Introdução a Biomedicina

2024/1 - Turma 1822

Ementa

Competências

Compete ao aluno reconhecer no profissional biomédico a sua importância no âmbito da ciência investigativa; ter uma visão do presente e futuro sobre as perspectivas, desafios e conquistas da profissão.

Objetivos

Objetivo Geral:
Conhecer as áreas de habilitação biomédica, bem como conhecimentos básicos de laboratório contribuindo simultaneamente com outras disciplinas, para a formação do profissional da área da saúde.

Objetivos Específicos:
- Fornecer um abrangente conhecimento da profissão do Biomédico;
- Propiciar conhecimentos e utilização do microscópio;
- Diferenciar usos e atribuições das vidrarias de laboratório;
- Conceituar as fases pré-analítica, analítica e pós-analítica;
- Capacitar o aluno à pipetagem, cálculos matemáticos utilizados em laboratório, lavagem e esterilização de materiais.

Programa

1. Diretrizes Curriculares do curso de Biomedicina
2. História e Evolução da Biomedicina
3. Áreas de Atuação do Profissional Biomédico
4. Mercado de Trabalho
5. Código de Ética da Profissão de Biomédico - Noções Gerais
6. Ato Profissional do Biomédico e Responsabilidade Técnica - Noções Gerais
7. Perspectivas Futuras em Biomedicina - Avanços, Desafios e Conquistas

Metodologia

A metodologia aplicada à disciplina de Introdução a Biomedicina é composta por aulas expositivas, interativas de caráter argumentativo, sendo trabalhadas: - Aulas teóricas finalizadas com exercícios; - Análise dirigida de textos/artigos/reportagens especializadas; - Visita de campo orientada;
Obs 1.: As web-atividades não serão pontuadas e somente será atribuída frequência aos alunos que obtiverem atividade válida.
Obs 2.:Todo material em PowerPoint utilizado para exposição das aulas, dentre outros como POP, exercícios, apostilas e artigos estarão disponíveis como roteiro de estudo para o aluno no Conecta e Google Drive da disciplina.

Avaliação

# O processo avaliatório do aluno é contínuo.
# Será composto por 2 avaliações Grau 1 (G1) e Grau 2 (G2) e caso opte ou necessite por um Exame Final (EF)
# Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos.
# Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.
# A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: MP =G1 + (G2x2)3.
# Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.

# MP = [G1 + (G2x2)/3] #

# Os alunos que atingirem o mínimo de 75% de frequência, poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma:

MF = [MP + (EFx2)3].

Atenção: Qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF, independente de aprovação.

# As pontuações de Avaliação de Grau 1 (G1) e Avaliação de Grau (G2) serão de no máximo 10 pontos.

# Destes, de 6,0 a 8,0 pontos de prova individual (obrigatória), e de 2,0 a 4,0 pontos de atividades, individuais ou em grupo, realizadas por meio de instrumentos com aderência pedagógica.
& Para G1 a prova individual terá o valor de 8.0 pontos. Os outros 2.0 2.0 pontos será de seminários que valerá 1.0 ponto e resumos de artigos que valerá 1,0 ponto, concluindo os 10,0 pontos.
& Para G2 a prova individual terá o valor de 6.0 pontos, prova prática 2.0 pontos e relatórios de aulas práticas 2.0 pontos, concluindo os 10,0 pontos

# É considerado aprovado na disciplina o aluno que atingir, no mínimo, 75% de frequência e Média Final (MF) igual ou superior a seis (6,0).
# É considerado reprovado na disciplina o aluno que, ao concluir o semestre letivo: não obtiver, no mínimo, 75% de frequência na disciplina,
independente da MF obtida, salvo nos casos amparados pela legislação específica vigente;
não obtiver a MF igual ou superior a 6,0 (seis).

ATENÇÃO
1- A regra diz que: se não tem 75% de presença não faz EF independente da pontuação da MP.
2- A regra diz que se MP acima de 6,0 mas sem 75% de presença, o aluno não será aprovado.

# As provas deverão ser realizadas nas datas indicadas no Calendário Acadêmico.
# O resultado do desempenho do aluno nas avaliações de G1 ou G2 deverá ser divulgado no encontro seguinte à realização da prova, conjuntamente com a realização do feedback da aprendizagem.
# O professor terá um prazo máximo de 48 horas após o feedback para registrar o resultado do desempenho dos alunos no diário eletrônico.
# Poderá realizar a prova fora das datas estabelecidas em Calendário Acadêmico o aluno que estiver amparado pela legislação específica vigente e que tenha protocolado o respectivo pedido no prazo estabelecido pela instituição.

Bibliografia

Básica

Biomedicina: um painel sobre o profissional e profissão / Conselho Federal de Biomedicina. [s. l.] : [s. n.], 2009. 71 p., il.
Conselho Regional de Biomedicina. Regulamentação e código de ética da profissão de biomédicos / Conselho Regional de Biomedicina. Goiânia : CRBM/GO, [200-]. 40 P.
Naoum, Paulo César. Biomedicina : guia para estudantes e graduados em cursos de biomedicina / Paulo Cesar Naoum. 3. ed. São José do Rio Preto : AC&T, 2005. 62 p.

Complementar

Brasil. Ministério da Saúde. Manual de apoio aos gestores do SUS : organização da rede de laboratórios clínicos. Brasília : Ministério da Saúde, 2003. 88 p., il. (Série A.. Normas e maunais técnicos).
ESTRIDGE, B. H. Técnicas básicas de laboratório clínico. 5. ed. Porto Alegre : ARTMED, 2011. 800 p., il., color.
GUYTON, A.C. Tratado de Fisiologia Médica. 10.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
Ravel, Richard. Laboratório clínico : aplicações clínicas dos dados laboratoriais / Richard Ravel. 6. ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 1997. 616 p.
Revista do Biomédico CRBM 1ª Região – órgão informativo e científico do CRBM 1; ISSN 1519-6801.

Material Digital

George I. SACKHEIM, Dennis D. LEHMAN. Química e bioquímica para ciências biomédicas. Ed Manole. ISBN: 9788520411193;
Celicina Borges AZEVEDO. Metodologia científica ao alcance de todos. Ed. Manole. ISBN: 9788520428979;
Revista O BIOMÉDICO. Conselho Federal de Biomedicina, acesso através do site: http://www.cfbiomedicina.org.br/revista.php
Revista Biomedicina News - Produção do blog Biomedicina Padrão, acesso através do site: http://www.biomedicinapadrao.com.br/p/revista.html

Informações da Turma
Curso
Biomedicina
Período: 1
Carga Horária: 76h
Horário: 3N
Sala: 308