Introdução a Agronomia e Ética Profissional
2024/2 - Turma 0200
Ementa
Estudo da estruturação do conhecimento em Agronomia e das áreas de atuação profissional do Engenheiro Agrônomo. A partir de suas histórias, dos temas atuais envolvendo aspectos sociais, políticas públicas, importância socioeconômica e a inserção do setor no contexto internacional.
Competências
O bacharel em Agronomia formado pela CEULP/ULBRA é um profissional com capacidade de realizar análise científica,
identificar e resolver problemas e tomar decisões na área agrícola, trabalhando de forma sustentável e ética
Objetivos
O bacharel em Agronomia formado pela CEULP/ULBRA é um profissional com capacidade de realizar análise científica,identificar e resolver problemas e tomar decisões na área agrícola, trabalhando de forma sustentável e ética.
Programa
1.O curso de Agronomia na ULBRA.
2. Formação Profissional em Agronomia.
3. Histórico de surgimento da agricultura e evolução de algumas culturas.
4. Histórico da Agronomia.
5. Atribuições do Engenheiro Agrônomo.
6. Legislação que regulamenta a profissão.
7. Inserção do Engenheiro Agrônomo no mercado de trabalho.
8. Áreas de atuação do Agrônomo: Administração Rural, Economia, Solos, Fitotecnia, Fitopatologia, Zootecnia,
Topografia, Ecologia, Parasitologia, Adubação, Construções rurais, Mecanização, Processamento de Alimentos e Outras.
9. Ética profissional.
Metodologia
As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotadas as seguintes metodologias: Aulas teóricas expositivas com utilização de recursos audiovisuais e questionamentos, discussão e debates; Aulas práticas em campo para melhor fixação do conteúdo e também há previsão de visitas técnicas em ambientes de produção agrícola
As aulas transcorrem de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino e aprendizagem. A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos.
Avaliação
A avaliação da aprendizagem do aluno é expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10) e será realizada ao longo do semestre letivo dividida em duas avaliações de grau: Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos. E avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina. A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: MP = (G1 + (G2x2))/3. Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP. Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte: MF = (MP + (EFx2))/3
G1 e G2 serão composta por 4 pontos por trabalhos e 6 pontos em Prova
Bibliografia
Básica
MENDES, Judas Tadeu Grassi; PADILHA JUNIOR, João Batista. Agronegócio: uma abordagem econômica. São Paulo: Pearson, 2007. E-book. [BV Pearson].
Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Loader/414/pdf . Acesso em: 12 mar. 2020.
PELIZZOLI, Marcelo Luiz. Ética e meio ambiente para uma sociedade sustentável. Editora Vozes, 2013. E-book. [BV Pearson]. Disponível em:
https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Loader/53766/pdf Acesso em: 12 mar. 2020.
ABBOUD, Antônio Carlos de Souza (org.). Introdução a agronomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2013. E-book. [BV Pearson]. Disponível em:
hhttps://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/41984/pdf/0. Acesso em: 12 mar. 2020.
Complementar
MOLIN, José Paulo; AMARAL, Lucas Rios do; COLAÇO, Andre Freitas. Agricultura de precisão. Editora Oficina de texto, 2015. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/38882. Acesso em: 12 mar. 2020.
Azambuja, João Monteiro Veleda de. O solo e o clima na produtividade agrícola: agrometeorologia, fitossanidade, conservação do solo, fertilidade
do solo, edafologia e calagem. Guaíba: Agropecuária, 1996.
LEPSCH, Igo Freitas. Formação e conservação dos solos. 2. ed. Editora Oficina de Textos, 2010. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponívvel em:
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/38863. Acesso em: 24 maio 2021.
ZIUN, Luís Fernando Soares; QUEIROZ, Timóteo Ramos (coord.). Agronegócios: gestão, inovação e sustentabilidade. 2. ed. São Paulo: Saraiva,
2019. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponívvel em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788571440104/. Acesso em: 24 maio 2021.
TEJON, José Luiz; XAVIER, Corionalo. Marketing e agronegócio: a nova gestão: diálogo com a sociedade. 9. ed. Editora Pearson. E-book. [BV Pearson].
Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/1089. Acesso em: 12 mar. 2020.
Material Digital
https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/saiba-o-que-se-estuda-em-agronomia/