Introdução ás Ciências do Solo
2024/2 - Turma 0206
Ementa
Rochas, minerais e intemperismo. Matéria Orgânica. Origem das cargas do solo. Estudo das propriedades físicas do Solo. Gêneses do solo. Morfologia do solo. Classificação.
Competências
Compreender os aspectos morfológicos do solo, através de suas características diagnósticas. Compreender os critérios envolvidos na classificação e levantamentos de solos com aptidão agrícola.
Objetivos
O profissional da agronomia deve estar capacitado a identificar os solos de uma propriedade agrícola, município ou Estado, visando o planejamento respeitando
suas fragilidades e potencialidades de uso, sem causar a deterioração deste recurso.
Para tanto é necessário o conhecimento das características básicas dos solos como sua gênese, os fatores que afetam a sua formação, afim de lhes dar o melhor uso.
Conhecer os conceitos de solo, a evolução da ciência do solo e sua relação com outras ciências.
Conhecer a atuação do intemperismo e os principais fatores e processos que determinam a formação de diferentes solos.
Entender que o solo está intimamente ligado ao tipo de relevo e ao clima, ou seja, conhece-los implica conhecer características geológicas, geomorfológicas e
climáticas.
Classificar o solo priorizando suas fragilidades e potencialidades.
Proporcionar habilidades plenas para o profissional atuar no planejamento das terras dando-lhes o uso adequado.
Programa
Introdução a geologia
Fatores e processos de formação do solo
Origem das cargas do solo
propriedades químicas do solo
propriedades físicas do solo
Morfologia do solo
Atributos diagnósticos
Horizontes
Sistema Brasileiro de Classificação de Solos
Metodologia
A organização metodológica explicita um conjunto, intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre o professor e os alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador para a construção de uma aprendizagem significativa, transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo. Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para o processo de ensino e de aprendizagem. As ferramentas utilizadas serão vídeos, aplicativos, "podcast", livros, boletins, manuais, seminários, projetos, e estratégias de aprendizado baseado em problema por exemplo.
As aulas práticas também estarão contempladas nessa disciplina, tendo em vista que o contato do aluno com o objeto de estudo é de fundamental importância para o aprimoramento e fortalecimento do conhecimento teórico adquiro em sala.
As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competências e estão estratificadas em três Blocos de Estudos (Bloco de Desenvolvimento 1, Bloco de Desenvolvimento 2 e Bloco de Sistematização), distribuídos ao longo do período (semestre), a partir de dois modelos de estrutura de avaliação de acordo com a categorização das unidades curriculares (disciplinas), conforme previsto na Resolução de CONSUN nº 50, de dezembro de 2016.
Aulas expositivas.
Aulas práticas campo e laboratório.
Avaliação
G1: Prova (7,0) + atividades (3,0)
G2: Prova (7,0) + atividades (3,0)
Exame final (para os que não obtiverem a nota 6,0)
Participação das aulas práticas e relatórios
Participação de 75% das aulas.
Observação: sem 75% de presenças na disciplina não é possível a participação do exame final.
Bibliografia
Básica
EMBRAPA. Sistema brasileiro de classificação de solos. Editores técnicos Humberto Gonçalves dos Santos et al. 5. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: EMBRAPA,
2018. E-book. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/- /publicacao/1094003/sistema-brasileiro-de-classificacao-de-solos. Acesso em: 24 fev. 2022.
KER, João carlos; Curi, Nilton; SCHAEFER, Carlos Ernesto; TORRADO, Pablo Vidal
(ed.). Pedologia: fundamentos. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2012.
LEPSCH, I. F. 19 lições de pedologia. São Paulo: Oficina dos Textos, 2011. E-book. [BV Pearson]. Disponível em:
https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Loader/2661/pdf. Acesso em: 12 mar. 2020.
Complementar
BERTONI, José; LOMBARDI NETO, Francisco. Conservação do solo. 10. ed. São Paulo: Ícone, 2017.
LEPSCH, Igo Freitas. Formação e conservação dos solos. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2010. E-book. [BV Pearson]. Disponível em:
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/38863. Acesso em: 4 mar. 2022..
MALAVOLTA, Eurípedes. ABC da análise de solos e folhas: amostragem, interpretação e sugestões de adubação. São Paulo: Ceres, 1992.
PRADO, Hélio do. Manejo dos solos: descrições pedológicas e suas implicações. São Paulo: Nobel, 1991.
REIS, Agnes Caroline dos. Manejo de solo e plantas. Porto Alegre: SAGAH,
2017. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595022843/cfi/1!/4/4@ 0.00:52.3. Acesso em: 26 maio 2021.
Material Digital
Manual de métodos de análise de solo. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2017. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1085209
Manual técnico de pedologia. 3 ed. 2007. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv37318.pdf