Microbiologia Oral E Cariologia
2024/2 - Turma 1600
Ementa
Estudo teórico/prático para a compreensão do desenvolvimento do processo saúde-doença na cavidade bucal com ênfase nos determinantes microbiológicos envolvidos com a cárie. Análise do papel dos biofilmes bucais na condução do diagnóstico, plano de tratamento e terapêutica das doenças bucais.
Competências
- Aptidão para identificar, aplicar e conceituar o processo saúde-doença.
- Reconhecer, conceituar e aplicar em clínica fundamentada: biofilme, nichos ecológicos, microbiologia da doença cárie, e afecções pulpares.
- Entendimento para aplicação prática do processo des/remineralização, bioquímica do flúor, controle mecânico e químico do biofilme, ecologia do processo saúde-doença bucais, diagnóstico de lesões de cárie.
HBILIDADES
- Conhecer os fatores intervenientes no desenvolvimento das principais doenças bucais.
- Entender a filosofia da promoção da saúde e prevenção de doenças
- Identificar grupos de risco e classificar os pacientes segundo atividade de cárie dentária.
- Diagnosticar as lesões cariosas em seus diversos aspectos.
Objetivos
GERAL: Proporcionar aos acadêmicos noções gerais de microbiologia oral e do processo de saúde-doença da cárie dental, a partir do entendimento dos processos de diagnóstico, tratamento e prevenção.
ESPECÍFICO(S):
- Compreender o processo saúde-doença.
- Compreender o papel da microbiologia na doença cárie.
- Compreender a doença cárie como multifatorial e comportamental.
- Entender os processos da doença cárie a nível de estrutura dental, nível individual e a nível populacional.
- Abordar os princípios da epidemiologia da doença, princípios básicos de comunicação e educação.
- Identificar os métodos restauradores e não restauradores de tratamento da doença cárie.
- Entender a importância dos fluoretos no processo carioso.
Programa
No processo de ensino-aprendizagem da disciplina serão abordados os seguintes conteúdos:
1. Noções gerais de microbiologia oral.
a. Morfologia microbiana.
b. Morfologia bacteriana: Estrutura celular, metabolismo e classificação dos microrganismos envolvidos na doença cárie.
2. Composição da microbiota bucal.
a. Microbiota oral residente, ecossistema oral.
b. Principais microrganismos envolvidos na cárie dentária.
3. Introdução ao estudo da doença cárie – Conceitos, terminologia e etiologia.
4. Microbiologia da cárie dentária. Cárie dentária e a formação do biofilme cariogênico.
5. Diagnóstico e características clínicas da cárie.
a. Avaliação do risco à cárie dentária.
b. Hábitos alimentares, nutricionais e cárie dentária
c. Métodos diagnósticos em cariologia.
6. Progressão da lesão cariosa em esmalte, dentina e reações pulpares.
7. Métodos de tratamento e controle cárie dentária.
a. Papel da higiene bucal e saliva.
b. Uso racional de fluoretos.
c. Uso de cremes remineralizadores.
d. Principais estratégias para tratamento da cárie dentária.
Metodologia
5. PROCESSO METODOLÓGICO
A organização metodológica explicita um conjunto de intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como norte fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo.
Nesse ambiente educativo interativo, o docente tem o seu papel ressignificado como mediador, problematizador e pesquisador no sentido de gerar situações pedagógicas que possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens e de sua própria formação. O sujeito aprendente se reconhece no protagonismo do processo e se envolve no momento em que tece a crítica sobre a realidade e quando dá sentido aos conhecimentos prévios construídos e vivenciados nas práticas sociais. Aprender, portanto, é um processo reconstrutivo que permite o estabelecimento de diferentes tipos de relações, ressignificações e reconstruções com vistas a sua aplicabilidade transformadora em situações diversas.
Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação.
Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, portfólios/webfólios, visitas técnicas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, ensaios argumentativos, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, Grupo de Verbalização e Grupo de Observação, maquetes, consultorias, cinefórum, pôsteres, diário de aula, gincanas, jogos, painéis, simulação de atuação profissional, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming), Dramatização (Rôle Playing), dentre outras.
Cada encontro presencial passa a ser formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efetivo (TDE), nas disciplinas categorizadas como: Teóricas (1.1), Teóricas Profissionalizantes (1.2), Teórico-práticas (2.1 / 2.2 / 2.3 / 2.5), Teórico-práticas em pacientes (3.1 / 3.2 / 3.3), Trabalho de Conclusão de Curso/Orientação Coletiva (6.1) e Curricularização da Extensão/Orientação de Campo (7.3).
Em articulação com o desenvolvimento do Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC), o Trabalho Discente Efetivo (TDE) qualifica o processo de aprendizagem na Educação Superior, pois o aluno, enquanto auto gestor da sua aprendizagem, vivencia e valoriza os princípios de Necessidade de Saber (Compreender as razões da capacitação/Ter clareza de que precisa aprender); Autoconceito (Autonomia e autodireção da busca do conhecimento/Identificação de lacunas e busca pela solução, de forma independente); Experiências (As vivências como repositório de significados prévios e como modelo mental para enxergar e lidar com o mundo/ Potencialização da aprendizagem por a diversidade de experiências, bem conduzida, enriquece as discussões); Prontidão para aprender (Aprender para enfrentar situações relacionadas à vida/Vontade para compreender a realidade e, consequentemente, cumprir tarefas para o desenvolvimento e/ou transformação); Orientação para aprendizagem (Valorizar a aprendizagem para que essa seja capaz de resolver problemas de seu dia a dia/Aprendizagem de forma contextualizada, baseada em problemas, superação de desafios e abordagens práticas); Motivação para aprender (Consolidar satisfatoriamente competências que levem ao reconhecimento obtido e à autorrealização).
O Trabalho Discente Efetivo do curso de Odontologia é organizado considerando a aprendizagem por competências, o uso da plataforma CANVAS e as ferramentas do Google for Education, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação e a legislação educacional vigente, sendo registro no Plano de Aprendizagem de cada componente curricular no qual está incluído.
ALGUMAS AULAS PODERÃO ACONTECER DE MANEIRA REMOTA (ONLINE AO VIVO) POR MEIO DO GOOGLE MEET E AS MESMAS SERÃO GRAVADAS. AS WEBATIVIDADES SERÃO ONLINE SEM GRAVAÇÃO. AS AULAS PRESENCIAIS NÃO SERÃO GRAVADAS E AS AVALIAÇÕES SERÃO PRESENCIAIS.
Avaliação
PROCESSO AVALIATIVO
A avaliação da aprendizagem do aluno é expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10) e será realizada ao longo do semestre letivo dividida em duas avaliações de grau:
Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos.
Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.
A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: MP =(G1 + (G2x2))/3.
Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.
Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: MF =(MP + (EFx2))/3.
Qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF para aumentar a sua média, independente de aprovação.
A DISCIPLINA TERÁ AS SEGUINTES AVALIAÇÕES:
O grau de G1 e G2 é teórico e prático, sendo composto por um percentual de 60% para o componente de avaliação teórica e de um percentual de 40% para o componente de avaliação prática.
A avaliação de substituição de grau é teórica, incorporando os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o desenvolver da disciplina e compondo um percentual de 100%.
AVALIAÇÃO DE GRAU UM (G1):
Para compor a nota final de G1 da disciplina o aluno terá uma nota teórica (G1T) no valor de 6,0 (seis) pontos e uma nota prática (G1P), no valor de 4,0 (quatro) pontos, sendo distribuídas da seguinte forma:
G1 teórica (G1T) NO VALOR DE 6,0 PONTOS: Dia 30/09/2024
A avaliação de G1 teórica (G1T) será através de uma avaliação teórica presencial sem consulta com questões discursivas e/ou de múltipla escolha, valendo nota 6,0. O conteúdo teórico para as avaliações corresponderá às informações fornecidas até dia 23/09/2024 para G1 no valor de 6,0 pontos COM TODO o conteúdo ministrado de 29/07/2024 até 23/09/2024, incluindo o conteúdo da 1ª WEB AULA que está postada no espaço virtual CANVAS
G1- prática (G1P) NO VALOR DE 4,0 PONTOS:
A distribuição dos pontos da avaliação G1 prática será:
1,5 pontos- participação nas aulas práticas e elaboração de relatórios das aulas práticas seguindo o modelo postado no Web aulas Canvas disponível no Módulo I arquivo “materiais didáticos-modelo de relatório em branco). Os relatórios deverão ser postados, no CANVAS, disponível no sistema Web aluno, até as 23h e 59 min. de 30/09/2024).
1,5 pontos por avaliações longitudinais realizadas através de questionário, exercícios realizados em sala de aula ou de maneira remota (online via AULA) e/ou seminários.
Relatórios não postados até a data limite receberão nota zero.
Só poderá realizar o relatório da aula prática o aluno que estiver presente na aula prática. Não será aceito relatório de aluno que faltou na aula prática.
Desta forma, a nota G1 será computada somando o valor obtido na nota G1T e G1P, que totalizará até 10,0 (dez) pontos.
AVALIAÇÃO DE GRAU dois (G2):
Para compor a nota final de G2 da disciplina o aluno terá uma nota teórica (G2T) no valor de 6,0 (seis) pontos e uma nota prática (G2P), no valor de 4,0 (quatro) pontos, sendo distribuídas da seguinte forma:
G2 teórica (G2T) NO VALOR DE 6,0 PONTOS: Dia 25/11/2024.
A avaliação de G2 teórica será através de uma avaliação teórica presencial sem consulta com questões discursivas e/ou de múltipla escolha no valor de 6,0 pontos COM TODO o conteúdo ministrado de 29/07/2024 a 18/11/2024, incluindo o conteúdo das três WEB AULAS que estão postadas no CANVAS.
A avaliação poderá ser composta de perguntas objetivas e/ou discursivas incluindo resolução de casos clínicos.
G2- prática (G2P) NO VALOR DE 4,0 PONTOS:
A distribuição dos pontos da avaliação G2 prática será:
1,5 pontos- participação nas aulas práticas e elaboração de relatórios das aulas práticas seguindo o modelo postado no CANVAS, disponível no sistema Web aluno, Módulo I , arquivo “materiais didáticos-modelo de relatório em branco). Os relatórios deverão ser postados, no CANVAS, disponível no sistema Web aluno até as 23h e 59 min. de 18/11/2024).
2,5 pontos por avaliações longitudinais realizadas através de questionário em toda aula teórica e/ou seminários.
Desta forma, a nota G2 será computada somando o valor obtido na nota G2T e G2P, que totalizará até 10,0 (dez) pontos.
REGRAS PARA APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO:
Serão formados grupos de alunos e os conteúdos serão sorteados após elaboração dos grupos. A quantidade de membros do grupo vai variar de acordo com a quantidade de alunos matriculados. No dia da apresentação, todos os integrantes do grupo devem estar preparados para apresentar TODO o seminário. Serão sorteados, no dia da apresentação, até 3 integrantes do grupo para realizar a apresentação do trabalho, e a nota obtida na apresentação será a mesma para todos os membros do grupo. Caberá aos integrantes, comunicar, antes do sorteio dos apresentadores, quais membros não participaram da elaboração do trabalho, e aos que não participaram será atribuída nota zero. É de responsabilidade do grupo assegurar que todos os colegas participaram efetivamente do trabalho. Caso deixem para comunicar o professor, após o sorteio, que algum membro sorteado para apresentar não fez o trabalho, a responsabilidade é exclusivamente dos participantes do trabalho, que estarão cientes que a nota se dará em grupo.
Seminários: datas prováveis pois o cronograma poderá sofrer modificações.
11/11
18/11
O professor irá confirmar as datas e temas dos seminários até a G1.
ATENÇÃO:
As aulas práticas contarão como atividade avaliativa e a falta implicará em nota zero e impossibilitará o aluno de realizar o relatório referente a aula perdida. Ao aluno que perder a aula prática a mesma não será resposta.
Relatórios não postados no CANVAS até a data limite receberão nota zero.
Só poderá realizar o relatório da aula prática o aluno que estiver presente na aula prática. Não será aceito relatório de aluno que faltou na aula prática.
ATIVIDADE SEMIPRESENCIAL (WEB AULA)
As ATIVIDADES SEMIPRESENCIAIS que constam no cronograma da disciplina têm o propósito de complementar o conhecimento teórico/prático que a disciplina se propõe.
As Web Aulas e webatividades compõem a carga horária do aluno totalizando 22 horas e o conteúdo disponibilizados nas WEB AULAS fazem parte do conteúdo a ser cobrado nas avaliações. É de responsabilidade do aluno acompanhar os prazos das webatividades e postá-las no prazo estabelecido pela instituição.
As Web Atividades deverão ser respondidas no CANVAS, até as seguintes datas:
28/09/2024 data final para resposta da 10 Web atividade
19/10/2024 - data final para resposta da 20 Web atividade
09/11/2024 - data final para resposta da 30 Web atividade
Avaliação de Substituição de Grau – DIA 09/12/2024 (teórica)
A Avaliação de Substituição de Grau teórica será desenvolvida envolvendo o conteúdo cumulativo até a data da mesma, questões objetivas e discursivas serão elaboradas em busca do entendimento completo da disciplina pelo acadêmico.
Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: MF =(MP + (EFx2))/3.
Qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF para aumentar a sua média, independente de aprovação.
APROVAÇÃO
Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.
Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: MF =(MP + (EFx2))/3.
Qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF para aumentar a sua média, independente de aprovação.
FREQUÊNCIA DE PARTICIPAÇÃO (PRESENÇA NAS ATIVIDADES)
Quanto à frequência nas atividades da disciplina: nos cursos de natureza presencial, a frequência às atividades acadêmicas é obrigatória, especificada no regimento institucional, onde se faz necessário uma frequência mínima de 75% para garantir aproveitamento e aprovação na disciplina.
ABONO E JUSTIFICATIVAS DE FALTA
O abono ou justificativa de faltas seguirá a normativa da instituição, bem como o protocolo de atestados médicos.
OBSERVAÇÕES GERAIS:
Composição da prova escrita:
a)Compostas por questões objetivas – deverá conter, no mínimo, 10 questões.
b)Composta por questões discursivas – deverá conter, no mínimo, 5 questões.
c)Composta por questões mistas – deverá conter, no mínimo, 8 questões objetivas e 2 questões discursivas.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: TODAS AS AVALIAÇÕES TEÓRICAS SERÃO PRESENCIAIS.
Informações importantes:
Nas avaliações escritas, poderão ser elaboradas com o emprego exclusivo de questões de múltipla escolha, questões dissertativas ou mesmo questões de múltipla escolha e questões dissertativas (prova mista).
Para as avaliações escritas fica inicialmente estabelecida a proibição da utilização de qualquer espécie de material ou equipamento de consulta que, contudo, poderá, a juízo exclusivo do professor, vir a ser autorizada, apenas para as questões dissertativas, oportunidade em que os alunos serão comunicados na semana que anteceder a realização da prova respectiva.
Os momentos inicialmente estabelecidos neste Plano de Ensino e a distribuição de pontuação aqui estabelecida poderão ser livremente alteradas pelo professor no decorrer do semestre, mediante comunicação formal aos alunos, desde que a alteração ocorra antes da realização da avaliação prevista. Aplicada a avaliação, fica vedada a alteração da pontuação para ela estabelecida. A forma de comunicação oficial entre o professor e os alunos será o portal do aluno, podendo ser utilizados mecanismos complementares de comunicação com o líder da turma.
As avaliações compreenderão todo o conteúdo ministrado até o momento que anteceder a sua realização, ficando estabelecida a ACUMULAÇÃO DA MATÉRIA para as avaliações posteriores.
Nas Web Aulas, constam links de aulas que fazem parte do conteúdo programático sendo OBRIGATÓRIO que o aluno assista as aulas e o conteúdo das mesmas poderão estar nas provas. Fiquem atentos!
Por ocasião da correção das avaliações e quaisquer delas, são critérios para formação da pontuação obtida: a estética do texto, a correção ortográfica, a compreensão do questionamento proposto, o raciocínio lógico na elaboração da resposta, a objetividade e a fluidez com que se comunica o aluno, a relação lógica existente entre o tema proposto e a resposta oferecida, a pontualidade para o início e a conclusão da avaliação e o comportamento em sala de aula no transcorrer da aplicação da avaliação.
Erros de ortografia e gramática, borrões, riscos, amassados e corretivos poderão resultar em descontos na pontuação de avaliações e trabalhos.
Não haverá prova de segunda chamada nesta disciplina e o aluno que perder alguma das avalições poderá fazer a Avaliação de Substituição de Grau ao final do semestre com todo o conteúdo ministrado no semestre.
Os trabalhos e atividades escritos, bem como provas, uma vez recebidos pelo professor, ficarão retidos com o professor. Para ciência da nota e correção da avaliação, as provas serão devolvidas ao aluno em até 07 dias após sua aplicação para serem corrigidas em sala de aula. Após correção oral a prova será retida novamente para ser arquivada até o final do semestre. Após fechamento do diário apenas a prova do exame especial ficará armazenada na secretaria para conferência e as demais serão descartadas.
O aluno que não comparecer a correção da prova durante a aula teórica poderá o fazer mediante pedido formal à coordenação tendo nem vista que tal atividade está prevista no cronograma de aula.
Atestados serão aceitos seguindo as normas da instituição e serão válidos apenas atestados acima de 15 dias de afastamento.
É de inteira responsabilidade do aluno acompanhar os prazos para postagens de trabalhos, relatórios e web atividades. Não constitui obrigação do professor ficar lembrando os alunos sobre prazos a serem cumpridos que estão disponíveis no plano de ensino e cronograma de atividades.
Nas atividades de laboratório e/ou clínica é obrigatório o uso de pijama de cor verde ou roupa branca, calçado fechado e jaleco branco de manga longa e gola de padre. Também é indispensável de responsabilidade do aluno o uso de todos os EPI (equipamentos de proteção individual).
Nas aulas de clínica os alunos deverão levar os seguintes materiais esterilizados:
01 escova de Robinson macia reta
01 campo de TNT branco, tamanho 40x40cm, de deve ser previamente autoclavado (estéril).
01 escova de Robinson em chama macia
01 taça de borracha
01 pote dappen de silicone
01 sonda de ponta romba OMS
01 pinça clínica
01 espelho clínico com cabo n. 5
O telefone do professor é pessoal e não constitui obrigação do professor responder chamadas, mensagens de texto e áudio via whatsapp, telegram ou qualquer outro aplicativo de conversa. Para conversar com o professor o aluno deverá o procurar na sede do CEULP ULBRA nos horários:
Segunda-feira das 9h-12h, 14h-17, 19h-22h.
Terça-feira das 19:00-22h.
Quinta-feira das 14h-17h.
Bibliografia
Básica
- BUSATO, Adair L S.; MALTZ, Marisa. Cariologia: aspectos de dentística restauradora. (Abeno). [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2014. E-book. ISBN 9788536702346. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536702346/. Acesso em: 28 jul. 2023.
- MAGALHÃES, Ana C. Cariologia: da base à clínica. [Digite o Local da Editora]: Editora Manole, 2021. E-book. ISBN 9786555764246. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555764246/. Acesso em: 28 jul. 2023.
- MALTZ, Marisa; TENUTA, Lívia; ANDALÓ, Maria; et al. Cariologia: conceitos básicos, diagnóstico e tratamento não restaurador. (ABENO). [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2016. E-book. ISBN 9788536702636. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536702636/. Acesso em: 28 jul. 2023.
- MARSH, Philip D. Marsh & Martin Microbiologia Oral. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2018. E-book. ISBN 9788595151765. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595151765/. Acesso em: 28 jul. 2023.
5. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
- BUSATO, Adair L S.; MALTZ, Marisa. Cariologia: aspectos de dentística restauradora. (Abeno). [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2014. E-book. ISBN 9788536702346. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536702346/. Acesso em: 28 jul. 2023.
- MAGALHÃES, Ana C. Cariologia: da base à clínica. [Digite o Local da Editora]: Editora Manole, 2021. E-book. ISBN 9786555764246. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555764246/. Acesso em: 28 jul. 2023.
- MALTZ, Marisa; TENUTA, Lívia; ANDALÓ, Maria; et al. Cariologia: conceitos básicos, diagnóstico e tratamento não restaurador. (ABENO). [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2016. E-book. ISBN 9788536702636. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536702636/. Acesso em: 28 jul. 2023.
- MARSH, Philip D. Marsh & Martin Microbiologia Oral. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2018. E-book. ISBN 9788595151765. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595151765/. Acesso em: 28 jul. 2023.
- ARTHUR, Rodrigo A.; NEGRINI, Thais de C.; MONTAGNER, Francisco. Microbiologia bucal: microbioma e sua relação com saúde e doença. [Digite o Local da Editora]: Editora Manole, 2022. E-book. ISBN 9786555762709. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555762709/. Acesso em: 28 jul. 2023.
Complementar
- SPOLIDORIO, Denise M P.; DUQUE, Cristiane. Microbiologia e imunologia geral e odontológica. V.1 (Abeno). [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2013. E-book. ISBN 9788536701905. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536701905/. Acesso em: 28 jul. 2023.
- JORGE, Antonio. Microbiologia e Imunologia Oral. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2012. E-book. ISBN 9788595154209. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595154209/. Acesso em: 28 jul. 2023.
- PINTO, Vitor G. Saúde Bucal Coletiva, 7ª edição. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2019. E-book. ISBN 9788527734974. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527734974/. Acesso em: 28 jul. 2023.
- FELDENS, Carlos A.; KRAMER, Paulo F. Cárie Dentária na Infância - Uma Abordagem Contemporânea. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2013. E-book. ISBN 978-85-412-0187-2. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-412-0187-2/. Acesso em: 28 jul. 2023.