Medidas e Avaliação em Educação Física

2026/2 - Turma 3505

Ementa

Estudo das diversas formas de avaliação no âmbito da Educação Física, assim como os critérios e conceitos referentes aos métodos de avaliação dos diversos componentes da aptidão física e das variáveis que influenciam no desempenho do indivíduo. Estudo dos métodos de avaliações diretos e indiretos da composição corporal e das principais capacidades físicas e coordenativas influenciadas pelo treinamento físico.

Competências

Competências da disciplina - Atenção à saúde em atividades físicas/motricidade humana/movimento humano. Domínio de conhecimentos científicos básicos a fim de identificar e buscar soluções para os problemas da atuação profissional. Reconhecimento da importância da atuação do profissional de Educação Física na formulação e execução de políticas de esporte e lazer.

Objetivos

Geral:
Capacitar o acadêmico na avaliação dos componentes da aptidão física e desempenho físico, na interpretação e aplicação dos resultados, bem como na identificação do melhor método de avaliação.

Específico: Identificar e aplicar os diferentes testes de avaliação física; Executar adequadamente os testes; Manusear e identificar os principais equipamentos de medida; Interpretar os resultados; Aplicar os resultados no âmbito da aptidão física, no ambiente escolar e no esporte de alto rendimento. Conhecer os principais softwares e aplicativos utilizados nas avaliações da composição corporal e das capacidades físicas

Programa

1-Conceito de teste, medida e avaliação
2-Objetivos de medir e avaliar em Educação Física
3-Tipos de avaliação
4-Técnicas de medidas
5-Instrumentos básicos de medidas
6-Medidas antropométricas
7-Composição corporal técnicas para sua determinação
8-Somatotipo
9-Avaliação das valências físicas – força, flexibilidade, agilidade, velocidade, força explosiva, equilíbrio
10-Avaliação do componente cardiorrespiratório
11-Utilização de sistemas informatizados de avaliação física e noções de estatística

Metodologia

Serão utilizadas no decorrer do semestre, estratégias metodológicas voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, serão realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, exposição dialogada, visitas técnicas e pesquisas de campo, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming)."

Avaliação

"A ULBRA, ao fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um processo de reflexão e de diálogo entre os envolvidos, assumindo um caráter interativo no qual as relações interpessoais e os projetos coletivos demarcam espaços de aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem, portanto, consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um autogestor, partícipe do seu processo de construção do conhecimento.
As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competências e estão estratificadas em três Blocos de Estudos (Bloco de Desenvolvimento 1, Bloco de Desenvolvimento 2 e Bloco de Sistematização), distribuídos ao longo do período (semestre), a partir de dois modelos de estrutura de avaliação de acordo com a categorização das unidades curriculares (disciplinas), conforme previsto na Resolução de CONSUN nº 50, de dezembro de 2016.
O componente curricular “Medidas e Avaliação em Educação Física”, correspondente à categoria “Disciplina Teórico-Prática”, segue o sistema a seguir:
A proposta pedagógica a ser trabalhada nas unidades curriculares (disciplinas) será desenvolvida através dos Blocos de Desenvolvimento 1 e 2, sendo que cada um está atrelado a uma Atividade Avaliativa Parcial (AP).
Os Blocos de Desenvolvimento trabalham as competências a partir de níveis de complexidade, de acordo com as especificidades curriculares. As Atividades Parciais visam ao acompanhamento do desempenho da construção progressiva da aprendizagem e ocorrem ao longo do período (semestre).
A culminância do processo pedagógico desenvolvido no semestre é realizada no Bloco de Sistematização. A verificação das competências construídas nesse período é realizada através da Avaliação Semestral (AS) cumulativa e sem consulta.
A Pontuação do Semestre (PS), que representa a expressão dos resultados da avaliação da aprendizagem, dar-se-á na soma da pontuação obtida nas Atividades Parciais (AP) com os pontos obtidos na Atividade Semestral (AS) e totalizará 10 (dez) pontos e, para obter aprovação, o aluno deverá alcançar, no mínimo, 7 (sete) pontos.
De acordo com o Calendário Institucional, será realizada a Avaliação Final (AF) de caráter individual, cumulativa, sem consulta, com vistas a oportunizar uma nova atividade avaliativa na verificação do desenvolvimento das competências previstas na Unidade Curricular. A Avaliação Final (AF) terá a valoração máxima de 10 (dez) pontos e, para aprovação, o aluno deverá obter, no mínimo, 7 (sete) pontos.
Podem participar da Avaliação Final (AF) os acadêmicos com frequência mínima legal e que:
a) obtiveram MENOS de 7 (sete) pontos na Pontuação Semestral (PS) e que tenham realizado a Avaliação Semestral (AS);
b) obtiveram pontuação ACIMA de 7(sete) pontos na Pontuação Semestral (PS) com vistas a obter um melhor desempenho como expressão de sua avaliação da aprendizagem.
Bloco de Desenvolvimento 1 (AP1): questões reflexivas.
Bloco de Desenvolvimento 2 (AP2): trabalhos práticos."

Bibliografia

Básica

PITANGA, Francisco José Gondim. Testes, medidas e avaliação em educação física e esportes. O Autor, 2001.
SOUZA, E. F.; PEREIRA, S. L. Medidas e Avaliação. Curitiba. Intersaberes. 2019. (Biblioteca Virtual)
JÚNIOR, A. H. L.; LANCHA, L. O. P. Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos: Normas e Diretrizes. Barueri. Manole. 2016. (Biblioteca Virtual)

Complementar

POWERS, S. K.; HOWLEY, E. Fisiologia do Exercício: Teoria e Aplicação ao Condicionamento Físico e ao Desempenho. Barureri. Manole. 2014. (Biblioteca Virtual)
NUNES, N. Avaliação Cardiopulmonar e Treinamento Físico. Rio de Janeiro. Atheneu. 2018. (Biblioteca Virtual)
NEWMAN, D. C. Exercício na Saúde e na Doença: Teste e Prescrição de Exercícios. Barueri. Manole. 2010. (Biblioteca Virtual)
PETERSEN, C. M.; FOLEY, R. A. Testes de Movimentos Ativos e Passivos. Barueri. Manole. 2003. (Biblioteca Virtual)
KENNY, W. L.; WILMORE, J. H.; COSTILL, D. L. Fisiologia do Esporte e do Exercício. 5ed. Barueri. Manole. 2013. (Biblioteca Virtual)

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Educação Física - Bacharelado
Período: 3
Carga Horária: 76h
Horário: 6N
Sala:
Professores