Manejo e Conservação do Solo e da Água
2024/2 - Turma 0219
Ementa
Erosão. Manejo do solo e da água. Práticas conservacionistas. Planejamento do
uso do solo. Sistema de preparo e manejo do solo. Avaliação da Aptidão Agrícola e Capacidade de Uso das Terras.
Competências
Planejar o aproveitamento visando distinguir a capacidade de uso e manejo garantindo
conservação dos solos agrícolas.
Habilitar o profissional no planejamento do uso do solo e recuperação de áreas
degradadas.
Objetivos
O objetivo da disciplina é apresentar conceitos básicos e fundamentais sobre manejo e
conservação do solo e água promovendo aconscientização dos alunos de
que é possível o uso sustentável desses recursos.
Apresentar ao aluno a importância das práticas conservacionistas nos sistemas de
produção habilitando-os ao final do curso a desenvolver técnicas de
controle de erosão.
Proporcionar habilidades plenas para o profissional atuar no manejo e na conservação do
solo e água.
Programa
Processos erosivos: o que são?
Estimação de potencial erosivo dos solos - métodos diretos e indiretos
Práticas conservacionistas
Terraceamento agrícola
Sistemas de preparo do solo: Cultivo mínimo, Cultivo convencional, Sistema de Plantio
Direto
Rotação de culturas VERSUS Sucessão de Culturas
Introdução a RAD - Noções de recuperação de áreas degradadas
Rochagem - Ensaios sobre a utilização desse insumo na agricultura
Uso do solo como receptor de resíduos
Levantamento e Mapeamento de solos
Sistema de Aptidão Agrícola
Sistema de Capacidade de Uso
Metodologia
ada encontro presencial será formado por um momento inicial de Aporte Teórico-
metodológico de Competências (ATC) e o momentofi nal de Trabalho Discente Efetivo
(TDE).
No primeiro momento há o aporte teórico do conteúdo que poderá ser baseado em
problemas, estudo de casos. O segundo momentoentra o processo de qualifi cação do
processo de aprendizagem, sendo o aluno protagonista de seu aprendizado, nesse
momento o professor assume o papel de mentor/orientador.
O Trabalho Discente Efetivo do curso de Agronomia é organizado considerando a
aprendizagem por competências, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de
Graduação e a legislação educacional vigente, sendo registro no Plano de Aprendizagem de
cada componente curricular no qual está incluído.
Avaliação
A avaliação constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo. - A avaliação da aprendizagem do aluno é expressa numericamente numa escala de zero
(0) a dez (10) e será realizada ao longo do semestre letivo dividida em duas avaliações de grau:
-Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro
bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos. -Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.
- A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: 𝑀𝑃 =𝐺1 + (𝐺2𝑥2) / 3.
Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.
Os instrumentos que comporão as avaliações G1 e G2 podem ter a seguinte estruturação, de acordo com as especificidades e objetivos pedagógicos da
disciplina:
● Prova Individual com questões objetivas; questões discursivas; ou mista com
questões objetivas e discursivas; e/ou
● Relatórios (ou instrumento com aderência pedagógica) baseados em atividades
diversas, a exemplo de:
I. Artigos, ou;
II. Pôsteres, ou;
III. Portfólios/Webfólios, ou;
IV. Maker Space, ou;
V. Seminários Integradores, ou;
VI. Organização de eventos, ou;
VII. Desenvolvimento e apresentação de produtos, ou;
VIII. Painel Integrado, ou;
IX. Relatórios Finais de:
a. Práticas em pacientes, ou;
b. Consultorias, ou;
c. Pesquisas de Campo, ou;
d. Pesquisa Etnográfica, ou;
e. Estudos de casos.
Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: 𝑀𝐹 =𝑀𝑃 + (𝐸𝐹𝑥2) / 3. Qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF para aumentar a sua média, independente de aprovação. Para os alunos que não realizarem a prova de Exame Final (EF) a Média Final (MF) será igual a Média Parcial (MP).
Obs.: As avaliações seguirão as datas previstas em calendário acadêmico.
Bibliografia
Básica
PIRES, FR. e SOUZA, C.M. Práticas mecânicas de conservação do solo e da água. 216 p.
editora UFV.2006.
LEPSCH, |. F. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Ofi cina de textos, 2002. 177p.
SOUZA, C.M. PIRES, FR. Adubação verde e rotação de cultura. 72p, 2007. Editora
UFV.ISBN85-7269-149-9.
Complementar
BERTONI, J e LOMBARDI NETO, F. Conservação do solo. 4ª Ed. 355p. 1999.