NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA

2024/1 - Turma 2005

Ementa

Conceituação de saúde e processo saúde-doença. Conceitos e marcos históricos em Saúde Pública. Sistemas de saúde. Sistema Único de Saúde (SUS). Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Noções das Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição e Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). O Nutricionista na Rede de Atenção à Saúde (RAS).

Competências

Conhecimento das bases históricas e conceituais que norteiam as ações governamentais em alimentação e nutrição no Brasil, e em que esferas o nutricionista atua neste contexto.

Objetivos

GERAL:
Promover conhecimento acerca do Sistema Único de Saúde e das ações governamentais no campo da alimentação e nutrição.

ESPECÍFICO(S):
Promover conhecimento acerca do processo saúde-doença e dos princípios e diretrizes do SUS;
Mostrar a evolução histórica do conceito de segurança alimentar e nutricional e sua relação com o DHAA;
Promover a reflexão acerca da inserção profissional do nutricionista na área de saúde pública;
Oferecer noções sobre as políticas, sistemas e programas governamentais relacionados a saúde e nutrição no Brasil;
Capacitar o aluno para atuar de forma ativa dentro das redes de atenção à saúde, em conjunto com as equipes multiprofissionais.

Programa

Conceituação de Saúde e Processo Saúde-Doença;
Conceitos em Saúde Pública;
Marcos históricos em Saúde Pública;
Sistemas de Saúde;
SUS: Princípios, diretrizes e objetivos;
Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA);
Segurança Alimentar e Nutricional: Conceitos e Princípios;
Segurança Alimentar e Nutricional: Reflexões sobre a pobreza e a fome no Brasil e no Mundo;
Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN);
Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN);
Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN);
Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN);
Atuação do Nutricionista na Rede de Atenção à Saúde (RAS).

Metodologia

A organização metodológica explicita um conjunto de intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas, nas quais a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas, professor e alunos. Pressupõe acolher a investigação como princípio pedagógico norteador, a dúvida como fomento para a construção de uma aprendizagem significativa e transformadora e a mutualidade como princípio fundante deste processo.
Nesse ambiente educativo interativo, o docente tem o seu papel ressignificado como mediador, problematizador e pesquisador, no sentido de gerar situações pedagógicas que possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens e de sua própria formação. O sujeito aprendente se reconhece no protagonismo do processo e se envolve no momento em que tece a crítica sobre a realidade e dá sentido aos conhecimentos prévios construídos e vivenciados nas práticas sociais. Aprender, portanto, é um processo reconstrutivo, que permite o estabelecimento de diferentes tipos de relações, ressignificações e reconstruções, com vistas à sua aplicabilidade transformadora em situações diversas.
Estas assertivas remetem à importância da seleção de estratégias de aprendizagem ativas, pela relevância que atribuem ao processo de protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação.
Na disciplina de Nutrição em Saúde Pública, classificada como Teórica Profissionalizante (Categoria 1.2), as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Dessa forma, as práticas pedagógicas podem ser realizadas por meio de diversificadas estratégias ativas de aprendizagem, em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, portfólios/webfólios, visitas técnicas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, ensaios argumentativos, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, júri simulado, Grupo de Verbalização e Grupo de Observação, maquetes, consultorias, cinefórum, pôsteres, diário de aula, gincanas, jogos, painéis, simulação de atuação profissional, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming), Dramatização (Role Playing), dentre outras.
Cada encontro presencial é formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e, eventualmente, um momento final de Trabalho Discente Efetivo (TDE). Em articulação com o desenvolvimento do ATC, o TDE qualifica o processo de aprendizagem na Educação Superior, pois o aluno, enquanto autogestor da sua aprendizagem, vivencia e valoriza os princípios de Necessidade de Saber (Compreender as razões da capacitação/Ter clareza de que precisa aprender); Autoconceito (Autonomia e autodireção da busca do conhecimento/Identificação de lacunas e busca pela solução, de forma independente); Experiências (As vivências como repositório de significados prévios e como modelo mental para enxergar e lidar com o mundo); Potencialização da aprendizagem (por meio da diversidade de experiências); Prontidão para aprender (Aprender para enfrentar situações relacionadas à vida/Vontade para compreender a realidade e, consequentemente, cumprir tarefas para o desenvolvimento e/ou transformação); Orientação para aprendizagem (Valorizar a aprendizagem para que o aluno seja capaz de resolver problemas de seu dia a dia); Aprendizagem de forma contextualizada (baseada em problemas, superação de desafios e abordagens práticas); Motivação para aprender (Consolidar satisfatoriamente competências que levem ao reconhecimento obtido e à autorrealização).
Os TDEs do curso de Nutrição são organizados considerando a aprendizagem por competências, o uso da plataforma Aula, Conecta e as ferramentas do Google for Education, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação e a legislação educacional vigente, sendo registrados no Plano de Aprendizagem de cada componente curricular.

Avaliação

Na disciplina de Nutrição em Saúde Pública, a avaliação da aprendizagem do aluno será expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10) e será realizada ao longo do semestre letivo dividida em duas avaliações de grau:
Avaliação de Grau Um (G1), relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir conhecimentos, metodologias e processos.
Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.
A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois.
Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.
Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois.
Qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF para aumentar a sua média, independente de aprovação.
Para os alunos que não realizarem a prova de Exame Final (EF) a Média Final (MF) será igual a Média Parcial (MP).
As pontuações máximas de Avaliação de Grau 1 (G1) e Avaliação de Grau (G2) será de 10 (pontos), compostas por 6,0 (seis) a 8,0 (oito) pontos de prova cumulativa individual (obrigatória),complementada por até 4,0 (quatro) pontos de atividades, individuais ou em grupo, realizadas por meio de instrumentos com aderência pedagógica.
Em suma:
G1 (10,0 pontos): 6,0 a 8,0 pontos na forma de prova escrita + 2,0 a 4,0 na forma de atividades;
G2 (10,0 pontos): 6,0 a 8,0 pontos na forma de prova escrita + 2,0 a 4,0 na forma de atividades;
MP = (G1 + 2 x G2)/3
Se aluno fizer EF:
MF = (MP + 2 x EF)/3
Se aluno não fizer EF:
MF = MP.
A disciplina terá avaliação:
G1- DIA – 23/04
G2 - DIA – 18/06
EF - DIA – 02/07

Bibliografia

Básica

OLIVEIRA, Julicristie Machado de (org.). Nutrição em saúde coletiva. Barueri [SP]: Manole, 2022. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786555763942. Acesso em: 7 mar. 2023.

PAIM, Jairnilson Silva; ALMEIDA-FILHO, Naomar de (org.). Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro : MedBook, 2014. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786557830277. Acesso em: 7 mar. 2023.

HELMAN, Cecil G. Cultura, saúde e doença. Tradução Ane Rose Bolner. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788536320496. Acesso em: 7 mar. 2023.

Complementar

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília, 2012. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf. Acesso em 09 mar. 2023.

SILVA, Alessandra Castanha da et al. Processo saúde-doença relacionado às práticas integrativas e complementares. Curitiba: Intersaberes, 2022. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/206116. Acesso em: 7 mar. 2023.

BARROS, Sônia; CAMPOS, Paulo Fernando de Souza; FERNANDES, João José Santos (org.). Atenção à saúde de populações vulneráveis. Barueri, SP: Manole, 2014. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520455265. Acesso em: 7 mar. 2023.

SOUZA, Luciana de. Nutrição e atenção à saúde. Porto Alegre: SAGAH, 2017. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595020696. Acesso em: 7 mar. 2023.

COSTA, Aline do Amaral Zils; HIGA, Camila Braga de Oliveira. Vigilância em saúde. Porto Alegre: SAGAH, 2018. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595027831. Acesso em: 7 mar. 2023.

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Nutrição
Período: 1
Carga Horária: 38h
Horário: 34N - 33N
Sala: 319 319