Nutrição Animal
2024/2 - Turma 1406
Ementa
Estudo do valor nutritivo dos alimentos e dos princípios bioquímicos e fisiológicos da nutrição animal. Determinação das exigências nutricionais em ruminantes e não ruminantes. Formulação de dietas adequadas visando a qualidade de vida e produtividade dos animais de produção do Filo Chordata.
Competências
Determinar as exigências nutricionais dos animais, a partir do conhecimento do valor nutritivo dos alimentos e das particularidades de cada espécie animal. Desenvolver a ética profissional, a capacidade de se relacionar ao contexto social em que se vive, sujeito a mudanças conceituais e tecnológicas e com capacidade de buscar informações e soluções.
Objetivos
Apresentar aos acadêmicos conceitos básicos sobre a nutrição de animais domésticos e o balanceamento de dietas a partir das exigências nutricionais dos mesmos.
Programa
Introdução ao estudo da Nutrição Animal, abordando a situação atual e perspectivas da produção de produtos de origem animal no Brasil e no mundo;
Estudo dos alimentos: análise química e biológica dos mesmos;
Caracterização e classificação dos principais alimentos utilizados em Nutrição Animal.
Fisiologia digestiva de animais ruminantes e não ruminantes;
Digestão, absorção e metabolismo dos nutrientes que compõem a alimentação animal.
Estudo do comportamento alimentar dos animais: comportamento ingestivo, consumo, estratégias alimentares, comportamento de pastoreio, facilitação social, seleção do alimento, efeito de perturbação e competição.
Formulação de rações: identificação das necessidades nutricionais, composição dos alimentos, biodisponibilidade de nutrientes, fatores não-nutritivos e custos dos alimentos disponíveis para formular rações, cálculo matemático e formulação pelo computador (aula prática).
Metodologia
A organização metodológica explicita um conjunto intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como mote fomentador para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo. Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação. Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, portfólios/webfólios, visitas técnicas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, perguntas pedagógicas, simulação da atuação profissional, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias, dentre outras.
Serão realizadas atividades/exercícios - Trabalho Discente Efetivo (TDE) - durante as aulas expositivas, valendo pontuação para compor as notas das avaliações.
Cada encontro presencial será formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efetivo(TDE).
O ATC será composto por: aulas expositivas dialogadas realizadas a partir da interação professora-aluno; reflexão sobre os elementos que integram a inspeção e a tecnologia de carnes e pescados; prática de concentração e definição de linhas coerentes de raciocínio ;realização de exercícios de forma contínua (ou seja, a cada apresentação de conceito).
O TDE se dará por meio de apresentação de problemas a serem interpretados e solucionados com o uso de casos reais e/ou simulados. Nessas atividades, individuais ou em grupo, os alunos deverão se aprofundar no assunto com o apoio do material indicado, seguindo as instruções passadas pela professora, e compartilhar o conhecimento obtido.
Além disso, o aluno terá acesso a Web Aulas na plataforma Conecta: 03 aulas online serão disponibilizadas em um sistema web, compostas por recursos didáticos - como textos ,áudios, livros e vídeos - e atividades individuais, seguindo as determinações da Portaria MEC no 2.117, de 06 de dezembro de 2019.
Os conteúdos abordados nas Web Aulas serão cobrados nas avaliações de G1, G2 e EF.
Carga horária das Web Aulas:
1ª Web Aula – 8 Horas.
2ª Web Aula – 8 Horas.
3ª Web Aula – 6 Horas.
Avaliação
A ULBRA Palmas, ao fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um processo de reflexão e de diálogo entre os envolvidos, assumindo um caráter interativo no qual as relações interpessoais e os projetos coletivos demarcam espaços de aprendizagem. A avaliação da aprendizagem, portanto, consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um autogestor, partícipe do seu processo de construção do conhecimento.
As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competências e estão estratificadas em dois Blocos de Estudos (Bloco de Desenvolvimento e Bloco de Sistematização), distribuídos ao longo do período (semestre), a partir de dois modelos de estrutura de avaliação de acordo com a categorização das unidades curriculares (disciplinas), conforme previsto na Resolução de CONSUN nº 50, de dezembro de 2016.
O componente curricular “NUTRIÇÃO ANIMAL”, correspondente à categoria “equitativamente teórico-prática”. A proposta pedagógica a ser trabalhada será desenvolvida através dos Blocos, sendo que cada um está atrelado a uma Atividade Avaliativa de Grau (Grau 1 Grau 2). Os Blocos trabalham as competências a partir de níveis de complexidade, de acordo com as especificidades curriculares.
Avaliação de Grau 1 - correspondente ao primeiro bimestre e a pontuação será dividida da seguinte forma: de 6,0 a 8,0 pontos de avaliação teórica; e de 2,0 a 4,0 pontos de trabalhos e/ou provas práticas desenvolvidos ao longo do bimestre, totalizando assim 10,0 pontos.
Avaliação de Grau 2 - correspondente ao segundo bimestre e a pontuação será dividida da seguinte forma: de 6,0 a 8,0 pontos de avaliação teórica; e de 2,0 a 4,0 pontos de trabalhos e/ou provas práticas desenvolvidos ao longo do bimestre, totalizando assim 10,0 pontos.
A Média Ponderada (MP) se dará da seguinte forma: G1 + (2 x G2) ÷ 3.
Caso o discente não alcance a MP maior ou igual a 6,0 este deverá fazer Exame Final (EF) na totalidade de 10,0 pontos (só fará o EF aqueles que tiverem 75% de presença).
A Média Final (MF) se dará da seguinte forma: MP + (2 x EF) ÷ 3.
Caso o discente não atinja a MP 6,0 este deve ter no mínimo 75% de presença para poder realizar a EF.
Discente que tenha atingido a MP 6,0 e que tenha no mínimo 75% de presença, este poderá realizar o EF caso seja de sua vontade.
OBS.: em caso de ausência nos dias de avaliações e trabalhos avaliativos, favor avisar a professora (via e-mail e WhatsApp) com antecedência quando for possível para analisar possíveis soluções; e quando não for possível, o discente terá até três dias úteis para justificar sua ausência (via e-mail e WhatsApp) mediante atestados e documentação seguindo o regimento da Instituição de Ensino Superior (IES). Esses procedimentos não anula o regimento de solicitações via protocolos para a coordenação.
Bibliografia
Básica
ANDRIGUETTO, J. M. et al. Nutrição animal: as bases e os fundamentos da nutrição animal - os alimentos. v. 1. 4.ed. São Paulo: Nobel, 1990.
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BERCHIELLI, T. T.; PIRES, A. V.; OLIVEIRA, S. G. Nutrição de ruminantes. 2. ed. Jaboticabal: Funep, 2011.
SANTOS, R. L.; ALESSI, A. C. Patologia Veterinária. 2. ed. Rio de Janeiro: Roca, 2016.
Complementar
HILL, R. W.; WYSE, G. A.; ANDERSON, M. Fisiologia animal. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books /9788536326832. Acesso em: 02 fev 2023.
PESSOA, R. A. S. Nutrição animal: conceitos elementares. Editora Érica, 2018.
RODRIGUES, Ruben Cassel. Métodos de análises bromatológicas de alimentos: métodos físicos, químicos e bromatológicos. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2010. PDF. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/884390/metodos-de-analises-bromatologicas-de-alimentos-metodos-fisicos-quimicos-e-bromatologicos. Acesso em: 30 jan. 2023.
ROSTAGNO, H. S. (ed.). Tabelas brasileiras para aves e suínos: composição de alimentos e exigências de aves e suínos. 4. ed. Viçosa: UFV, 2017
VALADARES FILHO, S. C. et al. Tabelas brasileiras de composição de alimentos para ruminantes. Viçosa : UFV, 2015.
WORTINGER, A. Nutrição para cães e gatos. Tradução de Marcelo Larami Santoro. Reimpre. São Paulo: Roca, 2018.
Material Digital
- Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia
http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edspub&AN=edp102144&lang=pt-br&site=eds-live&authtype=ip,cookie,uid
- Ciência Rural
http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edspub&AN=edp102167&lang=pt-br&site=eds-live&authtype=ip,cookie,uid
- Ciência Animal Brasileira
http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edspub&AN=edp651622&lang=pt-br&site=eds-live&authtype=ip,cookie,uid