Medidas e Avaliação

2024/2 - Turma 0903

Ementa

Competências

Competências da disciplina - Atenção à saúde em atividades físicas/motricidade humana/movimento humano. Domínio de conhecimentos científicos básicos a fim de identificar e buscar soluções para os problemas da atuação profissional. Reconhecimento da importância da atuação do profissional de Educação Física na formulação e execução de políticas de esporte e lazer.

Objetivos

Geral:
Capacitar o acadêmico na avaliação dos componentes da aptidão física e desempenho físico, na interpretação e aplicação dos resultados, bem como na identificação do melhor método de avaliação.

Específico: Identificar e aplicar os diferentes testes de avaliação física; Executar adequadamente os testes; Manusear e identificar os principais equipamentos de medida; Interpretar os resultados; Aplicar os resultados no âmbito da aptidão física, no ambiente escolar e no esporte de alto rendimento.                                                                                        Conhecer os principais softwares e aplicativos utilizados nas avaliações da composição corporal e das capacidades físicas

Programa

1 - Conceito de teste, medida e avaliação
2 - Objetivos de medir e avaliar em Educação Física
3 - Tipos de avaliação
4 - Técnicas de medidas
5 - Instrumentos básicos de medidas
6 - Medidas antropométricas
7 - Composição corporal técnicas para sua determinação
8 - Somatotipo
9 - Avaliação das valências físicas – força, flexibilidade, agilidade, velocidade, força explosiva, equilíbrio
10 - Avaliação do componente cardiorrespiratório
11- Utilização de sistemas informatizados de avaliação física e noções de estatística
12 - Como utilizar ferramentas digitais para interpretar avaliações em geral.

Metodologia

Serão utilizadas no decorrer do semestre, estratégias metodológicas voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, serão realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, exposição dialogada, visitas técnicas e pesquisas de campo, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming)."

Avaliação

A avaliação será realizada, tanto para o Grau I (G I) como para o Grau II (G II) por meio do resultado de dois instrumentos: 

a. Verificação Escrita  b. Trabalho

Verificação Escrita:  Valor para o Grau I e para o Grau II: (6.0)

Datas: para as verificações escritas de GI e GII são as datas que estão no calendário acadêmico.

Estrutura: a verificação escrita será composta por questões objetivas e descritivas (podendo ser somente objetivas ou somente subjetivas), as quais poderão apresentar-se de forma proporcional OU não.

As questões da verificação escrita para o Grau I corresponderão aos conteúdos estudados durante o Iº Bimestre Letivo.  As questões da verificação escrita para o Grau II corresponderão aos conteúdos estudados durante todo o SEMESTRE Letivo, portanto serão CUMULATIVAS.

Trabalhos para Grau I e Grau II: serão desenvolvidos trabalhos que ao final do bimestre completarão o valor de 4,0 pontos. Estes trabalhos incluirão resoluções de problemas associados a vivência de todos os componentes do grupo e/ou individual. O aluno que faltar no dia acertado para a realização do trabalho ficará sem nota.

O cálculo da MP (Média Parcial) encontra-se a seguir: MP = [GI + (G2 . 2)] / 3

Obtendo a MP acima de 6,0 e 75% de frequência, considera-se o acadêmico APROVADO.

Caso NÃO SEJA APROVADO o acadêmico irá realizar o EF (Exame Final), tendo obtido 75% de frequência.

A MF (Média Final) será realizada por meio da seguinte fórmula: MF = [MP + (EF x 2)] / 3

**** O aluno estará aprovado se atingir a média mínima de 6,0.

**** Para a aprovação na disciplina o acadêmico deverá ter frequência mínima de 75% de freqüência.

Observações importantes:

* É expressamente proibido o uso de celular em sala de aula;  * Referencias bibliográfica em língua estrangeira poderão ser utilizadas no decorrer do semestre fazendo parte das atividades da disciplina.  * A formatação dos trabalhos e relatórios solicitados deverão respeitar as normas exigidas pelo professor fazendo parte da avaliação do aluno na disciplina.  * Erros de português que dificultem o entendimento das respostas e uso de linguagem coloquial que se repitam sucessivamente e/ou comprometem a qualidade do texto serão descontados na menção da respectiva avaliação.  * Atestados médicos inferiores a 15 dias não abonam faltas do aluno e, portanto, o professor não será obrigado a aceitá-los.  * Atestados médicos iguais ou superiores a 15 dias deverão ser apresentados na Secretaria do Aluno até o 1º dia de abrangência do mesmo. * Eventuais faltas do professor poderão ser compensadas com aulas aos sábados ou em horários previamente acordados com a turma, assim como através de atividades que não envolvam aulas formais. Possíveis aulas complementares serão necessárias para adequar a carga horária do curso. Estas aulas serão ministradas em horário contrário ao da disciplina, sendo previamente combinadas com a turma.

Bibliografia

Básica

SOUZA, E. F.; PEREIRA, S. L. Medidas e Avaliação. Curitiba. Intersaberes. 2019. (Biblioteca Virtual)
JÚNIOR, A. H. L.; LANCHA, L. O. P. Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos: Normas e Diretrizes. Barueri. Manole. 2016. (Biblioteca Virtual)
MILLER, T. Guia para Avaliações do Condicionamento Físico: NSCA. Barueri. Manole. 2015. (Biblioteca Virtual)

Complementar

POWERS, S. K.; HOWLEY, E. Fisiologia do Exercício: Teoria e Aplicação ao Condicionamento Físico e ao Desempenho. Barureri. Manole. 2014. (Biblioteca Virtual)
NUNES, N. Avaliação Cardiopulmonar e Treinamento Físico. Rio de Janeiro. Atheneu. 2018. (Biblioteca Virtual)
NEWMAN, D. C. Exercício na Saúde e na Doença: Teste e Prescrição de Exercícios. Barueri. Manole. 2010. (Biblioteca Virtual)
PETERSEN, C. M.; FOLEY, R. A. Testes de Movimentos Ativos e Passivos. Barueri. Manole. 2003. (Biblioteca Virtual)
KENNY, W. L.; WILMORE, J. H.; COSTILL, D. L. Fisiologia do Esporte e do Exercício. 5ed. Barueri. Manole. 2013. (Biblioteca Virtual)

Material Digital

@fabioceschini

Informações da Turma
Curso
Educação Física - Bacharelado
Período: 3
Carga Horária: 76h
Horário: 4N
Sala: Ginásio -