Intervenções em Educação Física
2024/2 - Turma 0904
Ementa
Estudo do conjunto de intervenções que assegurem a melhora das condições físicas, psicológicas e sociais que se produzem com a prática em diferentes populações. Respostas que a reabilitação por meio da prática orientada de exercícios físicos e dos esportes podem trazer e auxiliar os indivíduos que apresentam alterações funcionais, disfunções fisiológicas, problemas clínicos, problemas de desenvolvimento motor e lesões musculoesqueléticas.
Competências
I- Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando a formação, a ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.
II- Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas portadoras de deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
III - Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.
Objetivos
Conhecer, praticar e desenvolver métodos didáticos, pedagógicos e terapêuticos utilizados na atenção primaria pela prática orientada de ATIVIDADE FÍSICA, afim de minimizar ou reverter a progressão das diferentes condições de saúde.
Programa
1-Relacionar os conceitos teóricos estudados com a prática para diferentes populações;
2-Conhecer as diversas formas de aplicação metodológicas para estas populações;
2-Estudos de casos (Discutir temas referentes a esta área de conhecimento)
3-Elaboração e prescrição de um programa de exercícios físicos.
4-Aplicar ferramentas de avaliação de saúde e qualidade de vida
5-Elaboração e apresentação de relatório
Metodologia
" A organização metodológica explicita um conjunto intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo.
Nesse ambiente educativo interativo, o docente tem o seu papel ressignificado como mediador, problematizador e pesquisador no sentido de gerar situações pedagógicas que possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens e de sua própria formação. O sujeito aprendente se reconhece no protagonismo do processo e se envolve no momento em que tece a crítica sobre a realidade e quando dá sentido aos conhecimentos prévios construídos e vivenciados nas práticas sociais. Aprender, portanto, é um processo reconstrutivo que permite o estabelecimento de diferentes tipos de relações, ressignificações e reconstruções com vistas a sua aplicabilidade transformadora em situações diversas.
Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação.
Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, portfólios/webfólios, visitas técnicas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, mapas conceituais, diário de aula, dentre outras. "
Avaliação
A ULBRA, ao fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um processo de REFLEXÃO e de DIALOGO entre os envolvidos, assumindo um caráter INTERATIVO no qual as RELAÇÕES INTERPESSOAIS e os PROJETOS COLETIVOS demarcam espaços de aprendizagem.
G1 - 8 pontos trabalho (4 pontos em evento; 4 pontos na 1ºparte do Plano de ação) + 2 pontos de prova.
G2 - 8 pontos trabalho (3 pontos na 2ºparte do Plano de ação: 5 pontos no relatório e apresentação) + 2 pontos de prova.
MF = G1 + (G2 x 2)
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NÃO TEM AVALIAÇÃO FINAL
Bibliografia
Básica
"BOUCHARD, C. Atividade Física e Obesidade. 5ª ed. Barueri: Manole, 2003. (Biblioteca Virtual)
BARBOSA, V. L. P. Prevenção da Obesidade na Infância e na Adolescência: Exercícios, Nutrição e Psicologia. Barueri. Manole. 2009. (Biblioteca Virtual)
VIEIRA, A. A. U. Exercícios e seus Benefícios no Tratamento das Doenças. Rio de Janeiro. Athenenu. 2015. (Biblioteca Virtual)
JÚNIOR, A. H. L; LANCHA, L. O. P. Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos: Normas e Diretrizes. Barueri. Manole. 2016 (Biblioteca Virtual)
TERRA, N. L. Doenças Geriátricas e Exercícios Físicos. Porto Alegre. EdiPUCRS. 2010 (Biblioteca Virtual)
Complementar
"NEGRÃO, C. E.; BARRETO, A. C. B. Cardiologia do Exercício: do atleta ao cardiopata. 3ª ed. Barueri: Manole, 2010. (Biblioteca Virtual)
RAIMUNDO, R. D. Reabilitação Cardiovascular e Metabólica. São Paulo. Atheneu 2013. (Biblioteca Virtual)
MAGEE, D. J.; ZACHAZEWSK, W. S.; QUILLEN, W. S. Prática da Reabilitação Musculoesquelética: Princípios e Fundamentos. Barueri. Manole. 2013. (Biblioteca Virtual)"