Introdução à Medicina Veterinária, Bem-Estar Animal e Deontologia

2024/1 - Turma 1320

Ementa

Abordagem ampla da Medicina Veterinária e do mercado de trabalho em relação à atuação laboral e aos aspectos legais que regem a profissão e estabelecimento de relações com as questões pertinentes ao bem-estar animal e suas implicações profissionais.

Competências

Conhecer as áreas de atuação do médico veterinário e suas implicações profissionais, relacionando-as aos conceitos de bem-estar animal, a ética, ao contexto social em que se vive e sendo capaz de assimilar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentadas no contexto mundial.

Objetivos

Desenvolver uma visão abrangente das muitas áreas de atuação do Médico Veterinário incentivando abusa de novas opções no mercado de trabalho e tornando os estudantes cônscios dos direitos e deveres inerentes a profissão, reconhecendo conceitos de bem-estar animal na rotina médico veterinária.
Conhecer os fundamentos da legislação nacional, regras e regulamentos específicos que regem a profissão do Médico veterinário; Idêntica fontes de informação atualizada e confiável sobre legislação veterinária; Conhecer as áreas de atuação dos Médicos Veterinários, através de uma visão crítica da profissão; Reconhecer as necessidades da comunidade relacionadas à saúde animal e ao bem estar, elaborar soluções e aplicar as medidas; Conhecer a evolução história da relação homem e outros animais, da proteção animal e da ciência do bem-estar animal; Desenvolver o bom relacionamento entre os colegas de profissão, através do vínculo de amizade fomentado na sala de aula; Realizar atividades didáticas ligadas às áreas de interesse/aptidão dos alunos.

Programa

1- Introdução à Ética: Dilema Moral.
2- Ética social e profissional: o papel dos Conselhos Profissionais.
3- Ética Profissional: o Código de Ética da medicina veterinária
4- Lei 5.517 de 1968. Regulamentação da Medicina Veterinária.
5- A história e o símbolo da medicina veterinária.
6- O papel do médico veterinário na sociedade atual e o mercado de trabalho.
7- Bioética: Ética ambiental e animal.
8- Leis de Proteção Animal.
9- Bem-Estar Animal: conceito das 5 Liberdades.
10- A atuação do médico veterinário da clínica e cirurgia de pequenos animais.
11- A atuação do médico veterinário da clínica e cirurgia de grandes animais.
12- A atuação do médico veterinário na criação de animais de produção.
13- Bem-estar de animais de produção.
14- Abate humanitário e eutanásia.
15- A atuação do médico veterinário na área de animais silvestres.
16- O médico veterinário nas áreas comercial e industrial.
17- A indústria de alimentos de origem animal e a função do médico veterinário.
18- Outras áreas de atuação do médico veterinário.
19- Responsabilidade Técnica do médico veterinário.
20- Bem-estar animal em animais usados na pesquisa e ensino.
21- Bem-estar de animais usados no lazer e entretenimento e de companhia
22- Bem-estar de animais usados no lazer e entretenimento e de companhia

Metodologia

A organização metodológica explicita um conjunto intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo. Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação. Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, portfólios, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, júri simulado, consultorias, pôsteres, diário de aula, gincanas, jogos, painéis, simulação de atuação profissional, debates, entrevistas e visitas técnicas
Cada encontro presencial será formado por um momento inicial de Aporte Teórico metodológico com de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efe1vo (TDE).
O ATC será composto por: aulas expositivas dialogadas realizadas a para da interação professora-aluno; reflexões sobre os elementos que integram a defesa sanitária animal e a saúde pública; prática de concentração e definição de linhas coerentes de raciocínio; realização de exercícios de forma continua (ou seja, a cada apresentação de conceito).
O TDE se dará por meio de apresentação de problemas a serem interpretados e solucionados com o uso de casos reais e/ou simulados. Nessas atividades, individuais ou em grupo, os alunos deverão se aprofundar no assunto com o apoio do material indicado, seguindo as instruções passadas pela professora, e compartilhar o conhecimento obtido.
Além disso, o aluno terá acesso a Web Aulas na plataforma Conecta: 03 aulas online
serão disponibilizadas em um sistema web, compostas por recursos didáticos - como textos, áudios, livros e vídeos - e atividades individuais, seguindo as determinações da Portaria MEC no 2.117, de 06 de dezembro de 2019.
Os conteúdos discutidos nas Web Aulas serão cobrados nas avaliações de G1 e G2, e as Web Aulas também contarão para a frequência, conforme indicado a seguir.
Prazo limite para responder as Web Aulas:
1ª Web Aula – 16/03/2024 – 8 Horas.
2ª Web Aula – 27/04/2024 – 8 Horas.
3ª Web Aula – 25/05/2024 – 6 Horas.

Avaliação

A ULBRA Palmas, ao fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um processo de reflexão e de diálogo entre os envolvidos, assumindo um caráter interativo no qual as relações interpessoais e os projetos coletivos demarcam espaços de aprendizagem. A avaliação da aprendizagem, portanto, consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um auto gestor, partícipe do seu processo de construção do conhecimento.
As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competências e estão estratificadas em dois Blocos de Estudos (Bloco de Desenvolvimento e Bloco de Sistematização), distribuídos ao longo do período (semestre), a partir de dois modelos de estrutura de avaliação de acordo com a categorização das unidades curriculares (disciplinas), conforme previsto na Resolução de CONSUN nº 50, de dezembro de 2016.
O componente curricular “Introdução Medicina Veterinária”, correspondente à categoria “Teórico profissionalizante”. A proposta pedagógica a ser trabalhada será desenvolvida através dos Blocos, sendo que cada um está atrelado a uma Atividade Avaliativa de Grau (Grau 1 Grau 2). Os Blocos trabalham as competências a partir de níveis de complexidade, de acordo com as especificidades curriculares.
Avaliação de Grau 1 - correspondente ao primeiro bimestre e a pontuação será dividida da seguinte forma: de 6,0 a 8,0 pontos de avaliação teórica; e de 2,0 a 4,0 pontos de trabalhos desenvolvidos ao longo do bimestre, totalizando assim 10,0 pontos.
Avaliação de Grau 2 - correspondente ao segundo bimestre e a pontuação será dividida da seguinte forma: de 6,0 a 8,0 pontos de avaliação teórica; e de 2,0 a 4,0 pontos de trabalhos desenvolvidos ao longo do bimestre, totalizando assim 10,0 pontos.
A Média Ponderada (MP) se dará da seguinte forma: G1 + (2 x G2) ÷ 3.
Caso o discente não alcance a MP maior ou igual a 6,0 este deverá fazer Exame Final (EF) na totalidade de 10,0 pontos (só fará o EF aqueles que tiverem 75% de presença).
A Média Final (MF) se dará da seguinte forma: MP + (2 x EF) ÷ 3.
Caso o discente não atinja a MP 6,0 este deve ter no mínimo 75% de presença para poder realizar a EF.
Discente que tenha atingido a MP 6,0 e que tenha no mínimo 75% de presença, este poderá realizar o EF caso seja de sua vontade.
OBS.: As provas serão realizadas nas datas indicadas no Calendário Acadêmico. Poderá realizara prova fora das datas estabelecidas em Calendário Acadêmico o aluno que estiver amparado pela legislação específica vigente e que tenha protocolado o respectivo pedido em até 03 (quatro) dias úteis, após a aplicação da avaliação.
Em caso de ausência nos dias de avaliações e trabalhos avaliativos, favor avisar a professora (via e-mail e WhatsApp) com antecedência quando for possível para analisar possíveis soluções; e quando não for possível, o discente terá até três dias úteis para justificar sua ausência (via e-mail e WhatsApp) mediante atestados e documentação seguindo o regimento da Instituição de Ensino Superior (IES). Esses procedimentos não anula o regimento de solicitações via protocolos para a coordenação.

Bibliografia

Básica

ANGERAMI, V. A. et al. A ética na saúde. São Paulo: Camon, 2006.

FORTES, PAULO ANTÕNIO DE CARVALHO Ética e saúde: questões éticas, deontológicas e legais; autonomia e direitos do paciente; estudo de casos / Paulo Antonio de Carvalho Fortes. São Paulo : EPU, 2002. 119 p

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA [CFMV]. Decreto N.º 64.704, de 17 de junho de 1969. Aprova o regulamento do exercício da Profissão de Médico e dos Conselhos de Medicina Veterinária. DOU19/06/69.
Disponível em: Acesso em: 04 fev. 2023.
https://www.cfmv.gov.br/wp-content/uploads/2018/10/Decreto-64704.pdf

Complementar

ALCOCK, JOHN. Comportamento animal [recurso eletro^nico]: uma abordagem evolutiva / John Alcock; coordenador da traduc¸a~o: Eduardo Bessa; revisa~o te´cnica: Regina Helena Ferraz Macedo. – 9. ed. – Dados eletro^nicos. – Porto Alegre: Artmed, 2011
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788536325651/pageid/3
disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/ acessado 04/02/2023

BRASIL. Lei nº 5.517, de 23 de outubro de 1968. Dispõe sobre o exercício da profissão de Médico Veterinário e cria os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária. DOU 25/10/68. Disponível em: 04 fev. 2023.
Acesso em: https://www.crmvto.gov.br/
https://app.cfmv.gov.br/paginas/legislacao

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA [CFMV]. Resolução Nº 722, de 16 de agosto de 2002. Aprova o Código de Ética do Médico Veterinário. DOU 16-12-02.
Disponível em: 04 fev. 2023.
Acesso em: https://www.crmvto.gov.br/
https://www.crmvto.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/1138.pdf
.
CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA (Tocantins). Manual de
Responsabilidade Técnica. Disponível em: 04 fev 2023.
Acesso em: http://ts.cfmv.gov.br/manual/arquivos/resolucao/1413.pdf

Resolução Nº 1374 de 02/12/2020
Dispõe sobre a Responsabilidade Técnica, atividades clínico-laboratoriais, Estrutura e Funcionamento dos Laboratórios Clínicos de Diagnóstico Veterinário, Postos de Coleta, Laboratórios de Patologia Veterinária e dá outras providências.
DOU 04/12/2020 Disponível em: 04 fev. 2023.
Acesso em: https://www.crmvto.gov.br/
https://app.cfmv.gov.br/paginas/legislacao

Material Digital

Bioética, direito e medicina / editores Claudio Cohen, Reinaldo Ayer de Oliveira; editores associados Alex Pereira Leutério ... [et al.]. – 1.ed. – Barueri [SP]: Manole, 2020.
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520458587/pageid/4
disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/ acessado 04/02/2023

BROOM, D. M. Comportamento e bem-estar de animais domésticos / D. M. Broom, A. F. Fraser ; tradução Carla Forte Maiolino Molento. --4. ed. --Barueri, SP: Manole, 2010.
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520455715/pageid/5
disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/ acessado 04/02/2023

HIRATA, MARIO HIROYUKI Manual de biossegurança / editores Mario Hiroyuki Hirata, Jorge Mancini Filho, Rosario Dominguez Crespo Hirata. – 3. ed. atual. e ampl. – Barueri, SP: Manole, 2017.
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520461419/pageid/4
disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/ acessado 04/02/2023

Terapia assistida por animais / coordenadoras Marie Odile Monier Chelini, Emma Otta. --–Barueri, SP: Manole, 2016.
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520459768/pageid/5
disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/ acessado 04/02/2023

Informações da Turma
Curso
Medicina Veterinária
Período: 1
Carga Horária: 38h
Horário: 52T - 51T
Sala: 928 928