Introdução à Educação Física, Ética e Diversidade

2024/1 - Turma 3509

Ementa

Apresentação e contextualização da Educação Física e da cultura universitária em geral; Discussão acerca do mercado de trabalho; Valorização das diferenças e da diversidade através da promoção da inclusão, com base nos direitos humanos; Estudo das abordagens éticas e da deontologia da profissão previstas no código. Apresentação das diferentes correntes pedagógicas da Educação Física.

Competências

- o domínio dos conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática.
- a consciência da atuação multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar com extrema produtividade na promoção do esporte e da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
-a consciência da importância da articulação do conhecimento acadêmico sobre os diferentes métodos (técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos) para produção de conhecimento e intervenção profissional;
- a compreensão de como se dá a formação profissional, o empreendedorismo e a empregabilidade
- o conhecimento dos fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Educação Física.
- a valorização da sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social.

Objetivos

Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação.

Programa

Pontos pertinentes ligados a prática do professor;
O fenômeno desporto;
A gênese da atividade  física naturalista;
Áreas de concentração e dos conhecimentos da educação física;
Modelo de formação desportiva;
Treinamento, periodização e planejamento;
O esporte educacional;
O jogo como conteúdo de ensino para a prática pedagógica do esporte;
Sistematização e estruturação do conhecimento do jogo;
Considerações metodológicas no ensino dos jogos esportivos;
Métodos aplicados ao ensino e ao treinamento dos jogos esportivos;

Metodologia

Os procedimentos pedagógicos serão definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, portfólios/webfólios, visitas técnicas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, ensaios argumentativos, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, júri simulado, Grupo de Verbalização e Grupo de Observação, maquetes, consultorias, cinefórum, pôsteres, diário de aula, gincanas, jogos, painéis, simulação de atuação profissional, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming), Dramatização (Rôle Playing), dentre outras. O processo metodológico de desenvolvimento das disciplinas ocorrerá através de estratégias de ensino-aprendizagem na modalidade à distância e presencial.

Avaliação

Avaliação Final (AF) terá a valoração máxima de 10 (dez) pontos e, para aprovação, o aluno deverá obter, no mínimo, 6 (seis) pontos.      Podem participar da Avaliação  Final (AF) os acadêmicos que: 
a) Obtiveram MENOS de 6 (seis)  na Pontuação Semestral (PS);
b)  b)obtiveram pontuação ACIMA de 6 (seis) pontos na Pontuação Semestral (PS) com vistas a obter um melhor desempenho como expressão de sua avaliação da aprendizagem.
A Pontuação Final (PF) do semestre será condizente com o valor superior, derivado de a) Pontuação Semestral ou b) Avaliação Final.

Bibliografia

Básica

CÓDIGO DE ÉTICA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Rio de Janeiro: CONFEF, 2015.
DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física desenvolvendo competências. 2ª. edição. São Paulo: Phorte, 2006.

Complementar

BARBANTI, Valdir. Formação de Esportistas. Barueri / São Paulo:Manole, 2005.
LAVOURA, Tiago Nicola. Medo no esporte. Jundiaí, SP: Fontoura, 2008.
MARQUES, Márcio Geller. Psicologia do Esporte - Aspectos em que os atletas acreditam. Canoas: Editora ULBRA, 2003.
MARTINS, Iguatemy Maria de Lucena (org.). Intervenção Profissional e Formação Superior em Educação Física: Articulação necessária para a qualidade do exercício profissional. Rio de Janeiro: CONFEF, 2015.
MATTOS, Mauro Gomes; NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física na Adolescência - construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte editora, 2000.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Educação Física - Bacharelado
Período: 1
Carga Horária: 76h
Horário: 2N
Sala: Ginásio -