu, 2021.
MAMMUCARI, Massimo et al. Mesotherapy: from historical notes to scientific evidence and future prospects. The Scientific World Journal, Itália, v. 2020, n. 1, p. 1-9, 1 maio 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7305548/. Acesso em: 12 fev. 2024.
NETTER, Frank H. Atlas de Anatomia Humana. 7. ed. São Paulo: Gen Guanabara Koogan, 2018. 672 p.
Complementar
BRASIL. ANVISA. Anexo 01: PROTOCOLO PARA A PRÁTICA DE HIGIENE DAS MÃOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE. Brasília, 2013. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=1301709. Acesso em: 12 fev. 2024.
FARMACÊUTICO DIGITAL. AGULHAS E SERINGAS. 2021. Disponível em: https://farmaceuticodigital.com/2020/02/agulhas-e-seringas.html. Acesso em: 12 fev. 2024.
OLIVEIRA, Andréia Cristine Deneluz Schunk de. Biossegurança e primeiros socorros em estética. São Paulo: Difusão Editora, 2022. [livro eletrônico].
RADLANSKI, Ralf J.; WESKER, Karl H. A Face: atlas ilustrado de anatomia clínica. 3. ed. São Paulo: Napoleão Editora, 2021. 368 p.
SU, Diya et al. Experimental investigation of biostimulatory effects after polydioxanone thread insertion in a pig model. Journal Of Cosmetic Dermatology, China, v. 23, n. 2, p. 658-665, 29 ago. 2023. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jocd.15966?utm_source=ActiveCampaign&utm_medium=email&utm_content=oba%2C+a+sua+atualiza%C3%A7%C3%A3o+chegou%21&utm_campaign=EDI%C3%87AO+%2368. Acesso em: 13 fev. 2024.