Introdução à Biomedicina

2024/2 - Turma 1802

Ementa

Áreas de atuação e legislação do profissional Biomédico. Análise do Projeto Pedagógico do Curso. Noções básicas de laboratório.

Competências

- Identificar a profissão e as habilitações do biomédico, bem como as leis e princípios que regem a profissão;
- Trabalhar em um laboratório respeitando as normas de biossegurança;
- Adquirir habilidade de manusear e conhecer a função das vidrarias de laboratório;
- Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
- Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social.

Objetivos

Objetivo Geral:
Conhecer as áreas de habilitação biomédica, bem como conhecimentos básicos de laboratório contribuindo simultaneamente com outras disciplinas, para a formação do profissional da área da saúde.

Objetivos Específicos:
- Fornecer um abrangente conhecimento da profissão do Biomédico;
- Propiciar conhecimentos e utilização do microscópio;
- Diferenciar usos e atribuições das vidrarias de laboratório;
- Conceituar as fases pré-analítica, analítica e pós-analítica;
- Capacitar o aluno à pipetagem, cálculos matemáticos utilizados em laboratório, lavagem e esterilização de materiais.

Programa

1. Diretrizes Curriculares do curso de Biomedicina
2. História e Evolução da Biomedicina
3. Áreas de Atuação do Profissional Biomédico
4. Mercado de Trabalho
5. Código de Ética da Profissão de Biomédico - Noções Gerais
6. Ato Profissional do Biomédico e Responsabilidade Técnica - Noções Gerais
7. Perspectivas Futuras em Biomedicina - Avanços, Desafios e Conquistas
8. Noções básicas de biossegurança e primeiros socorros.
9. Instrumentalização laboratorial (Vidrarias e equipamentos gerais de laboratório).
10. Pipetagem e calibração de pipetas semi-automáticas.
11. Cálculos de laboratório e Preparo de Soluções.
12. Microscopia óptica.
13. Limpeza, desinfecção, lavagem e esterilização em Laboratório Clínico.
10. Desempenho analítico.

Metodologia

A organização metodológica explicita um conjunto intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo.

Nesse ambiente educativo interativo, o docente tem o seu papel ressignificado como mediador, problematizador e pesquisador no sentido de gerar situações pedagógicas que possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens e de sua própria formação. O sujeito aprendente se reconhece no protagonismo do processo e se envolve no momento em que tece a crítica sobre a realidade e quando dá sentido aos conhecimentos prévios construídos e vivenciados nas práticas sociais. Aprender, portanto, é um processo reconstrutivo que permite o estabelecimento de diferentes tipos de relações, ressignificações e reconstruções com vistas a sua aplicabilidade transformadora em situações diversas.

Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação.

As aulas serão desenvolvidas de forma expositivo-dialogadas, prático-laboratoriais e de atividades individuais e em grupo, através do uso de recursos audiovisuais e meio eletrônico. As atividades prático-laboratoriais são desenvolvidas em laboratório com o uso de material apropriado.

Avaliação

A avaliação da disciplina ocorre da seguinte forma:
- Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos.
- Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.

A G1 segue data estabelecida no calendário acadêmico e terá o valor de 7,0 (sete) pontos de prova individual cumulativa, sobre o conteúdo e saberes referentes ao primeiro bimestre. Será uma avaliação escrita, mista (com perguntas objetivas e dissertativas).
Seminários, relatórios de aulas práticas e demais atividades serão propostas e terão pontuação de até 3,0 (três) pontos de atividades. Podem ser avaliadas individualmente ou em grupo.

A G2 segue data estabelecida no calendário acadêmico e terá o valor de 6,0 (seis) pontos de prova individual cumulativa, sobre o conteúdo e saberes referentes ao semestre. Será uma avaliação escrita, mista (com perguntas objetivas e dissertativas).
Seminários, relatórios e/ou atividades de aulas práticas e demais atividades serão propostas e terão pontuação de até 4,0 (quatro) pontos de atividades. Podem ser avaliadas individualmente ou em grupo.

- A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: MP =G1 + (G2x2)3.
- Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP e 75% de presença na disciplina

Os alunos que não obtiverem MP = 6,0 mas atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre a MP e o EF, desta forma:

- Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: MF =MP + (EFx2)3.

O Exame final é uma prova escrita mista aplicada em dia definido pelo calendário acadêmico, cumulativa do semestre e individual, com valor de 0,0 a 10 pontos

O aluno que atingir MF = 6,0 está aprovado na disciplina

Bibliografia

Básica

Biomedicina: um painel sobre o profissional e profissão / Conselho Federal de Biomedicina. [s. l.] : [s. n.], 2009. 71 p., il.
Conselho Regional de Biomedicina. Regulamentação e código de ética da profissão de biomédicos / Conselho Regional de Biomedicina. Goiânia : CRBM/GO, [200-]. 40 P.
Naoum, Paulo César. Biomedicina : guia para estudantes e graduados em cursos de biomedicina / Paulo Cesar Naoum. 3. ed. São José do Rio Preto : AC&T, 2005. 62 p.
LIMA, A. O. et al. Métodos de laboratório aplicados à clínica : técnica e interpretação. 8. ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2008. 669 p
Estridge, Bárbara H. , Reynolds, Anna P. Técnicas básicas de laboratório clínico / Bárbara H. Estridge. 5. ed. Porto Alegre : ARTMED, 2011. 800 p

Complementar

Brasil. Ministério da Saúde. Manual de apoio aos gestores do SUS : organização da rede de laboratórios clínicos. Brasília : Ministério da Saúde, 2003. 88 p., il. (Série A.. Normas e manuais técnicos).
ESTRIDGE, B. H. Técnicas básicas de laboratório clínico. 5. ed. Porto Alegre : ARTMED, 2011. 800 p., il., color.
GUYTON, A.C. Tratado de Fisiologia Médica. 10.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
Ravel, Richard. Laboratório clínico : aplicações clínicas dos dados laboratoriais / Richard Ravel. 6. ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 1997. 616 p.
Revista do Biomédico CRBM 1ª Região – órgão informativo e científico do CRBM 1; ISSN 1519-6801.
Campbell, June Mundy. Matematica de laboratorio : aplicacoes medicas e biologicas / June Mundy Campbell, Joe Bill Campbell ; tradução Renato Augusto Neves. 3. ed. São Paulo : Roca, 1986. 347 p.
Moura, Roberto de Almeida. Técnicas de Laboratório. 3ª ed. São Paulo: Ed. Atheneu, 2008
Gestão da Fase Pré-Analítica: Recomendações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial (SBPC/ML). 2010 (disponível em http://www.bibliotecasbpc.org.br)
Henry, John Bernard. Diagnósticos clínicos e tratamento : por métodos laboratoriais / John Bernard Henry. 19. ed. São Paulo : Manole, 1999. 1552 p
ANVISA RDC 302. Regulamento técnico para o funcionamento de laboratório clínico. 2005 (disponível em http://www.pncq.org.br)
Ravel, Richard. Laboratório clínico : aplicações clínicas dos dados laboratoriais / Richard Ravel. 6. ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 1997. 616 p

Material Digital

George I. SACKHEIM, Dennis D. LEHMAN. Química e bioquímica para ciências biomédicas. Ed Manole. ISBN: 9788520411193;
Celicina Borges AZEVEDO. Metodologia científica ao alcance de todos. Ed. Manole. ISBN: 9788520428979;
Revista O BIOMÉDICO. Conselho Federal de Biomedicina, acesso através do site: http://www.cfbiomedicina.org.br/revista.php
Revista Biomedicina News - Produção do blog Biomedicina Padrão, acesso através do site: http://www.biomedicinapadrao.com.br/p/revista.html

Informações da Turma
Curso
Biomedicina
Período: 1
Carga Horária: 76h
Horário: 4N
Sala: 332