Modelagem de Software
2024/2 - Turma 0606
Ementa
Introdução à Linguagem de Modelagem Unificada (UML). Artefatos da Especificação de Requisitos de Software (ERS). Artefatos da Análise de Requisitos. Artefatos do Projeto de Sistemas.
Competências
Ao final da disciplina, o aluno deverá estar apto a:
- Elicitar requisitos funcionais e não-funcionais que atendam às necessidades de um determinado cliente ou grupo de pessoas, definindo o escopo e as restrições do software;
- Modelar um software, conforme os requisitos coletados e os artefatos existentes, de modo que possa ser traduzido em uma implementação.
Objetivos
Ao longo da disciplina, o aluno deverá desenvolver as seguintes habilidades:
- Abstrair informações de diferentes domínios;
- Desenvolver os artefatos de software estudados;
- Desenvolver a modelagem de um software.
Programa
1. Introdução à Linguagem de Modelagem Unificada
- Diagramas UML: Diagramas Estruturais e Diagramas Comportamentais
2. Artefatos da Especificação de Requisitos de Software
- Declaração do Escopo do Software
- Lista de requisitos funcionais
- Diagrama de casos de uso
- Casos de uso de alto nível
3. Artefatos da Análise de Requisitos
- Casos de uso expandidos
- Diagramas de Sequência (parciais)
- Diagrama de Atividades
4. Artefatos do Projeto de Sistemas
- Projeto da Interface
- Diagramas de Sequência (completos)
- Diagrama de Classes
- Diagrama de Navegação
Metodologia
O Aporte Teórico-metodológico de Competências será oferecido por meio de aulas expositivas, resolução de problemas em classe com e sem o auxílio do grupo. Será utilizada a linguagem de modelagem UML para o desenvolvimentos de artefatos de projetos de software que solucionam problemas interpretados.
O Trabalho Discente Efetivo se dará por meio de apresentação de problemas a serem interpretados e solucionados com a implementação de diagramas/artefatos da UML.
Nessas atividades, individuais ou em grupo, os alunos deverão se aprofundar no assunto com o apoio do material indicado, seguindo as instruções passadas pelo(a) professor(a), e compartilhar o conhecimento obtido.
Web Aula na plataforma Novo Aula: 03 aulas online serão disponibilizadas em um sistema web, compostas por recursos didáticos - como textos, apresentações e vídeos - e atividades individuais ou em grupo, seguindo as determinações da Portaria MEC nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019.
Avaliação
A avaliação da aprendizagem será progressiva de modo que a Média Parcial (MP) é o resultado do seguinte cálculo: (Avaliação de Grau 1 (G1) + (Avaliação de Grau 2 (G2) * 2)) / 3.
A composição das notas das avaliações ocorrerá da seguinte maneira:
- G1 – 10,0 pontos: atividades individuais e/ou em grupos e avaliação individual, abrangendo o conteúdo abordado até a data da avaliação;
- G2 – 10,0 pontos: atividades individuais e/ou em grupos e avaliação individual, abrangendo todo o conteúdo estudado no semestre;
O aluno que não alcançar a pontuação mínima (6,0), poderá realizar o Exame Final (EF) desde que tenha cumprido o seguinte requisito: ter no mínimo 75% de frequência.
Exame Final (EF) – 10,0 pontos: Ao realizar o Exame Final, o cálculo da Média Final (MF) passa a ser o seguinte: (MP + (EF * 2)) / 3.
** Se o(a) aluno(a) desejar melhorar sua pontuação, poderá realizar o Exame Final (EF), mesmo tendo alcançado a pontuação mínima necessária para aprovação (6,0). A avaliação será individual, seguindo a data prevista em calendário acadêmico.
Bibliografia
Básica
BOOCH, G.; JACOBSON, I.; RUMBAUGH, J.. UML: guia do usuário. 2. ed. Rev. Atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
LIMA, A. S.. UML 2.0: do requisito à solução. São Paulo: Érica, 2013.
WAZLAWICK, R. S.. Análise e projeto de sistemas de informação orientados a objetos. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2011.
Complementar
FOWLER, Martin. UML Essencial: um breve guia para a linguagem-padrão de modelagem de objetos. 3. ed. São Paulo: Bookman, 2005. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788560031382. Acesso em: 30 mar. 2022.
LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: uma introdução à análise e ao projeto orientado a objetos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788577800476. Acesso em: 30 mar. 2022.
MARINHO, Antônio Lopes (org.). Análise e modelagem de sistemas. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/128189. Acesso em: 30 mar. 2022.
PAGE-JONES, Meilir. Fundamentos do desenho orientado a objeto com UML. São Paulo: Pearson, 2001. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/33. Acesso em: 30 mar. 2022.
VAZQUEZ, Carlos Eduardo; SIMÕES, Guilherme Siqueira. Engenharia de requisitos: software orientado ao negócio. Rio de Janeiro: Brasport, 2016. E-book. [BV Pearson]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/160193. Acesso em: 30 mar. 2022.
Material Digital
Especificação da Linguagem de Modelagem Unificada (UML) - versão 2.5.1: https://www.omg.org/spec/UML/2.5.1/About-UML/
Gerenciamento de Requisitos: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/22130