Manejo de Animais de Produção

2024/1 - Turma 0218

Ementa

Estudo dos principais aspectos envolvidos na produção e no manejo das espécies ruminantes e não ruminantes domésticos com ênfase na obtenção de produtos de origem animal adequada às condições socioeconômicas e culturais do produtor e aos interesses da comunidade sendo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente sustentável.

Competências

Identificar as principais técnicas de manejo com o desempenho animal e seus produtos. Propor alternativas de manejo com objetivo de obtenção de produtos animais preservando a saúde animal, bem-estar animal e a qualidade do produto final.

Objetivos

Compreender as bases teóricas de sistemas de criação de ruminantes e não ruminantes conforme as particularidades de cada sistema criatório nos domínios da genética, da sanidade, da nutrição, do manejo e da produção animal.

Programa

Culturas: Bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, caprinocultura, ovinocultura, avicultura de corte, avicultura de postura, suinocultura, equinocultura, bubalinocultura.
Tópicos abordados: Evolução e situação no Brasil e no mundo. Importância econômica. Sistemas de produção e tipos de criação. Índices zootécnicos. Instalações e equipamentos. Ambiência e bem estar. Manejo nutricional e reprodutivo. Raças de interesse comercial.
Aulas práticas com visitas técnicas ao longo do semestre.

Metodologia

A organização metodológica explicita um conjunto de intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo. Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação. Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, portfólios/webfólios, visitas técnicas (aula prática) e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, perguntas pedagógicas, simulação da atuação profissional, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias, dentre outras. Serão realizadas atividades/exercícios - Trabalho Discente Efetivo (TDE) - durante as aulas expositivas, valendo pontuação para compor as notas das avaliações.

Cada encontro presencial será formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efetivo (TDE).
O ATC será composto por: aulas expositivas dialogadas realizadas a partir da interação professora-aluno; reflexão sobre os elementos que integram a inspeção e a tecnologia de carnes e pescados; prática de concentração e definição de linhas coerentes de raciocínio; realização de exercícios de forma contínua (ou seja, a cada apresentação de conceito).
O TDE se dará por meio de apresentação de problemas a serem interpretados e solucionados com o uso de casos reais e/ou simulados. Nessas atividades, individuais ou em grupo, os alunos deverão se aprofundar no assunto com o apoio do material indicado, seguindo as instruções passadas pela professora, e compartilhar o conhecimento obtido.
Além disso, o aluno terá acesso a Web Aulas na plataforma Conecta: 03 aulas online serão disponibilizadas em um sistema web, compostas por recursos didáticos - como textos, áudios, livros e vídeos - e atividades individuais, seguindo as determinações da Portaria MEC no 2.117, de 06 de dezembro de 2019.
Os conteúdos discutidos nas Web Aulas serão cobrados nas avaliações de G1 e G2, e as Web Aulas também contarão para a frequência, conforme indicado a seguir.
Prazo limite para responder as Web Aulas:
1ª Web Aula – 8 Horas.
2ª Web Aula – 8 Horas.
3ª Web Aula – 6 Horas.

Avaliação

A ULBRA Palmas, ao fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um processo de reflexão e de diálogo entre os envolvidos, assumindo um caráter interativo no qual as relações interpessoais e os projetos coletivos demarcam espaços de aprendizagem. A avaliação da aprendizagem, portanto, consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um auto gestor, partícipe do seu processo de construção do conhecimento.

As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competências e estão estratificadas em dois Blocos de Estudos (Bloco de Desenvolvimento e Bloco de Sistematização), distribuídos ao longo do período (semestre), a partir de dois modelos de estrutura de avaliação de acordo com a categorização das unidades curriculares (disciplinas), conforme previsto na Resolução de CONSUN nº 50, de dezembro de 2016.

O componente curricular “MANEJO DE ANIMAIS DE PRODUÇÃO”, correspondente à categoria “Teórico-prática em pacientes”. A proposta pedagógica a ser trabalhada será desenvolvida através dos Blocos, sendo que cada um está atrelado a uma Atividade Avaliativa de Grau (Grau 1 Grau 2). Os Blocos trabalham as competências a partir de níveis de complexidade, de acordo com as especificidades curriculares.

Avaliação de Grau 1 - correspondente ao primeiro bimestre e a pontuação será dividida da seguinte forma: de 6,0 a 8,0 pontos de avaliação teórica; e de 2,0 a 4,0 pontos de trabalhos e/ou provas práticas desenvolvidos ao longo do bimestre, totalizando assim 10,0 pontos.

Avaliação de Grau 2 - correspondente ao segundo bimestre e a pontuação será dividida da seguinte forma: de 6,0 a 8,0 pontos de avaliação teórica; e de 2,0 a 4,0 pontos de trabalhos e/ou provas práticas desenvolvidos ao longo do bimestre, totalizando assim 10,0 pontos.

A Média Ponderada (MP) se dará da seguinte forma: G1 + (2 x G2) ÷ 3.

Caso o discente não alcance a MP maior ou igual a 6,0 este deverá fazer Exame Final (EF) na totalidade de 10,0 pontos (só fará o EF aqueles que tiverem 75% de presença).

A Média Final (MF) se dará da seguinte forma: MP + (2 x EF) ÷ 3.

Caso o discente não atinja a MP 6,0 este deve ter no mínimo 75% de presença para poder realizar a EF.
Discente que tenha atingido a MP 6,0 e que tenha no mínimo 75% de presença, este poderá realizar o EF caso seja de sua vontade.

OBS.: em caso de ausência nos dias de avaliações e trabalhos avaliativos, favor avisar a professora (via e-mail e WhatsApp) com antecedência quando for possível para analisar possíveis soluções; e quando não for possível, o discente terá até três dias úteis para justificar sua ausência (via e-mail e WhatsApp) mediante atestados e documentação seguindo o regimento da Instituição de Ensino Superior (IES). Esses procedimentos não anula o regimento de solicitações via protocolos para a coordenação.

Bibliografia

Básica

ALBINO, L. F. T. et al. Produção e nutrição de frangos de corte. Viçosa, MG: Ed. UFV, 2017.
FAILS, A. D.; MAGEE, C. Frandson: anatomia e fisiologia dos animais de produção. 8. ed. - Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2019. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788527735919/epubcfi/6/10[%3Bvnd.vst.idref%3Dcopyright]!/4/20/1:4[.%20e%2Cd.]. Acesso 02 fev 2023.
HILL, Richard W.; WYSE, Gordon A.; ANDERSON, Margaret. Fisiologia animal. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books /9788536326832. Acesso em: 02 fev 2023.
PIRES, A. V. Bovinocultura de corte. v. 1. Fealq, 2010.
SILVA, J. C. P. M. da; VELOSO, C. M.; FRANCO, M. de O; OLIVEIRA, A. S. de (ed.). Manejo e administração na bovinocultura leiteira. 2. ed., ampl. e atual. Viçosa, MG: [S. n.], 2014.

Complementar

ALBINO, L. F. T. et al. Galinhas poedeiras: criação e alimentação. Viçosa: Aprenda Fácil, 2014.
CHAPAVAL, L. et al. Manual do produtor de cabras leiteiras. 2. ed. Viçosa: Aprenda Fácil Editora, 2017.
ELOY, A. M. X. et al. Criação de caprinos e ovinos. Brasília, DF: EMBRAPA [Editora], 2007. E-book. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/533478/criacao-de-caprinos-e-ovinos . Acesso em: 02 fev 2023.
FERREIRA, R. A. Suinocultura: manual prático de criação. 2. ed. atual. Viçosa: Aprenda Fácil, 2017.
QUADROS, D. G.; CRUZ, J. F. Produção de ovinos e caprinos de corte. Salvador: EdUneb, 2017.

Material Digital

- Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia
http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edspub&AN=edp102144&lang=pt-br&site=eds-live&authtype=ip,cookie,uid

- Ciência Rural
http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edspub&AN=edp102167&lang=pt-br&site=eds-live&authtype=ip,cookie,uid

- Ciência Animal Brasileira
http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edspub&AN=edp651622&lang=pt-br&site=eds-live&authtype=ip,cookie,uid

Informações da Turma
Curso
Agronomia
Período: 8
Carga Horária: 114h
Horário: 72M - 71M - 2N
Sala: 217 217 328