Fruticultura

2024/1 - Turma 0212

Ementa

Estudo das fruteiras: citros, abacaxi, banana, mamão, maracujá, goiaba, caju,
manga, uva. Para cada cultura serão abordados: considerações gerais sobre a
cultura, classificação botânica e suas cultivares, clima e solo, propagação, restauração das plantas pela enxertia, instalação e manejo de viveiro, poda, implantação e tratos culturais do pomar, colheita e beneficiamento.
Métodos de Propagação Assexuado: apomixia, estruturas naturais, mergulhia, estaquia, enxertia e micropropagação, Conceitos, substratos, tratamentos e estruturas físicas para propagação de plantas; Conservação e transporte de mudas.

Competências

A disciplina integrará o conhecimento teórico e prático para o desenvolvimento de competências que permitam ao acadêmico acompanhar, entender e interagir, de forma autônoma e crítica. Possibilitará também a formação e qualificação de profissionais com conhecimentos de tecnologias pertinentes à fruticultura, voltadas para a condução de sistemas de produção e da construção de uma postura crítica na organização da cadeia produtiva, considerando seus impactos sociais, econômicos e ambientais.

Objetivos

Objetivo geral
Estudo aprofundado dos sistemas de produção que permitam desenvolver a capacidade do aluno para adotar métodos de propagação, sistemas de condução e práticas culturais adequados à produção de frutíferas.

Objetivos específicos:
- Caracterizar a importância socioeconômica, agronômica e organizativa dos sistemas de produção no Brasil e no mundo;
- Caracterizar os diferentes sistemas de produção de plantas frutíferas com vistas à sustentabilidade;
- Caracterizar as espécies frutíferas e suas partes;
- Identificar os fatores genéticos e/ou ambientais que influenciam na fisiologia e comportamento de frutícolas;
- Reconhecer o hábito de crescimento e frutificação das principais espécies frutícolas;
- Estudar as principais formas de propagação para obtenção de mudas de frutíferas, bem como sua fisiologia;
- Enumerar, identificar, comparar os sistemas de condução das plantas e cultivares em pomares;
- Relacionar as principais práticas culturais adotadas para exploração, beneficiamento, rastreabilidade, segurança alimentar, certificação para comercialização de frutas.

Programa

Apresentação da disciplina;
Conceito e classificação das plantas hortícolas;
Características e importância econômico/social da fruticultura;
Propagação de espécies frutíferas: substratos, AIB, estaquia, enxertia e alporquia;
Planejamento e instalação de pomares;
Poda de plantas frutíferas
Culturas do Mamão, Manga; Citros; Banana, Maracujá: origem, disseminação e distribuição geográfica;
Importância social e econômica da fruteira;
Classificação e morfologia descritiva;
Propagação;
Formação do pomar;
Frutificação;
Beneficiamento, conservação e armazenamento;
Produção de mudas;
Tratos culturais;
Colheita;
Comercialização;
Apresentação e discussão de seminários

Metodologia

O Conteúdo será abordado na forma de aulas expositivas dialogadas. Os conteúdos serão ainda ministrados através de atividades no ambiente virtual acadêmico utilizando as ferramentas de fóruns – para discussão de estudo de caso e/ou grupos de discussão de situações-problemas. A metodologia adotada será teórico-prática e articulada à realidade, buscando sempre o desenvolvimento profissional do discente e sua autonomia intelectual na solução de problemas práticos na área de Fruticultura. Serão formados grupos de estudantes para realização dos trabalhos/atividades práticas, como a efetiva participação na condução dos tratos culturais do pomar didático do Ceulp-Ulbra, bem como visitas técnicas às áreas de produção de frutíferas, como o Projeto Hidroagrícola São João. Sempre ao final das aulas práticas o aluno deverá elaborar um relatório com informações inerentes à visita técnica.
Além disso, o aluno deverá auxiliar na execução e participação de um dia de campo concernente ao cultivo de frutíferas. O aluno contará com grupos de discussão de situações-problemas, onde serão abordados também estudos de caso. Como recurso didático, também será utilizado quadro-branco, projetor de slides, filmes, entre outros.

Avaliação

A avaliação constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo. - A avaliação da aprendizagem do aluno é expressa numericamente numa escala de zero
(0) a dez (10) e será realizada ao longo do semestre letivo dividida em duas avaliações de grau:
-Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro
bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos. -Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.
- A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: 𝑀𝑃 =𝐺1 + (𝐺2𝑥2) / 3.

Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.

Os instrumentos que comporão as avaliações G1 e G2 podem ter a seguinte estruturação, de acordo com as especificidades e objetivos pedagógicos da
disciplina:
● Prova Individual com questões objetivas; questões discursivas; ou mista com
questões objetivas e discursivas; e/ou
● Relatórios (ou instrumento com aderência pedagógica) baseados em atividades
diversas, a exemplo de:
I. Artigos, ou;
II. Pôsteres, ou;
III. Portfólios/Webfólios, ou;
IV. Maker Space, ou;
V. Seminários Integradores, ou;
VI. Organização de eventos, ou;
VII. Desenvolvimento e apresentação de produtos, ou;
VIII. Painel Integrado, ou;
IX. Relatórios Finais de:
a. Práticas em pacientes, ou;
b. Consultorias, ou;
c. Pesquisas de Campo, ou;
d. Pesquisa Etnográfica, ou;
e. Estudos de casos.

Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: 𝑀𝐹 =𝑀𝑃 + (𝐸𝐹𝑥2) / 3. Qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF para aumentar a sua média, independente de aprovação. Para os alunos que não realizarem a prova de Exame Final (EF) a Média Final (MF) será igual a Média Parcial (MP).

Obs.: As avaliações seguirão as datas previstas em calendário acadêmico.

Bibliografia

Básica

INSTITUTO CENTRO DE ENSINO TECNOLÓGICO [CENTEC]. Processamento de frutos. Fortaleza: D. Rocha, 2004.
LORENZI Harry; LACERDA, Marco Tulio Corte de; BACHER, Luis Benedito. Frutas no Brasil: nativas e exóticas. Nova Odessa: Plantarum, 2015.
RUSIN, Carine et al. Fruticultura. Porto Alegre: SAGAH, 2021. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em:https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786556902791.

Complementar

COELHO, Ygor da Silva et al. A cultura do abacaxi. Brasília: EMBRAPA, 1994.
EMPRABA. Banana: o produtor pergunta, a Embrapa responde. Editores técnicos: Marcelo Bezerra Lima, Sebastião de Oliveira e Silva, Cláudia Fortes Ferreira.Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2003. E-book. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/104897/1/500PBananaed012003.pdf.
FRANZON, Rodrigo Cezar; CARPENEDO, Silvia; SILVA, José Carlos Sousa. Produção de mudas: principais técnicas utilizadas na propagação de fruteiras. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2010. E-book. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/77778/1/doc-283.pdf.
NIENOW, Alexandre Augusto et al. Fruticultura em ambiente protegido. Brasília, DF: Embrapa, 2012.
SIQUEIRA, Dalmo Lopes de; SALOMÃO Luiz Carlos Chamhum. Citros do plantio à colheita. Viçosa, MG: Editora UFV, 2017.

Material Digital

EFRON, F. S. C. e SOUZA, P.V.D. org. Citricultura do Rio Grande do Sul: indicações técnicas (Organizadores). – 1. ed. – Porto Alegre: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação - SEAPI; DDPA, 2018. disp. <https://www.agricultura.rs.gov.br/upload/arquivos/201805/15144652-citriculturado-rio-grande-do-sul-indicações-técnicas-efrom-souza.pdf>

Informações da Turma
Curso
Agronomia
Período: 9
Carga Horária: 76h
Horário: 6N
Sala: 223